QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO QUINOA ?


Quais são os benefícios da Quinoa?


Quais são os benefícios da Quinoa ?





Você já conhece a Quinoa? Ela é um cereal rico em vitaminas e minerais, além de ser uma ótima fonte de proteínas. A Quinoa é nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile e é uma ótima escolha para quem busca ingerir alimentos saudáveis. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, este cereal está na categoria dos alimentos mais completos para o consumo, ficando ao lado apenas do leite materno.
Segundo Juliana Clara Távora, nutricionista da clínica Onodera, em Belo Horizonte, a Quinoa é fonte de vitamina A, que é muito importante para a saúde dos olhos e participa da defesa do organismo. “Ela também possui vitamina B9, importante no metabolismo lipídico, na formação e maturação de células sanguíneas, e vitaminas do complexo B, relacionadas ao bom funcionamento do sistema nervoso”, explica. Juliana ainda destaca que o cereal é fonte de vitamina E (antioxidante – previne danos causados às células).

Para variar, que tal servir a Quinoa dentro da Abóbora? O prato ficou apetitoso, hein?
Além das vitaminas, a nutricionista ressalta que a Quinoa é rica em minerais, como ferro (previne anemia), magnésio (relacionada ao processo antiinflamatório), potássio (importante na regulação da atividade neuromuscular), cálcio (importante na saúde dos ossos) e zinco (importante para o sistema imune e cicatrização). “Outro fator interessante da Quinoa é que ela também é uma ótima opção para pessoas celíacas, já que não contém glúten”, ressalta.
Juliana também observa que, “pelo rico aporte de nutrientes, o cereal ajuda na recuperação mais rápida de crianças subnutridas, além de ser uma variedade para pessoas que precisam de uma assistência nutricional, como mulheres grávidas”, afirma a nutricionista.
São muitos os benefícios, hein? Mas, como consumir este cereal? Juliana explica que a Quinoa é muito versátil e pode ser ingerida de variadas maneiras. “Ela pode ser consumida na forma de grão integral, farinha crua ou torrada, flocos, sêmola ou em pó instantâneo”, sugere. O cereal também pode ser preparado como arroz (a forma de preparo e tempero é a mesma), cozido e consumido juntamente com saladas, ou ainda pode ser usado no preparo de sopas. “Outra opção é usar a farinha de Quinoa na produção de pães, biscoitos, bolos, iogurtes, sobremesas e macarrão”, finaliza.
Você já consome a Quinoa? Conte aqui nos comentários como você ingere o seu cereal. E se você ainda não provou este poderoso alimento, não hesite: invista na sua saúde!

Fonte:http://fashionistando.com/quais-sao-os-beneficios-da-quinoa/

Comentários