SAIBA QUAIS ALIMENTOS PODEM ELIMINAR TOXINAS NO ORGANISMO

Saiba quais alimentos podem eliminar toxinas no organismo Jonny Vieira/Divulgação

Foto: Jonny Vieira / Divulgação


Saiba quais alimentos podem eliminar toxinas no organismo

Alimentos com conservantes devem ser cortados pois sobrecarregam o metabolismo

Preocupar-se em cultivar uma alimentação saudável, realizar seis refeições ao dia e comer com intervalos de três em três horas são atitudes essenciais para quem pretende garantir uma melhor qualidade de vida, ter mais disposição nas tarefas diariamente e ainda prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, colesterol alto, hipoglicemia, diabetes e obesidade.
Esses hábitos saudáveis, no entanto, nem sempre são mantidos quando somos convidados para uma festa, confraternização em família ou durante viagens e passeios. Entre um prato e outro, cometemos deslizes e ingerimos alimentos ricos em substâncias tóxicas que fazem mal à nossa saúde e sobrecarregam o organismo. A consequência da intoxicação alimentar é sensação de estufamento, inchaço, dores abdominais, náuseas, vômitos, tonturas e falta de energia.
Para desintoxicar o corpo após a comilança exagerada muitos recorrem aos sucos desintoxicantes que promovem um melhor funcionamento do intestino e aumentam a disposição. Mas apenas está atitude não é o suficiente, como explica a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição:
- É preciso retirar da dieta os alimentos industrializados que possuem muitos conservantes e sobrecarregam o metabolismo. Além disso, tais mantimentos são ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio que em excesso podem contribuir para a elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e causar doenças cardiovasculares. Evite também frituras, refrigerantes e doces - pontua.
O recomendado é optar por alimentos que favorecem a eliminação de toxinas. As castanhas, por exemplo, são ricas em vitamina E, ômega 3, cálcio, magnésio, zinco e selênio que ajuda na eliminação de metais pesados como mercúrio e arsênico, têm ação antioxidante e anti-inflamatória.
- De maneira geral, a ingestão de frutas é sempre recomendada, principalmente as cítricas, como o abacaxi que contribui para a desobstrução do fígado pelo fato de ser diurético e facilita a digestão - descreve a Dra. Ana.
A nutricionista explica que a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água diariamente é essencial no processo de desintoxicação alimentar.
- O consumo regular de água coopera para a eliminação de toxinas por meio da urina. Além disso, ela hidrata o organismo evitando que o corpo retenha líquido e previne problemas nos rins - informa a Dra. Huggler acrescentando ainda que água de coco e chás são ótimas opções para eliminar as substâncias que intoxicam o corpo.
A nutricionista também recomenda a Dieta do Genótipo. Trata-se de uma alimentação personalizada que é desenvolvida pelo nutricionista com base em informações do grupo sanguíneo e características de cada indivíduo.

Comentários