Pular para o conteúdo principal

DEZ ALIMENTOS PODEROSOS


Arsenais poderosos pronto para serem usados! Eis aqui uma lista de alimentos com grandes propriedades para cuidar da sua saúde:

Aveia


Propriedades: Cereal muito nutritivo que possui fibras solúveis, ferro, cálcio, zinco, boro, proteínas, vitaminas (B e E). Ela ajuda a um bom funcionamento intestinal, mantêm o colesterol ruim (LDL) baixo, aumenta as defesas do organismo contra infecções, controla a pressão arterial, controla a glicemia (níveis de açúcar no sangue) por ser parte dos carboidratos complexos de absorção lenta (ideal para diabéticos, pois fornece glicose em pequenas quantias constantes, evitando picos constantes de açúcar).
Para se ter os benefícios da aveia precisa consumi-la todos os dias e de forma variada, ou seja, nas frutas, leite, saladas e outros.
Como consumir: É recomendado o consumo diário de 1 a 2 colheres de sopa. 


Soja


Propriedades: É uma leguminosa com muitas propriedades nutricionais: proteínas, vitaminas, minerais e isoflavonas. Sendo que o óleo de soja é rico em ômega-3.
Reduz o risco de doenças cardíacas, reduz o colesterol total, o ruim (LDL) e triglicérides, previne a osteoporose, controla a diabetes, reduz o risco de câncer e melhora os sintomas da menopausa.
Como consumir: A forma integral é o melhor jeito de consumir a soja, ou seja, o grão da soja, pois ele mantém todos os seus nutrientes. O grão pode ser consumido cozido, no preparo de saladas, bolos, tortas, sopas, purês. A ingestão diária de 60g do grão (cerca de 3 colheres de sopa) é suficiente para promover seus benefícios à saúde cardiovascular!

Alho 


Propriedades: Com mais de 200 princípios ativos o alho possui propriedades bactericidas, ajuda no controle da hipertensão, reforça o sistema imunológico, diminui o cansaço físico, mata vermes intestinais, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), retarda o envelhecimento celular, é um expectorante natural, combate o câncer gastrointestinal impedindo o crescimento das células cancerígenas.
Como consumir: Pelo menos 3 dentes de alho por dia, de preferência crus para manter todas suas propriedades medicinais.


Peixe


Propriedades: Uma ótima fonte de proteína que apresenta ômega-3 e ômega-6, aumenta o colesterol bom (HDL), possui grande quantidade de ferro e cálcio, melhora a atuação da insulina no organismo.
Como consumir: Preferir os peixes marinhos (maior conteúdo de ômega-3), mas isso não quer dizer que não seja importante o consumo de peixes de água doce. A OMS e o Ministério de Saúde recomendam o consumo de peixes frescos duas vezes por semana.

Frutas cítricas


Propriedades: Fonte de vitamina C, potássio, fibras solúveis, têm ação antioxidante, auxiliam na absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal e também na redução do estresse.
Como consumir: Se recomenda o consumo diário de pelo menos: 5 porções de diferentes frutas entre elas os cítricos para se obter seus benefícios.

Azeite de oliva


Propriedades: Ótima fonte de Omega-9, vitamina E, controla os níveis de colesterol total, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e formações de tumores, melhora o funcionamento do estômago, age como tônico e protetor da pele, ajuda na absorção de cálcio e por ser rico em antioxidantes combate o envelhecimento celular.
Como consumir: O ideal para um adulto seria de 04 colheres de sopa diárias (200 calorias), de preferência com saladas e verduras frescas.


Tomate


Propriedades: É uma fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda a combater vários tipos de câncer (em especial o de próstata), rico também em vitaminas A e B, ácido fólico, fósforo, potássio, estimula a circulação sanguínea, e ajuda a diminuir o risco de infarto.
Como consumir: Nada melhor que consumi-lo em saladas e sucos (é muito gostoso em sucos). Dê preferência aos maduros, quanto mais maduro maior concentração de nutrientes.


Castanha do Pará


Propriedades: Contêm grandes quantidades de vitaminas (tiamina) e minerais (magnésio, zinco, selênio), especialmente o selênio (que age no equilíbrio na tireóide), é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, melhora o sistema imunológico. Também ajuda na perda de peso (consumo aumenta a saciedade).
Como consumir: O recomendado é 1 a 4 unidades diárias (não ultrapassar isto, pois é rica em calorias: cada unidade de 4g= 26kcal).

Uva (vermelha)


Propriedades: Possui fibra, cálcio e flavonóides: substancias com propriedades antioxidantes, aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), reduz o risco de infarto, ajuda a prevenir a hipertensão arterial e o acúmulo de gordura nas artérias.
Como consumir: A quantidade recomendada diária é de 2 copos (600ml) no caso de suco integral de uva, se for vinho tinto: 01 taça (100ml).

Brócolis


Propriedades: Contém vitaminas A e C, fibras, cálcio, potássio, folato, e os chamados fitoquímicos. Estes têm a capacidade de proteção contra o câncer, propriedades de produção de enzimas que destroem células cancerígenas, além disso, evita úlceras e gastrites, também fortalece os ossos e tem efeito analgésico e antiinflamatório.
Como consumir: Pode ser consumidos em saladas, também em massas ou outros pratos. Prefira os cozidos no vapor (mantém suas propriedades nutricionais).

São estes 10 alimentos e muitos outros que ajudam a manter a saúde e combater várias doenças que são velhas conhecidas. Por isso, utilize-as!



Fonte: http://total-saude.webnode.com//

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …