5 RAZÕES PARA CORTAR REFRIGERANTE LIGHT DO SEU DIA A DIA


5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia


5 Razões para Cortar o Refrigerante Light do seu Dia a Dia



A princípio, optar por refrigerantes de baixa caloria parece uma decisão consciente. Porém, estudos mostram que estes refrigerantes podem ser bastante prejudiciais em vários aspectos.
(Quando falo em "refrigerante light" no post, refiro-me em geral a refrigerantes de baixa caloria ("diet", "zero", "light"), ou qualquer tipo de refrigerante que utilize adoçantes artificiais, especialmente o Aspartame.)

1. Refrigerante Light engorda (!)

Sim, você leu certo: refri light, no final das contas, não te ajuda a perder peso. Adoçantes artificiais têm um sabor mais intenso que o açúcar natural, o que leva, ao longo do tempo, a deixar o nosso paladar menos sensível ao açúcar. O efeito é claro: os doces de antigamente já não parecem mais tão doces, e aí "precisamos" cada vez mais do doce. E, claro, com isso acabamos abusando. Pior que isso, foi demonstrado que os adoçantes têm o mesmo efeito no corpo que o açúcar no sentido de aumentar a produção de insulina. A insulina manda a mensagem ao corpo para estocar gordura. Ou seja, isso leva ao ganho de peso, mesmo que o refrigerante tenha menos calorias.

2. Refrigerante Light não tem nenhum valor nutricional

Quando você toma um refrigerante light, é verdade que você está ingerindo pouquíssimas calorias. Porém, você também não está ingerindo absolutamente nenhum nutriente benéfico para o seu corpo! Se você realmente quer uma bebida com zero calorias, todos já sabemos qual é a melhor! A água é necessária para tudo em nosso corpo, então deixar de tomá-la para tomar um refrigerante nunca é bom negócio. Para ajudar a cortar o vício do refrigerante, uma ideia é começar com água com gás, ou incluir mais chás durante o dia.

3. Refrigerante Light causa dores de cabeça

Vários estudos apontam o aspartame (principal adoçante artificial usado em refrigerantes de baixa caloria) como um agente desencadeador de dores de cabeça e enxaquecas. Se você sofre com dores de cabeça constantes, observe os rótulos, e faça o teste: corte todas as fontes do adoçante em sua dieta, começando pelo refri light. A solução da sua dor pode estar aí!

4. Refrigerante Light acaba com seu dentes

Com um pH de apenas 3.2, o refrigerante é muito, muito ácido. Substâncias muito ácidas corroem os esmaltes dos dentes ao longo do tempo. E nesse quesito, não faz diferença se o refrigerantes é normal ou de baixa caloria. Estudos mostraram que adultos que bebiam três refrigerantes por dia tinham uma saúde bucal bastante piorada, com mais cáries e sorriso mais amarelado. (Na verdade, os bebedores de refrigerante ficaram no mesmo patamar que usuários de drogas como cocaína e meta-anfetaminas!)

5. Refrigerante Light prejudica seus ossos

Mulheres acima de 60 anos já têm um risco bem maior de osteoporose que os homens, e pesquisadores descobriram que refrigerantes — incluindo os light — potencializam ainda mais o problema. Foi verificado que mulheres que tomavam o refrigerante tinham uma densidade óssea 4% menor. (O estudo, publicado em 2006, foi muito bem feito, isolando variáveis como ingestão de cálcio e vitamina D.) A causa mais provável da perda óssea é que o refrigerante causa muita acidez no organismo, e a forma do corpo reequilibrar essa acidez é retirando cálcio dos ossos.

Minha Opinião Sobre Refri

A intenção desse post não é ser alarmante ou sensacionalista. No fundo, todo mundo já sabe que refrigerante não presta, não é mesmo? (não é à toa que ele lidera o ranking dos piores alimentos do mundo).
Na verdade, porém, a minha opinião é que todos esses malefícios só são importantes e se manifestam quando tomamos refrigerante com frequência, como um hábito. Isso é o que devemos evitar. Tomar um refrigerante aqui e outro ali não vai fazer mal nenhum.
Ah, e sobre os refrigerantes light, especificamente: eu particularmente ainda prefiro o refri normal: tem um monte de açúcar, mas pelo menos não tem adoçante (que, para mim, causa dor de cabeça, além de eu achar o gosto péssimo).

Fonte:http://belezaesaude.com/refrigerante-light/

Comentários