Alimentação para um cérebro saudável
Não é segredo para ninguém que diversos alimentos exercem papel fundamental na prevenção de doenças. Um estudo publicado no começo deste mês na revista “Neurology”, da Academia Americana de Neurologia, sugeriu que comer alimentos ricos em ômega 3, gordura natural benéfica encontrada em peixes de águas profundas, linhaça e chia, diminui a ação de uma proteína associada ao Alzheimer.
Esta doença é uma das formas mais comuns de demência, que leva a alterações progressivas da memória, de julgamento e raciocínio intelectual, e costuma acometer pessoas idosas. Segundo o estudo, consumir um grama de ômega 3 por dia, valor encontrado em metade de um filé de salmão, equivale a redução de 20 ou 30% da proteína no sangue.
Outros alimentos também podem ser considerados combustíveis para manter o cérebro saudável e proporcionar boa memória, concentração e vida mais ativa, principalmente na velhice. Vamos saber mais um pouco sobre alguns eles?
Aveia – energia para o cérebro, fonte de complexo B que auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios;
Chia, linhaça, óleo de peixe – fontes de ômega 3, que promove a neurogênese (formação de novos neurônios e protege os neurônios já existentes);
Chá verde – as catequinas, presentes neste chá, possuem ação neuroprotetora, diminuem danos neurológicos e a perda de memória associada;
Clorofila – fonte de nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. Aumenta a atividade cerebral;
Cúrcuma – possui ação antioxidante, auxilia na prevenção de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
Clorofila – fonte de nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. Aumenta a atividade cerebral;
Cúrcuma – possui ação antioxidante, auxilia na prevenção de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
Lecitina de Soja – fonte de colina, contribui para a neurogênese – formação de neurônios. Possui também fosfolipídeos, sendo o fósforo um importante mineral para a memória. O consumo de alimentos que contêm colina durante a gravidez e na fase de aleitamento influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.
Suco de uva, suco de cranberry, amora e açaí – fontes de antocianina um fitoquímico de ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por causar danos às células.
Lembre-se de alimentar o seu cérebro: um cardápio variado e bem colorido é fundamental!
Fonte:http://mundoverde.com.br/blog/2012/05/21/alimentacao-para-um-cerebro-saudavel/
Comentários
Postar um comentário