Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO E SUA IMPORTÂNCIA FUNCIONAL

Alimentos ricos em potássio

 Nutricionista

Os alimentos ricos em potássio incluem banana, maracujá, mamão, tomate, pimentão vermelho, espinafre, agrião, feijão, ervilhas ou grão-de-bico. Veja abaixo a quantidade de potássio nos alimentos.
Os alimentos ricos em potássio são importantes principalmente para evitar a fraqueza muscular e as cãibras durante o exercício físico intenso. Além disso, ingerir alimentos ricos em potássio é uma forma de complementar o tratamento para hipertensão porque ajuda a regular a pressão arterial.
O potássio encontra-se principalmente em alimentos de origem vegetal como as frutas e vegetais e a quantidade adequada de ingestão de potássio para adultos é de 4700 mg por dia, que é facilmente alcançada através da alimentação.

Lista de alimentos ricos em potássio

AlimentosUnidadePeso PotássioEnergia
Folhas de beterraba cozidasMeia xícara72 g654 mg27 calorias
AbacateMeia unidade100 g602 mg 162 calorias
Iogurte desnatado1 xícara245 g573 mg186 calorias
Suco de laranja1 copo248 g484 mg159 calorias
Banana1 unidade118 g467 mg144 calorias
Semente de abóbora1/4 xícara57 g457 mg327 calorias
Molho de tomate enlatadoMeia xícara123 g454 mg49 calorias
AmendoimMeia xícara72 g453 mg 415 calorias
Leite desnatado1 copo245 g407 mg88 calorias
Lentilha cozidaMeia xícara99 g365 mg127 calorias
Mamão papaia1 xícara140 g360 mg95 calorias
Ervilha cozidaMeia xícara98 g355 mg69 calorias
Suco de uva1 copo253 g334 mg156 calorias
Beterraba cozidaMeia xícara100 g332 mg76 calorias
Carne de boi cozida1 pedaço100 g323 mg207 calorias
Purê de batataMeia xícara105 g303 mg124 calorias
Sardinha crua1 unidade100 g297 mg124 calorias
AbóboraMeia xícara123 g252 mg49 calorias
Cenoura crua1 unidade72 g232 mg36 calorias
Pera1 unidade166 g207 mg105 calorias
Tomate fresco cortadoMeia xícara90 g200 mg18 calorias
TofuMeia xícara124 g150 mg94 calorias
Queijo tipo Minas1 pedaço100 g153 mg373,5 calorias
Coco, seco (20g) ou fresco1/4 xícara33 g110 mg208 calorias
A falta de potássio chamada tecnicamente de hipocalêmia pode dar origem a perda de apetite, câimbras, paralisia muscular ou confusão. Apesar de raro pode ocorrer em atletas que suam muito, em caso de vômitos, diarreia, quando são utilizados diuréticos ou com a ingestão regular de alguns medicamentos para pressão alta.
O excesso de potássio também é raro mas pode acontecer principalmente quando se ingerem alguns medicamentos para a hipertensão, podendo provocar arritmias.

Como diminuir o potássio dos alimentos

Para diminuir o potássio dos alimentos deve-se seguir os seguintes passos:
  • Descascar e cortar o alimento em fatias finas e depois enxaguar;
  • Colocar o alimento em uma panela quase cheia de água e deixar de molho durante 2 horas;
  • Escorrer, enxaguar e escorrer novamente o alimento;
  • Voltar a encher a panela com água e deixar o alimento cozinhar;
  • Depois de cozido, escorrer o alimento e jogar a água fora.
Se não quiser cozinhar o alimento, pode-se preparar uma quantidade maior e guardar no congelador da geladeira até quando precisar.
Mais sobre este assunto
Fonte:http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-potassio/

Saiba o que pode acontecer se o potássio no sangue estiver alterado


O potássio é um dos minerais mais importantes do organismo, estando presente dentro das células e no sangue. Ele é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e para o equilíbrio do pH do sangue, e quando alterado pode causar cansaço, arritmias cardíacas e desmaios.
O valor de referência do potássio no sangue é de 3,5 mEq/L a 5,5 mEq/L, e quando esse mineral está fora destes valores pode provocar sérios problemas de saúde, como o infarto. A seguir estão listadas as causas e as consequências das alterações do potássio no sangue.

O que acontece quando o potássio está elevado

O excesso de potássio no sangue pode provocar redução da pressão arterial, arritmia cardíaca, diminuição da frequência cardíaca e infarto. Normalmente o excesso de potássio é causado por desidratação, insuficiência renal, exercícios físicos intensos ou uso de medicamentos diuréticos, como Espironolactona, e antiinflamatórios, como Ibuprofeno.

