PORQUE DIETAS NÃO FUNCIONAM E A RAZÃO DO EFEITO SANFONA



Quer perder algumas células de gordura? Sem chance.
Você vai continuar com o número de células de gordura que adquiriu até aproximadamente seus 20 anos, descobriu um novo estudo.

Pesquisadores já sabiam que as pessoas ganham e perdem peso, ao menos em parte, mudando a quantidade de gordura dentro de suas células de gordura. A nova descoberta é particularmente importante para pessoas obesas que possuem, segundo os pesquisadores, o dobro de células de gordura que as pessoas magras.
A descoberta também sugere que a obesidade na idade adulta é, ao menos parcialmente, determinada pela dieta e exercícios na época da infância.

Estudo estranho

Para determinar a idade das células gordurosas em 35 voluntários, os pesquisadores focaram em um marcador encontrado nas células de gordura — carbono radioativo de testes nucleares das décadas de 1950 e 60. É um raro tipo de carbono, porém natural, chamado carbono 14, que foi produzido durante os testes.
Bruce Buchholz, químico do Lawrence Livermore National Laboratory, nos EUA, explicou como sua equipe utilizou o marcador para fazer sua descoberta.
Nossos corpos incorporam o carbono 14 da comida que ingerimos juntamente com os vastamente mais abundantes outros tipos de carbonos (12 e 13). Como o carbono 14 dos testes diminui com o tempo, a quantidade de carbono 14 que a célula absorve é como um carimbo com a “data de fabricação” de quando a célula se formou, disse Bruce.

Os pesquisadores sabiam que estas células estavam morrendo e sendo substituídas ao longo do tempo, pois pessoas nascidas antes dos testes nucleares tinham células que foram criadas depois dos testes. Os cientistas também descobriram que cerca de 10% das células de gordura foram substituídas a cada ano se o voluntário fosse obeso ou não.

Apesar desta taxa de substituição, outro aspecto do estudo com uma amostragem de pessoas maior, mostrou que o número total de células de gordura por pessoa permaneceu relativamente constante ao longo do tempo. Mesmo com estratégias de perda de peso extremas como cirurgia bariátrica não reduziu o número de células de gordura nos voluntários.
A-há!
O número firmemente regulado de células de gordura na idade adulta pode explicar porque parece fácil ganhar o peso que foi perdido, disse Bruce.
Se você já possui mais células de gordura criadas na adolescência do que outras pessoas “é mais difícil de tornar-se magro”, disse Bruce.
O estudo levantou um novo mistério: Algo diz ao corpo para criar uma nova célula de gordura assim que outra morre. No futuro, se os cientistas puderem interferir neste processo, pode ser que eles consigam reduzir o número de células de gordura em adultos, ele disse.
As descobertas, detalhadas na edição online da revista científica Nature, sugerem que o foco para controlar a obesidade deve ocorrer na infância. Se o número de células de gordura é limitado aos 20 anos de idade seria uma abordagem inteligente prevenir sua formação nas crianças.
A prevenção contra a obesidade nos primeiros anos podem ter um impacto que dura a vida toda. [Fonte]

Saiba por que algumas dietas causam o temido “efeito sanfona”



Você conseguiu perder peso mas apenas algumas semanas depois os pneuzinhos já estão de volta? A causa pode ser hormonal.
Um novo estudo confirmou que os hormônios do apetite, a leptina e a grelina, estão ligados com o Dfamoso efeito sanfona. Esse ganho de peso após o emagrecimento normalmente é notado em pessoas que seguem dietas mais rigorosas e apenas em alguns pacientes.
Os pesquisadores então analisaram os hormônios de 104 pacientes obesos que estavam fazendo uma dieta de baixas calorias. Depois de dois meses de observação alguns pacientes haviam ganho até 10% a mais do peso que perderam com a dieta, e eles possuíam níveis mais altos de leptina e mais baixos de grelina.
Os níveis de grelina ainda eram mais impactantes nas mulheres, enquanto a leptina influenciava o peso dos homens.
O estudo indica que os níveis hormonais dos pacientes devem ser analisados antes que eles iniciem uma dieta. Assim, médicos e nutricionistas podem analisar dietas personalizadas para que essas pessoas não ganhem mais peso do que perdem. [ScienceDaily]


Emagrecer sem dietas é possível

Pesquisadores australianos pensam ter encontrado o segredo para que humanos possam emagrecer sem dieta. Eles descobriram que se pode acelerar o metabolismo com a manipulação genética das células adiposas.
Comendo a mesma quantidade de alimento que os demais ratos, aqueles que tiveram inibida a codificação da produção da enzima conversora da angiotensina (ECA) gastaram mais energia e ganharam menos peso. Eles exibiram 60% menos gordura corporal e 20% a menos de peso que os demais.

A nova descoberta pode levar a novas drogas de perda de peso e outras que lutem contra a diabetes. O fato do metabolismo dos ratos haver acelerado pode facilitar o processamento do açúcar e diminuir a incidência de diabetes.
Já existem medicamentos inibidores da ECA no mercado, porém são utilizadas por hipertensos. O novo estudo mostra que talvez elas possam ser utilizadas também como pílulas emagrecedoras, mas não há dados concretos.
O estudo foi realizado no Howard Florey Institute, em Melbourne, na Austrália e publicado na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences. [
Fonte]


Fonte:http://hypescience.com/

Comentários