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AMEIXA JAPONESA OU NÊSPERA NA SAÚDE HUMANA


Você pode até já conhecer a nêspera, mas provavelmente não imagina os seus benefícios para o controle da glicose, do colesterol e de doenças inflamatórias. Confira abaixo quais são eles:

1.    Colabora com o emagrecimento
A nêspera é rica em 
fibras e possui aproximadamente 75% de água na sua composição. Essa combinação proporciona saciedade e mantém a fome controlada por mais tempo. Além disso, 100 g da fruta possuem apenas 43 kcal, o que faz dela uma excelente opção de alimento para os lanches entre as refeições.

2.    Pode ajudar no controle de doenças respiratórias
A fruta possui 
triterpeno, uma substância que atua na formação de óxido nítrico e pode ajudar no controle de bronquite e doenças alérgicas, como rinite sinusite. A nêspera possui antioxidantes, que estimulam o organismo a controlar a resposta anti-inflamatória.

3.    Ativa a eliminação do açúcar
Com fibras para dar e vender, a nêspera ativa a 
eliminação do açúcar consumido nas refeições, evitando que ele seja absorvido e então se acumule no sangue. Para completar, a fruta contém frutose, açúcar natural que é absorvido de forma lenta. A frutose, entretanto, não estimula diretamente a excreção de insulina, evitando picos do hormônio.

4.    A fruta combate a retenção de líquidos
Além de ser rica em água — que estimula os rins a eliminar os líquidos retidos —, a nêspera é também uma ótima fonte de
potássio. Cada 100 g da fruta possui 113 mg desse mineral, o qual está relacionado ao equilíbrio hídrico do corpo. Enquanto o sódio é o mineral responsável pela retenção da água e por provocar inchaço, o potássio possui uma ação contrária, que é essencialmente diurética.

5.    Auxilia no controle do colesterol
O motivo do bom desempenho contra o 
colesterol também são as fibras presentes na fruta, que aprisionam as moléculas de gordura e facilitam que aconteça a sua eliminação pelas fezes. Com isso, evita-se que elas sejam depositadas na corrente sanguínea. Além disso, a nêspera possui triterpeno, que também está relacionado à redução das taxas do colesterol ruim (LDL).

6.    Estimula o bom funcionamento do intestino
Cada 100 g da nêspera possui 3 g de fibras, um nutriente que aumenta o peso do bolo fecal e, dessa maneira, estimula sua eliminação por meio do intestino. Entretanto, sempre é necessário água para que essas fibras sejam realmente umedecidas e tenham sua ação ativada e eficaz. Tal líquido, então, poderá ser encontrado em abundância nesta deliciosa fruta.

 

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