Pular para o conteúdo principal

VITAMINAS DO COMPLEXO B : ONDE ENCONTRAR ?

 

Vitamina B cópia


Vitaminas do complexo B, onde encontrar?


 Uma alimentação para ser considerada rica e completa deve ser também diversificada. Uma questão que deve ser lembrada é a ingestão de alimentos que forneçam as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre elas, a vitamina B, que serve para garantir o bom funcionamento do corpo em geral, pois está ligada a processos de crescimento celular, formação de células sanguíneas, consumo de energia, regulação do apetite, equilíbrio das variações de humor e saúde da pele. As vitaminas do complexo B estão relacionadas às reações químicas que ocorrem no cérebro e a sua falta pode ocasionar, em alguns casos, até sintomas de depressão. Pode?
Os benefícios da vitamina B são muitos:
• Garantir saúde da pele e cabelos
• Regular o apetite
• Combater a depressão
• Proteger o fígado de diversas doenças
• Melhorar o metabolismo do organismo
• Prevenir doenças do sistema nervoso

Veja que bacana esta listinha com os tipos de vitaminas B, suas funções e em quais alimentos é possível encontrar cada uma. Nem precisa dizer, pessoal, que o ideal é procurar um bom nutricionista, que vai saber identificar todas as suas carências nutricionais. E ainda: são muitas as opções de alimentos, mas temos que escolher os que têm menos gordura, farinha branca e sódio e priorizar as frutas, legumes e verduras.
Vitamina B1 ou Tiamina
• Função: responsável pelo correto metabolismo dos carboidratos, também auxilia na regulação do gasto de energia
• Onde encontrar? levedo de cerveja, carne, fígado, ovos queijos, sementes e cereais integrais e vegetais verdes e folhosos.

Vitamina B2 ou Riboflavina
• Função: o correto aproveitamento pelo corpo das proteínas e açúcares
Onde encontrar? carne, legumes e leite.

Vitamina B3, Niacina, ácido nicotínico ou vitamina PP
• Função: transformar a gordura corporal em açúcar para ser consumido como fonte de energia.
• Onde encontrar? peixe, carnes, aves, levedo e fígado.

Japonês
Vitamina B5 ou ácido pantotênico
• Função: antioxidante envolvido na produção da coenzima A, que atua na regulação do metabolismo das gorduras.
• Onde encontrar? batata doce, melaço, abacate, lentilha.

Vitamina B6 ou Piridoxina
• Função: envolvida da produção de anticorpos e células vermelhas do sangue e participa na produção de enzimas responsáveis pelo metabolismo das proteínas e gorduras.
• Onde encontrar: carnes em geral, ovos e leguminosas.

Vitamina B7, vitamina H ou Biotina
• Função: melhorar o metabolismo.
• Onde encontrar: banana, carnes, fígado, levedura, gema de ovo.

Vitamina B9 ou ácido fólico
• Função: formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
• Onde encontrar: gérmen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura, leite e ovos.
Salada
Vitamina B12 ou cobalamina
• Função: participa na formação do sangue.
• Onde encontrar? carne, fígado, leite, queijo e ovos.


Fonte:http://www.viverbemateos100.com/?p=858

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …