CINCO MANEIRAS DE INCLUIR CINCO PORÇÕES DE FRUTAS E VEGETAIS NO SEU DIA



Cinco maneiras de incluir cinco porções de frutas
e vegetais no seu dia


Trocar o sanduíche por uma sopa nutritiva está na lista

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images



Os médicos são unânimes em recomendar o consumo de cinco porções de frutas e vegetais para uma vida saudável, mas nem sempre parece possível incluí-las na rotina. A rede BBC publicou, em seu canal online, cinco dicas para seguir a orientação nutricional todos os dias e manter uma alimentação que faz bem à saúde e ainda ajuda a manter o peso em dia. Confira:   

  • 1
    Coma frutas no café da manhã
    Você pode picar uma maçã ou uma pera e misturar com a sua granola matinal ou tomar um suco feito com polpa de fruta batida, chamado de smoothie. A bebida é rica em antioxidantes, que estimulam o sistema imunológico, mas também ajuda no processo de digestão e absorção de nutrientes, já que contém pedaços de fruta. Consumir estes alimentos com cascas, depois de bem lavados, ajuda a acrescentar fibras benéficas ao bom funcionamento gastrointestinal e reduzir os níveis de colesterol.

  • 2
    Faça um lanche nutritivo
    Você pode utilizar sobras de vegetais cozidos no vapor e fazer um sanduíche no pão sírio. É uma refeição leve e nutritiva. Se estiver na rua, seu lanche pode ser uma porção de figos secos, nozes ou castanhas.
  • 3
    Prepare uma geleia de frutas sem açúcar
    Cozinhar a fruta lentamente com especiarias é uma boa maneira de apurar o sabor sem usar açúcar. Você pode misturar anis estrelado ou canela em porções de peras, maçãs, pêssegos, manga, laranja ou amora. Para um lanche saudável, consuma a geleia com iogurte natural. 
  • 4
    Troque o sanduíche do almoço por sopa
    Se você estiver sem tempo para almoçar, acrescente uma porção de folhas verde escuras, como espinafre ou agrião, ao seu sanduíche light, mas experimente trocá-lo por uma sopa. Feita com agrião, é uma refeição rica em ferro e magnésio, ideal para o almoço. Para aumentar a sensação de saciedade e deixá-la mais nutritiva, adicione carne magra ou feijão ao prato. Para servir cinco a seis pessoas, você pode cortar 500g de cebola, 250g de cenouras e 250g de aipo. Cubra os vegetais cortados com água e deixe ferver, temperando com sal e vinagre. Em seguida, bata até obter uma mistura lisa ou passe pela peneira. Você pode adaptar o prato usando as mesmas proporções entre outros vegetais.
  • 5
    Varie os tipos de frutas e vegetais
    Variar o cardápio pode ser considerada a melhor maneira de consumir as cinco porções diárias de frutas e vegetais. A ideia é consumir alimentos de cores diferentes, todos os dias. Variando os tons, você também diversifica os tipos e as concentrações de vitaminas e minerais. 


    Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/

Comentários