Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE CAUSA FOME : QUATRO DICAS PARA EVITAR



Quantas vezes você come sem fome? Seja por tristeza, por alegria, por carência, por excessos na rotina, enfim, não há explicações que supram aquela vontade enlouquecedora de comer algo sem necessidade. É a famosa gula. Mas, o que de fato ocorre com nosso organismo neste momento?
'O que ocorre é que a ansiedade ativa centros nervosos ligados às emoções e as glândulas hormonais são disparadas, o que gera a sensação de estômago vazio. Os alimentos tornam-se uma válvula de escape', explica o químico, pesquisador e um dos maiores especialistas em biofeedback do país, Marco Fábio Coghi, diretor da Neuropsicotronics (SP). De acordo com Coghi, quando a pessoa convive de forma constante com a ansiedade, outra consequência é a liberação do cortisol, hormônio do estresse, que sobrecarrega o organismo.
Com isto, a pessoa precisa de mais energia para conviver neste estado, fazendo com que o indivíduo queime massa muscular e transforme-a em gordura. Algumas atitudes, no entanto, podem ajudar a ter uma vida mais saudável, controlando a ansiedade e também o consumo de alimentos em excesso.
'O estresse e a ansiedade estão hoje entre os maiores causadores de doenças no mundo e a comunidade científica têm concentrado forças para descobrir novas formas de lidar com estes males. Pequenas mudanças de vida também fazem toda a diferença', explica o pesquisador.
Confira algumas dicas para acabar com este mal:
1. Pondere os pensamentos
Quando surgir o sentimento de ansiedade, procure avaliar e dimensionar a situação que está causando este mal, pois, o que parece o fim do mundo, pode ser algo passageiro. Analise de forma racional qual é a probabilidade do evento ameaçador realmente acontecer. Falas e pensamentos negativos só agravam o que se está vivendo.
2. Busque um hobby
Ansiedade e estresse caminham lado a lado. Busque realizar atividades prazerosas, descubra um hobby que se encaixe a seu perfil e distraia a mente. Atividades como yoga, meditação e massagem ajudam a ter uma vida mais equilibrada.
3. Exercitar é preciso
A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida em equilíbrio, a mente ocupada e otimizar a disciplina. Ao se exercitar, a produção de serotonina aumenta, o que também eleva a sensação de prazer.
4. Alguns alimentos ajudam
Quando a vontade de atacar a geladeira começar, procure ingerir alimentos mais saudáveis. Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio, como as frutas vermelhas, que protegem o cérebro; frutas cítricas, que diminuem a liberação de cortisol; cereais integrais, que deixam o sistema nervoso mais saudável. Chocolate, quando consumido moderadamente, produz serotonina, eleva o bom humor e a sensação de bem-estar.

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …