FUCOXANTINA, ORIUNDA DE ALGAS PARDAS OU MARRONS, MUITO EFICAZ PARA EMAGRECER




O que é fucoxantina e quais são as
suas aplicações clínicas?


A fucoxantina é um pigmento presente em algas pardas ou marrons comestíveis, como a Undaria pinnatifida (Wakame), Hijikia fusiformis (Hijiki) e Laminaria japonica (Ma-Kombu). Trata-se de um carotenoide pertencente à classe dos que não são convertidos em vitamina A (não pró-vitamina A) e está relacionado com propriedades antioxidantes, anticâncer, antiobesidade e antidiabetes.


 Fucoxantina representa um pigmento presente nas algas pardas, diatomáceas e crisófitas. As suas respectivas colorações devem-se à presença desse pigmento, aliada à iridescência de suas paredes celulares, formadas por sílica ou celulose.

Estudos experimentais demonstram efeitos promissores da fucoxantina incluindo a melhora da saúde cardiovascular, redução da inflamação, diminuição dos níveis de colesterol e triacilglicerois plasmáticos, controle da pressão arterial e melhora da função hepática. Neste sentido, suas aplicações têm sido relacionadas com a prevenção e tratamento da síndrome metabólica, obesidade e outras doenças crônicas. Além disso, esses estudos verificaram que a suplementação com a fucoxantina isolada é segura e não está relacionada com efeitos adversos.

Uma das aplicações clínicas mais promissoras é na obesidade, pois a fucoxantina aumenta a quantidade de energia liberada na forma de calor no tecido adiposo, ou seja, aumenta a termogênese. O mecanismo de ação está associado com a indução da expressão da proteína desacopladora-1 (UCP-1, também conhecida como termogenina) no tecido adiposo branco, levando ao aumento da oxidação de ácidos graxos e produção de calor. No entanto, apenas um estudo realizado em humanos avaliou a eficácia da suplementação de fucoxantina na perda de peso. O estudo foi realizado por Abidov M. e colaboradores, em que testaram um suplemento contendo fucoxantina (2,4 mg), durante 16 semanas, em 151 mulheres obesas na pré-menopausa. A dieta foi reduzida para 1800 kcal por dia, com 50% de carboidrato, 30% de proteína e 20% de gordura. Os resultados demonstraram que houve redução significativa do peso corporal, massa gorda e pressão arterial, além de diminuição dos níveis de triacilglicerois e marcadores inflamatórios.

Portanto, apesar dos estudos experimentais encontrarem efeitos benéficos da fucoxantina, os estudos em seres humanos ainda são escassos e existem poucas informações a respeito de sua dosagem na prevenção e tratamento de doenças. Por isso, é necessário cautela para realizar sua recomendação.




Bibliografia (s)

D'Orazio N, Gemello E, Gammone MA, de Girolamo M, Ficoneri C, Riccioni G. Fucoxantin: a treasure from the sea. Mar Drugs. 2012;10(3):604-16.

Abidov M, Ramazanov Z, Seifulla R, Grachev S. The effects of Xanthigen in the weight management of obese premenopausal women with non-alcoholic fatty liver disease and normal liver fat. Diabetes Obes Metab. 2010;12(1):72-81.



Fucoxantina, aliado ao emagrecimento?

    

A fucoxantina é o composto que dá à alga parda a sua cor distinta. Estudos recentes  chamaram atenção, o que foi determinado é que um extrato de alta potência da fucoxantina contida na alga parda Wakame possui um amplo potencial  para combater a obesidade e doenças associadas, como diabete tipo II.


Metabolicamente, fucoxantina parece promover a indução da UCP1 (uncoupling protein-1) proteína desacopladora mitocondrial, essa proteína de alguma forma é capaz de impedir a formação de ATP. UCP1 parece ser capaz de desempenhar um papel importante nos processos termogênicos, ou seja, aqueles processos que produzem calor na transformação metabólica, principalmente em células de gordura branca. Células de gordura branca são aquelas que se acumulam no fígado e em volta da barriga, como resultado de excesso de peso ou obesidade. Ao contrário da cafeína, efedrina e outros estimulantes, o efeito de fucoxantina é conseguido sem estimular o sistema nervoso central por isso não há nervosismo, perda de sono, ou superestimulação.


Outro benefícios de saúde da fucoxantina:
 
Diabete: Também foi constatado em estudos com animais que a fucoxantina reduz os níveis de insulina e glicose no sangue. Os pesquisadores formulam uma hipótese de que o efeito “antidiabete” da fucoxantina pode ser devido ao fato de a fucoxantina aparentemente promover a formação de DHA (o ácido graxo omega-3 encontrado no óleo de peixe). Pensa-se que o DHA aumenta a sensibilidade à insulina, melhora os triglicerídeos e reduz o colesterol LDL ("ruim").

Alga Marrom é uma iguaria culinária apreciada por muitas sociedades, especialmente asiáticos, há milhares de anos. Assim, não é nenhuma surpresa ouvir todos os benefícios saudáveis da alga marrom. É rico em vitaminas, minerais e gorduras e água compostos solúveis como fucoidan e fucoxantina. 

SALADA DE LEGUMES COM ALGA WAKAME



1 cenoura
3 pepinos pequenos
2 tiras de alga wakame seca
3 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
½ colher (sopa) de açúcar

Coloque as algas secas no fundo da tigela que você vai usar para fazer a salada. Enquanto isso corte os vegetais em tiras finas e coloque-os em cima das algas - elas irão começar a absorver os líquidos a secretar dos vegetais.
Adicione o molho de soja, vinagre e açúcar, e misture. Deixe a salada descansar por cerca de 10 minutos, até que os vegetais absorvam o sabor dos molhos e as algas se tornam macias.


 
por Bruno Garbini e Danielle Loverri


 
Fontes consultadas:


TEIXEIRA, J. P. L. A FUNÇÃO ENDÓCRINO-METABÓLICA DO TECIDO ADIPOSO CASTANHO E A SUA APLICABILIDADE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE. Dissertação – Artigo de Revisão Bibliográfica. Mestrado Integrado em Medicina - 2009/2010.
 
 
 

Comentários