PROBIÓTICOS REDUZEM RISCO DE DOENÇAS EM CRIANÇAS PEQUENAS

  • Uma dose diária de lactobacilos reduziu de forma considerável os casos de diarreia e de infecções das vias respiratórias em crianças de creches
  • Uma dose diária de lactobacilos reduziu de forma considerável os casos de diarreia e de infecções das 
  • vias respiratórias em crianças de creches

Probióticos reduzem risco de doenças em crianças pequenas 

Um experimento randomizado sobre probióticos comuns demonstrou que uma dose diária da substância reduziu de forma considerável os casos de diarreia e de infecções das vias respiratórias em crianças de creches.
Os pesquisadores realizaram o experimento em 336 crianças saudáveis de 6 meses a 3 anos que frequentavam creches na Cidade do México. Metade recebeu uma dose diária de Lactobacillus reuteri, uma bactéria benéfica do trato intestinal que está presente naturalmente em diversos alimentos e na maioria das pessoas. A outra metade recebeu placebo de aparência idêntica.
A intervenção teve duração de 3 meses e as crianças foram acompanhadas por outros 3 meses sem receberem suplementos. O estudo foi publicado no periódico "Pediatrics" e obteve o subsídio de uma fabricante de suplementos probióticos.
Durante o estudo ocorreram 69 casos de diarreia entre os participantes que receberam placebo e 42 entre os que receberam os suplementos. Ocorreram 204 casos de infecção das vias respiratórias entre os participantes que receberam placebo em comparação com 93 casos entre os que tomaram o probiótico.
Além disso, os participantes do grupo que recebeu o placebo utilizaram antibióticos durante em média 4,1 dias, enquanto que os que usaram os suplementos tomaram o medicamento durante em média 2,7 dias. As diferenças perseveraram por 12 semanas após o término da intervenção com suplementos.
"O que é digno de nota nesse caso é que foram usados probióticos específicos em um estudo com formato bom e com acompanhamento", afirmou Stephen S. Morse, infectologista da Universidade Columbia, que não esteve envolvido no estudo. "Essa é mais uma prova do valor dos probióticos, mas ainda temos muito o que aprender."

Fonte:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/22/probioticos-reduzem-risco-de-doencas-em-criancas-pequenas.htm

Comentários