Pular para o conteúdo principal

CRUDIVORISMO OU RAW FOOD : O QUE SÃO ALIMENTOS VIVOS ?

Resultado de imagem para CRUDIVORISMO OU RAW FOOD

Alimentos vivos são alimentos não processados que trazem saúde vital ao organismo!


Crudivorismo ou Raw Food: O que são alimentos vivos?



Alimento vivo: completo em seus nutrientes e enzimas necessárias para transformar o alimento em energia vital que o corpo possa utilizar. 

Alimentos processados e cozidos: requerem mais energia do organismo para fornecer menos energia. Acaba que não faz muito sentido né? Ingerir um alimento que vai ter que gastar mais energia do que ele possa fornecer.

A parte mais importante de se nutrir é a absorção de nutrientes, a assimilação. Se você ingerir um alimento que possua todos os nutrientes, em quantidades adequadas, mas não for capaz de absorver estes nutrientes, de nada adiantará. 

Boa saúde através de uma alimentação balanceada, só é possível com boa assimilação de bons nutrientes.

Nutrir-se com uma alimentação baseada em alimentos cozidos e processados não é lá uma boa ideia. 
A começar pela perda enzimática que acontece quando aquecemos um alimento acima de 43ºC. Assim como há perda enzimática, há também grande perda nutricional. Quanto maior for a temperatura, maior será a perda. Frituras e aquecimento em microondas são altamente destrutivos. Então, evite-os ao máximo.

Sempre que apresentamos um "problema" devemos dar a solução, certo? rsrs

Você sabe o que são brotos germinados? Seus benefícios? Como fazer isto em casa?

Vou falar um pouco sobre germinação (plantar uma sementinha de curiosidade em vocês).


Os brotos germinados são ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais, clorofila e enzimas.
Qualquer semente, oleaginosa, grão ou leguminosa por ser germinada e se tornar um broto com tremendo aumento em vitaminas, minerais e enzimas. O processo de germinação facilita o trabalho do organismo para digerir os alimentos, preservando nossas reservas enzimáticas e tornando este alimento mais biodisponível.
Um broto pode ser até 600x mais nutritivo.

Mas como??

Ao deixar sementes, oleaginosas, leguminosas e grãos de molho em água, há eliminação de fatores antinutricionais como taninos que retardam a digestão e aumentam a necessidade de nossas enzimas para digestão.
As sementes são os estoques de energia essencial para dar vida à uma nova planta. Quando as sementes são germinadas esta energia essencial é acordada e sua complexidade é transformada em simplicidade (mais fáceis de digerir). É como se você estivesse preparando esta semente para se tornar uma planta/árvore enorme.

Então vamos à prática:
Assegure-se que às sementes, oleaginosas e leguminosas não estejam velhas e que sejam preferencialmente orgânicas.  
Separe um cantinho da sua cozinha ou lavanderia para fazer seus germinados e manter seus materias/equipamentos utilizados guardados.

Equipamentos para germinação:
1 vidro de 1 litro com a boca larga
1 voal de tecido
1 elástico para prender o voal no vidro


Procedimentos:
1) Demolhar: Deixar as sementes de molho em água filtrada de 6 a 12 horas
2) Escorrer e enxaguar: Escorrer a água e enxaguar com água filtrada. Deixar escorrendo em superfície inclinada (ângulo de 45º)
Sementes como: amêndoas, semente de abóbora e semente de girassol já estão prontas para o consumo nesta fase.
3) Escorrer e enxaguar diariamente até brotarem: repetir o processo pela manhã e à noite de 2 a 5 dias.
Feijões: prontos quando o cabinho do broto estiver do tamanho do feijão.

Pronto! Você terá um grão, semente, leguminosa ou oleaginosa riquíssimos em energia vital!

Vou postar algumas receitas com brotos e germinados.. De dar água na boca 

Sendo assim, aumente o consumo de alimentos vivos!!
Sugestão básica (lembrando que cada um tem sua individualidade e deve procurar um profissional qualificado para elaboração de plano alimentar. Estas sugestões são apenas para visualização de como estas mudanças são viáveis):
  • Café da manhã: 1 copão de suco verde (folhas verde escuras + fruta + vegetais (beterraba, cenoura) + amêndoas germinadas)
  • Lanche da manhã: 1 fruta + 1 porção de oleaginosas germinadas
  • Almoço: aumente o consumo de hortaliças, verduras, brotos e leguminosas germinadas
  • Lanche da tarde: 1 fruta + creme de amêndoas caseiro
  • Jantar: sopa de abacate com folhas verde escuras e ervas (cebolinha, salsinha, coentro, etc): leve aquecimento em banho maria.
Fonte:http://isabellatecuida.blogspot.com.br/2013/10/crudivorismo-ou-raw-food-o-que-sao.html

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …