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AIMENTOS RICOS EM VITAMINA C E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE

 

Alimentos ricos em vitamina C

 
A vitamina C é um importante antioxidante que combate os radicais livres, sendo um nutriente antienvelhecimento importante, tanto na dieta como para utilização tópica na pele.
Uma das funções da vitamina C é favorecer o processo de cicatrização e também permitir a absorção do ferro presente nos alimentos de origem vegetal, sendo muito importante no tratamento da anemia ferropriva e na manutenção do colágeno de pele e das cartilagens que mantêm as células firmes e unidas. Além disso, ela melhora as defesas do organismo e ajuda no combate a infecções.

Alimentos Ricos em Vitamina C 

Alimentos ricos em Vitamina C Quantidade de Vitamina C em 100 gr de alimento
Mamão papaia 60 mg
Goiaba230 mg 
Pimentão 
120 mg
Brócolis87 mg
Morango77 mg
Kiwi59 mg
Laranja54 mg
Couve-flor 49 mg
Para se aproveitar a vitamina C presente nos vegetais que não são consumidos crus, como os brócolis ou ervilhas, é importante cozinhá-los o menor tempo possível.

Outros alimentos ricos em vitamina C

Confira uma lista com alguns alimentos ricos em vitamina C:
Vegetais folhosos
  • Agrião, salsa, bertalha
  • Couve, rúcula
Frutas ricas em vitamina C
  • Abacaxi, acerola, caju
  • Limão, laranja, tangerina
  • Goiaba, morango, kiwi
  • Pitaya, papaia
Legumes ricos em vitamina C
  • Pimentão
  • Tomate
Para aproveitar toda a vitamina C presente no alimento é recomendado comer o alimento cru, pois o calor destrói a vitamina C. Além disso, é bom sempre consumir frutas frescas ou sucos frescos.

Dose diária recomendada de vitamina C

A dose diária recomendada de vitamina C é de 65mg. Já para fumantes, a quantidade é de 20mg a mais, por cada cigarro fumado.
Mas, como a poluição e os medicamentos podem diminuir a concentração de vitamina C no sangue, a dose corrigida de vitamina C deve ser de 120 mg por dia, para todos os adultos saudáveis.

Para que serve a vitamina C

A vitamina C serve para:
  • Aumentar a imunidade
  • Aumentar a absorção do ferro
  • É necessária na produção de hormônios antiestresse, adrenalina, noradrenalina e interferon
  • Proteger o organismo contra os efeitos nocivos da poluição
  • Diminuir o risco de câncer
  • Prevenir a formação a aterosclerose
  • Promover a coagulação sanguínea correta
  • Evitar a formação de hematomas
  • Acelerar a cicatrização de feridas e de queimaduras
  • A falta ou o excesso de vitamina C no organismo pode levar a uma doença chamada escorbuto e gengivite. Sua falta também aumenta as chances de doenças como gripes, resfriados e infecções.

Quando não tomar vitamina C

Não se deve tomar vitamina C em forma de suplementos quando o indivíduo apresentar problemas renais. No entanto, para a população geral, a vitamina C deve ser consumida diariamente, pois ela não é armazenada no organismo.
 
Os principais alimentos fonte de vitamina C são:
  • Frutas: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos
  • Legumes e Verduras: pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião, alface

Para que serve a vitamina C

A vitamina C serve para:
  • Auxiliar na formação dos tecidos, pois participa da constituição da parede celular de todas as células do corpo, como ossos, cartilagens e até do dente
  • Estimular as defesa do organismo
  • Regular o metabolismo geral do organismo

Vitamina C para o rosto

A vitamina C para o rosto clareia manchas, ajuda a cicatrizar ferida e atenua rugas finas e de expressão, sendo particularmente indicada para quem possui a pele oleosa devido às suas propriedades adstringentes. Por isso, uma boa opção para melhorar a pele do rosto, ficando com a pele mais macia e uniforme, é usar um creme para o rosto que contenha vitamina C como o creme Vita C, da Vitaderm. Uma outra opção é pedir um creme com vitamina C da farmácia de manipulação.

Função da Vitamina C

A função da vitamina C é participar da constituição de todas as células do organismo. É muito importante também para combater as hemorragias e fortalecer o sistema imunitário.  As melhores fontes de vitamina C são as frutas e verduras cruas. 
A vitamina C é rapidamente destruída quando exposta ao ar e a luz, assim como quando misturada com leite, água com gás, ou qualquer outro meio que possui um Ph alcalino.

Suplemento de vitamina C

Um exemplo de suplemento de vitamina C é o Redoxon, outros são: Cebion, Energyl C, Citrovit, Cewin, Cenevit ou Fonto-vit C. Eles possuem, por dose, quase a quantidade diária recomendada e, por isso, só devem ser utilizados quando forem necessários, como ocorre no caso da gravidez ou se o indivíduo for fumante ativo ou passivo.

Recomendação diária de vitamina C

A recomendação diária de vitamina C é de 60mg, que equivale a 1 mamão papaia de 100g, 100g de morangos, 1 copo de suco de laranja natural ou 50g de goiaba.
A ingestão adequada de vitamina C pode variar de acordo com a fase de vida, por isso, no caso de:
  • Adolescentes  - 75 mg/ dia
  • Homens adultos - 90 mg/dia
  • Mulheres adultas - 75 mg/dia
  • Mulheres grávidas - 80 mg/dia
  • Amamentação - 120 mg/dia
A ingestão de vitamina C também deve ser aumentada durante doenças que provocam febre e pós operatórios cirúrgicos.
Atualmente, existem teorias que defendem o benefício da sobredosagem da vitamina C, mas que não são suportadas por muitos estudos científicos, havendo contraindicações no caso de pessoas com histórico de problemas renais na família, por exemplo.

Falta de vitamina C

A falta de vitamina C pode causar:
  • Escorbuto
  • Gengivite
  • Predisposição a infecções como gripe, bronquite ou pneumonia, hemorragias 
  • Um tipo de anemia pela diminuição da absorção do ferro presente nos alimentos vegetais
 
 

Sintomas de Falta de Vitamina C

 
Ficar marcado com uma mancha roxa na pele sempre que esbarrar em algo pode ser um sintoma causado pela falta de vitamina C no organismo. Outros sintomas de falta de vitamina C são:
  • estar mais propenso ao desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados,
  • gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes,
  • hemorragia nasal mais frequente,
  • anemia ferropriva, pois a vitamina C ajuda a absorver melhor o ferro,
  • apatia, ficar sem vontade de fazer nada,
  • ora depressão, ora ansiedade,
  • cicatrização lenta das feridas,
  • aparecimento de pequenas varizes.
A quantidade de vitamina C que deve ser consumida diariamente é de 60mg. Alguns alimentos fonte de vitamina C são a acerola, laranja e limão.
 

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