Pular para o conteúdo principal

BERRRIES : SABOR E BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE


Berries: sabor e benefícios a favor da sua saúde

As berries ou frutas vermelhas (e roxas e rosas...) como são mais conhecidas, além de saborosas são muitobenéficas à saúde. Se você ainda não as conhece, não perca tempo, esse é o momento para saber tudo o que elas têm para lhe oferecer. Muitas dessas frutas são provenientes da Europa e América do Norte. 

No Brasil algumas são cultivadas na região Sul do país. “Estão conquistando médicos e consumidores brasileiros por conta dos benefícios que podem trazer para a beleza, como retardar o envelhecimento e amenizar os danos à pele causados pelo sol”, conta a Dra. Suzete Motta, médica com formação em medicina esportiva (SP).

Motta explica que as berries são ricas em substâncias com efeito antioxidante, antineurodegenerativo e anti-inflamatório. "Essas frutinhas, pequenas e azedinhas, contém compostos fenólicos, como as antocianinas, flavonóis, flavonóides e proantocianidinas, que agem evitando ou amenizando danos oxidativos no corpo humano, inclusive na pele", acrescenta.

especialista relata quais são as suas propriedades, para que você conheça e aposte suas fichas nesses frutos:

Blueberry (mirtilo)
É rico em antioxidantes e fibras que ajudam a retardar o envelhecimento da pele, estimular a produção de colágeno e é indicado para controlar a hipertensão e ajudar na memória. 

Raspberry (framboesa)
Contém fibras, vitamina C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico, indicado para as grávidas. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças, como a artrite. 

Cranberry (Oxicoco)
Com alta concentração de vitamina C, protocianidina A e substâncias antioxidantes têm como principal indicaçãomédica a prevenção de infecções urinárias. Na beleza, é também uma das mais presentes, junto com o açaí, em produtos cosméticos.

Strawberry (morango)
Tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibras, flavonóides, ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares. 

Açaí (ou Açaí Berry)
Possui um dos maiores níveis de antioxidantes, além de vitaminas, açúcares essenciais, bioflavonóides e óleos emolientes. Um dos mais comuns, junto com o cranberry, nas fórmulas de cosméticos, além de apresentar propriedades anticancerígenas. 

De acordo com o Dr. André Veinert, nutrólogo (SP) esses frutos são recomendados para todas as pessoas, desde a infância até a terceira idade (com moderação). “A forma de consumo mais indicada é a in natura, mas se preferir pode ser ingerida por meio de geleia, em compotas, com iogurtes, etc. 

No caso da polpa congelada, a técnica consegue preservar boa parte dos compostos antioxidantes do produto; mas quando passam pelo processo de desidratação e secagem, (comparado ao das passas), podem perder parte da vitamina C, do betacaroteno e dos compostos antioxidantes, dependendo do processo usado”, garante. Motta complementa ao dizer que as berries podem ser consumidas nos preparos de sucos, chás, ou também por meio de cápsulas. 

“Embora saibamos que essas frutinhas devem estar em todas as refeições, de quatro a seis vezes ao dia, a quantidade dependerá do peso, estatura e gasto energético diário de cada um, portanto a avaliação de um profissional experiente é importantíssima para a indicação correta de consumo”, orienta a especialista.



Fonte: corpo a corpo

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …