Pular para o conteúdo principal

QUAL O TIPO DE ÁGUA MINERAL É MAIS INDICADO PARA VOCÊ ?

 

Qual o tipo de água mineral é mais indicado para você?

Sódio, bicarbonato, cálcio e outros nutrientes melhoram a sua saúde

Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. Mas será que água é tudo igual? A resposta é não. Dependendo das características das fontes de onde a água é retirada, sua composição química varia, causando alterações no gosto e nos próprios benefícios obtidos pelo consumo.

"Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físico-química definida", explica Carlos Lancia, hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira dos Industriais de Águas Minerais (Abinam). "Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa."

O MinhaVida foi conferir a composição de cinco marcas encontradas nos supermercados (Schin, Bonafont, Minalba, Crystal, Nestlé Pureza Vital) e contou com o especialista para entender quais são as diferenças entre elas. Confira a galeria e saiba qual é a água mais indicada para você.


foto getty images
A água mineral é formada pela água da chuva que se infiltra no solo e, ao passar pelas rochas, carrega os sais minerais ali existentes. "Quando a água atinge uma rocha impermeável, forma-se uma jazida de água mineral, com sais totalmente naturais e diferentes de acordo com as características da jazida", explica o hidrogeólogo Carlos Lancia. "Não existe nenhuma água mineral com composição idêntica".
água schin - foto divulgação
Schin - A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo. Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria. Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. "A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento", diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012
Água Bonafont - foto divulgação
Bonafont - é a marca mais recomendada, dentre as que analisamos, para pessoas que necessitam de dieta pobre em sódio, como hipertensos, gestantes e cardiopatas, pois contém apenas 0,35 mg/L desse elemento, quantidade considerada baixa em comparação com outras marcas que chegam a conter 35,54 mg/L de sódio na composição. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 2,51; Cálcio: 1,08; Sódio: 0,34; Cloreto: 0,62; Magnésio: 0,52; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,5
água Minalba - foto divulgação
Minalba - "É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que, para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg de bicarbonato - a Minalba contém 107,17 mg/L", explica Carlos Lancia. Essa marca também tem um gosto mais leve que as outras, por causa do baixo teor de sódio e cloreto. Índices muito elevados desses dois elementos deixam a água levemente salgada, por isso, se você tem paladar mais aguçado, opte pela Minalba. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 105,15; Cálcio: 17,14 ; Sódio: 1,1; Potássio: 1,3; Cloreto: 0,3; Magnésio: 0,8; Sulfato: 0,2; Fluoreto: 0,05
água crystal-foto divulgação
Crystal - assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93
foto-divulgação
Nestlé Pureza Vital - apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09;

Fonte:http://minhavida.uol.com.br/saude/galerias/11043

Postagens mais visitadas deste blog

ALTERNATIVAS NATURAIS PARA DIMINUIR A LIPOPROTEÍNA 'A'

Comer peixe que tenha bastante ácidos graxos ômega-3 pode diminuir os níveis de lipoproteína (a)
O QUE É A LIPOPROTEÍNA 'A'
A lipoproteína (a) [Lp(a)] consiste numa partícula semelhante à LDL e a apolipoproteína específica (a) [apo(a)], que é covalente ligada à apoB da partícula semelhante à LDL. As concentrações plasmáticas de Lp(a) são altamente hereditárias e controladas principalmente pelo gene da apolipoproteína (a) [LPA] localizado no cromossoma 6q26-27. As proteínas apo(a) variam em tamanho devido a um polimorfismo de tamanho [KIV-2 VNTR], que é causado por um número variável de repetições kringle IV no gene LPA. Esta variação de tamanho ao nível do gene é também expressa ao nível da proteína, resultando em proteínas apo(a) com 10 a > 50 repetições kringle IV (cada variável do kringle IV consiste em 114 aminoácidos). Estes tamanhos variáveis ​​das apo(a) são conhecidos como "isoformas apo (a)". Existe uma correlação geral inversa entre o tamanho da isoforma a…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…