O que acontece quando o potássio está baixo

A falta de potássio no sangue pode causar fraqueza, câimbras, náuseas, vômitos, aumento do açúcar no sangue e parada respiratória. Em geral, ela é causada por ingestão baixa de potássio, vômitos e diarreias prolongados, ou por medicamentos como diuréticos e corticoides.
O potássio também pode estar alterado na urina, sendo mais comum o excesso de potássio, que é causado principalmente pelo uso excessivo de diuréticos.
Pessoas que apresentam os sintomas das alterações do potássio devem procurar um médico de clínica geral para realizar exames de sangue e identificar se os níveis de potássio estão ou não adequados. Em casos de alterações no exame, deve-se seguir o tratamento adequado de acordo com orientação médica para evitar maiores complicações.

Alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio incluem banana, maracujá, mamão, tomate, pimentão vermelho, espinafre, agrião, feijão, ervilhas ou grão-de-bico. Veja a quantidade de potássio nos alimentos em:

Fonte:http://www.tuasaude.com/potassio/

Veja alimentos mais ricos em potássio do que a banana


A banana é conhecida por ser rica em potássio

 
A banana tem uma reputação impecável no mundo saudável, seja como reposição natural de energia, substituta de isotônicos ou fonte de potássio. Segundo o jornal The Huffington Post, a fruta tem aproximadamente 422 miligramas de potássio, cerca de 11% do total de 4.700 miligramas que os adultos devem consumir diariamente. Um estudo divulgou que ciclistas desempenham melhores resultados depois de comer uma banana do que beber isotônicos. No entanto, este não é o único alimento onde os eletrólitos podem ser encontrados. “Os vegetais também são ótimas fontes de potássio”, contou a Dra. Angela Ginn, porta-voz da Academia de Nutrição e Dieta. “As pessoas pensam que há potássio apenas na banana”, concluiu. Veja outros alimentos ricos no nutriente:

1. Molho de Tomate: uma xícara de molho de tomate industrializado contem mais de 800 miligramas de potássio. Mas é preciso ter cuidado para não escolher uma marca que adicione sódio e açúcar ao molho.
2. Peixes: uma porção média de peixe alabote tem 449 miligramas de potássio, bem mais do que uma banana média. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.
3. Iogurte: um pote médio de iogurte light tem 531 miligramas de potássio. Cuidado apenas com os produtos que têm frutas, pois podem ter maior quantidade de açúcar.
4. Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas. Mesmo que não comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados.
5. Uvas passas: pacotes pequenos com uvas passas têm 322 miligramas de potássio. Apenas cuidado com as grandes porções, pois a quantidade extra de açúcar pode aumentar muito a quantidade de calorias.
6. Batata: uma batata média tem 751 miligramas de potássio. Uma batata doce de tamanho médio também apresenta mais de 540 miligramas, além de ter o antioxidante betacaroteno.
7. Folhas verdes: uma xícara de acelga cozida tem 961 miligramas de potássio, mais do que o dobro do que uma banana média. A mesma porção de espinafre contabiliza 839 miligramas, enquanto uma xícara de folha de beterraba também cozida tem mais do que 1.300 miligramas.
8. Feijões: além da variedade de fibras e proteína, os grãos também são ricos em potássio. O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.
9. Abóbora: uma xícara de abóbora cozida contém 582 miligrama de potássio, além de uma grande quantidade de vitamina A e ômega 3.
10. Ameixa: com 167 miligramas de potássio por unidade, uma mão cheia da fruta seca também é uma rica fonte de fibra.
11. Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara.
12. Melão cantaloupe: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio.
13. Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.
Fonte:http://saude.terra.com.br/nutricao/veja-alimentos-mais-ricos-em-potassio-do-que-a-banana,e29b1782ef30a310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Os 14 Alimentos Ricos em Potássio


