SONO E EMAGRECIMENTO





 








Sono e Emagrecimento


Sono e Emagrecimento: uma boa noite de sono pode estar ligado à perda de peso?


Se você está pensando em emagrecimento ou quer manter o peso e não está conseguindo, então, deve começar a prestar mais atenção na qualidade do seu sono/descanso.

O que um tem haver com o outro? 


A gente dorme uma grande parte de nossas vidas, mas muitas vezes não damos a atenção necessária à ele. Noites mal dormidas nos deixam cansados, com dificuldade de raciocinar, estressados e muitas vezes não nos ajudam a manter ou perder peso. Isso acontece porque quando ficamos muitas noites sem dormir direito, nosso metabolismo e nosso hormônios ficam desequilibrados contribuindo para o ganho de peso e nunca conseguimos o emagrecimento ideal.

Hormônios e o Sono

Pesquisadores da Universidade de Chicago nos EUA (*) dizem que a restrição de boas noites de sono (isso quer dizer, não dormir as horas necessárias para seu corpo descansar e regenerar) pode ativar o aumento do hormônio ghrelin que estimula o apetite. Este hormônio é produzido no estômago. Muita produção dele nos faz sentir como se estivéssemos morrendo de fome. Ghrelin é produzido enquanto a gente dorme, e quando dormimos bem ele é produzido na quantidade necessária que precisamos (= equilíbrio).

Já a Leptina é o hormônio que nos avisa que estamos satisfeitos. Outros estudos descobriram que pessoas que dormem pouco diminuem a leptina e aumentam ghrelin, e essas diferenças contribuem para o aumento do apetite.

Bom, então quanto de horas seria necessário para se ter uma boa noite de sono? 

Isso vai depender de pessoa para pessoa, o mais importante é que você avalie como se sente quando acorda: cansado ou bem disposto? Se você dormiu 6 horas e sentiu bem disposto então tá ok, mas se sente cansado e tem vontade de dormir durante o dia, talvez seja preciso dormir mais horas por noite.

Um boa dica para melhorar a qualidade do seu sono é praticar atividade física durante o dia, mas evitar ao máximo praticá-la muito tarde da noite, perto da hora de dormir, pois seu corpo precisa voltar a temperatura normal para sentir vontade de adormecer. Ao se movimentar vigorosamente, você alivia o stress, melhora a circulação, ativa os orgãos, e após o exercício você relaxa a musculatura e todo o corpo, abaixando a temperatura e ajudando-o a sentir aquele sono gostoso.


Outras dicas muito boas são:


- Tomar consciência do que está contribuindo para suas noites mal dormidas e fazer algo para mudar.

- Ir para a cama o mais cedo que puder. Mesmo que você não adormeça na hora em que deitar, pelo menos seu corpo já começará a ficar mais relaxado. Além do que, o fígado e a vesícula geralmente realizam o serviço de desintoxicação entre 23h e 2h. Se você não estiver na cama as 23h (pelo menos), você perturba o processo de limpeza do organismo e, em consequência, atrapalha o processo de emagrecimento e vai se sentir sem energia no dia seguinte. 

- Evitar de ter ou deixar ligado TV e/ou computador no seu quarto. Faça dele um lugar tranquilo, silencioso e calmo para te ajudar a dormir.

- Evite comer muito, dando um espaço de pelo menos 3 horas antes de ir dormir.

- Evite beber ou comer alimentos ou bebidas estimulantes (cafeína, chocolate, mate, chá preto, comidas apimentadas, etc.) antes de ir pra cama.

- Prefira colocar luz ambiente antes de ir dormir, para não te estimular demais antes de ir pra cama.

- Tome um banho relaxante utilizando óleos essenciais na banheira ou utilize um difusor de pedra para queimar esses óleos e perfurmar o banheiro ou mesmo o seu quarto. Bons óleos que ajudam a acalmar são: lavanda, manjerona, camomila, vetiver, laranja, ylang ylang.

- Pratique uma respiração para relaxar. Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando "empurrar" suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!

- Meditar também é um boa opção. Você pode ouvir um mantra ou uma música bem suave e relaxante.


- Tome chás de ervas, como por exemplo erva doce ou camomila.







Por Malu

Fonte:http://www.alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2013/08/sono-e-emagrecimento.html

Comentários