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CRIANÇAS OBESAS NÃO DEVEM FRACIONAR ALIMENTOS




Comer pequenas porções diversas vezes ao dia tem sido apontado como a melhor estratégia para a manutenção do metabolismo saudável. Contudo, uma nova pesquisa da Universidade do Missouri sugere que, no caso de mulheres obesas, essa pode não ser uma boa ideia. “Nossos dados sugerem que, para elas, comer menos vezes, mas em quantidades maiores, é mais vantajoso”, diz Tim Heden, principal autor do estudo, publicado na edição deste mês da revista Obesity.

O pesquisador, que é aluno de doutorado do Departamento de Nutrição e Fisiologia do Esporte da Universidade do Missouri, diz que ingerir porções generosas, porém apenas três vezes por dia, abaixa o nível de gordura no sangue das obesas. “Com isso, há um risco menor de desenvolvimento de doenças cardíacas”, afirma.
Haden e outros pesquisadores da universidade investigaram como a quantidade de refeições diárias afetava os níveis de açúcar e de gordura no sangue de oito mulheres obesas. Todas consumiram 1,5 mil calorias no período do estudo. No primeiro teste, essa quantidade de energia foi fracionada em três refeições de 500 calorias. A outra fase dividiu o total em seis porções menores, de 250 calorias. A cada 30 minutos, os pesquisadores faziam um exame de sangue nas participantes. As taxas de colesterol e glicemia ficaram mais baixas no primeiro caso.

De acordo com Jill Kanaley, professor de Haden e coautor do estudo, apesar de muito se falar sobre o fracionamento de refeições, esse hábito não se aplica a todos os casos. “Com muitas refeições ao longo do dia, você tem de ter cuidado, porque há um risco maior de acabar comendo demais ou fazer escolhas pouco saudáveis, já que o acesso à junk food é mais fácil”, observa. “Algumas pessoas se saem bem com os lanches saudáveis, mas a maioria termina o dia ingerindo calorias demais”, alega.

Fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/12/26/

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