Os alimentos ricos em potássio são importantes em qualquer dieta equilibrada, principalmente para evitar a fraqueza muscular e as cãibras durante o exercício físico intenso. OPotássio é um nutriente essencial usado para manter o equilíbrio de fluidos, auxilia na função muscular, remoção de resíduos do corpo, ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. A deficiência de potássio provoca fadiga, irritabilidade e hipertensão (pressão sanguínea).Alimentos Ricos em PotássioAlém disso, o consumo de alimentos ricos em potássio é uma forma de complementar o tratamento para hipertensão porque ajuda a regular a pressão arterial ou seja, diminuído assim, os riscos de cardíacos e cerebrais. Então, confira os 14 alimentos ricos em potássio.
1. Banana: Se você já ouviu falar sobre todos os alimentos ricos em potássio, você provavelmente sabe que as bananas são uma boa fonte. pois, em cada banana contém mais de 400 mg de potássio. Além disso, A banana é uma excelente fonte de fibras e vitamina B6 eVitamina C.
2. Batata-doce: Batata doce é uma excelente alternativa de alimentos ricos em potássio. pois, em apenas uma batata podem fornecer até 700 mg de potássio. Além disso, ela é rica em carboidratos complexos, Vitamina C, beta-caroteno, Vitamina B6Ferro e fibras.
3. Abacate: Abacate é uma fruta rica em diversos nutrientes incluindo o Potássio. pois, em cada 100 g de abacate, contém até 750 mg de Potássio. Além disso, o abacate é rico em vitaminas, minerais e em boas gorduras, por estes motivos, torná-ló um alimento saudável para o coração.
7. Melão Cantaloupe: Melão cantaloupe é um alimento muito gostoso é nutritivo, Além disso, ele é um alimento rico em potássio, pois uma porção de 134 gramas de melão contém 358 mg de potássio.
8. Leite: Apesar das frutas e legumes estão entre os melhores alimentos ricos em potássio, produtos lácteos também pode ajudar a adicionar o mineral em sua dieta. Um copo de leiteintegral tem mais de 300 mg de potássio, enquanto que a mesma quantidade de leite desnatado contém cerca de 400 mg.
9. Iogurte: Iogurte é um alimento rico em potássio, pois ele contém entre 350 à 500 mg dePotássio por xícara, dependendo da variedade. Além disso, ele é rico em proteínas, nutriente fundamental para a saúde do corpo em geral, ele também contêm probióticos, bactérias naturais que podem ajudar a digestão e manter o seu intestino saudável.
10. Peixes: A maioria dos peixes vai lhe dar, pelo menos, 10 por cento da quantidade diária recomendada de Potássio. Certos peixes como o Salmão SelvagemAtum, linguado e o bacalhau do Pacífico são os melhores. Além disso, A maioria dos peixes também são ricos em ômega-3 ácidos graxos e Vitamina D.
11. Uvas passas: As Uvas Passas são uma boa alternativas de alimentos ricos em potássio, pois em uma pequena porção, contém até 300 mg de potássio, porém tome cuidado com as grandes porções, pois a quantidade extra de açúcar pode aumentar muito a quantidade de calorias.os Alimentos Ricos em Potássio12. Suco de Cenoura: Suco de Cenoura é uma excelente forma de manter a saúde em dia, mais do que isso, ele é fonte de Muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos. além disso, ele é uma ótima opção de alimentos ricos em potássio. pois, em cada 2 à 4 copos de sucos contém cerca de 500 mg de Potássio.
13. Mamão: O Mamão é uma boa fontes em muitos nutriente, principalmente o Potássio. pois, em cada porção de 140mg de mamão contém cerca de 360 mg de Potássio.
4. Molho de Tomate: uma xícara de 150g de molho de tomate industrializado contem em media entre 454 até 650 mg de Potássio. Mas é preciso ter cuidado para não escolher uma marca que adicione sódio e açúcar ao molho.
5. Beterraba: Beterraba é uma ótima opção de alimentos ricos em potássio. pois, a cada 100g de beterraba contém cerca de 330 mg de potássio. Além disso, as suas folhas também são comestíveis e outra grande fonte de alimentos ricos em potássio, sendo que a cada 72 g de folhas de beterraba cozidas contém até 654 mg de potássio.
6. Feijão: O Feijão é uma excelente alternativa de alimentos ricos em potássio. pois, meia xícara de feijão contém até 600 mg de potássio.
Fonte:http://www.saudedica.com.br/os-14-alimentos-ricos-em-potassio/

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

TIPOS DE SAIS USADOS NA CULINÁRIA E SUAS PROPRIEDADES

Tipos de Sais e suas Diferenças
Nós sabemos que o sal é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, todos precisam de sal para viver, mas é preciso muito cuidado no consumo do sal. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns tipos de sal e acredite, muitos podem substituir o sal de mesa refinado, o vilão desta história toda! Saiba das diferenças. Sal refinado ou de mesa: É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. É dissolvido e recristalizado a temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio. Light: o sal light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. O sal light possui menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado. No entanto, o sabor é um pouco amargo. Flor de …

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…