13 MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NOS QUAIS VOCÊ NÃO DEVE ACREDITAR

Vilões ou heróis: descubra os mitos e verdades sobre os alimentos que são tidos como inimigos ou aliados de uma dieta saudável (Foto: Think Stock)

13 mitos sobre alimentação saudável nos quais você não deve acreditar

Cortar totalmente carboidratos e glúten, evitar ovos e carne estão entre as restrições alimentares comuns que você não deveria dar ouvidos, segundo especialistas 


1. Ovos fazem mal para o coração
Ovos são conhecidos por conter uma grande quantidade de colesterol que, como sabemos, faz mal ao coração. Mas não é tão simples: estudos têm mostrado que o colesterol encontrado nos ovos não tem tanto impacto no seu colesterol total, mas sim a gordura saturada contida em frituras, por exemplo, que eleva os tais níveis ruins. Evite muitas gemas e consuma mais claras, fontes de proteína, para uma alimentação saudável.
Olho nas barrinhas que contêm camadas de chocolate, M&M’s, corantes artificiais  (Foto: Think Stock)


2. Barra de cereal é sempre um lanche saudável
Embora as amêndoas e frutas secas sejam realmente saudáveis, o que dizer das barrinhas que contêm camadas de chocolate, corantes artificiais e outros ingredientes nada saudáveis? Se você quer enganar a fome sem engordar, o melhor é consumir as amêndoas e frutas secas sem incrementos.
Não são só batatas fritas que contêm gordura, alguns alimentos tidos como saudáveis também (Foto: Think Stock)


3. Consumir comidas gordurosas levam a um corpo gordo
Existem diferentes tipos de gorduras e consumir algumas delas na dieta é essencial para uma alimentação saudável. Assim como manteiga e batatas fritas, opções saudáveis como amêndoas e abacates também são gordurosos. Mas as gorduras contidas em alguns alimentos naturais reduzem os riscos de doenças do coração e infarto. Então, saber qual a gordura deve ser cortada da dieta é a dica.
Carboidratos estão em quase tudo, da fruta ao sonho de padaria (Foto: Think Stock)


4. Você deve evitar totalmente carboidratos
Assim como as gorduras, é importante saber qual o tipo de carboidrato precisa ser evitado. Carboidratos estão em quase tudo, da fruta ao sonho de padaria. Apenas tenha certeza de estar comendo mais do primeiro e menos do segundo.
Pessoas que cortam totalmente alimentos gordurosos da dieta muitas vezes descontam nos doces (Foto: Think Stock)


5. Cortar gorduras é sempre a melhor maneira de perder peso
Quando você corta totalmente um grupo alimentar, a tendência é que você acabe suprindo a carência com outro. E, na maior parte das vezes, quem corta radicalmente qualquer gordura acaba descontando no açúcar, o que só piora as coisas.
  •  
Comer carne não é a única maneira de incluir proteína na dieta (Foto: Think Stock)


6. Carne é a única maneira de ingerir uma “proteína completa” no dia a dia
Embora a carne seja de fato uma proteína completa, o que significa que contém os aminoácidos que nosso corpo precisa, essa não é a única maneira de incluir proteína na dieta. Vegetais, frutas e grãos também são ricos em proteína, então não pense que ser carnívoro é a única maneira de ter uma alimentação balanceada.
Alimentos orgânicos são menos expostos a pesticidas e outros químicos, o que não quer dizer que tenham mais nutrientes que os não-orgânicos (Foto: Think Stock)


7. Alimentos orgânicos são sempre mais saudáveis
Este é um tema controverso entre pró-orgânicos e quem olha este tipo de alimento com desconfiança. Fato é que os alimentos orgânicos são menos expostos a pesticidas e outros químicos, o que não quer dizer que tenham mais nutrientes que os não-orgânicos. Então, pense em orgânicos quando quiser comer algo livre de aditivos e não apenas ter uma alimentação balanceada.
A quantidade de vinho que não faz mal à saúde é de apenas uma tacinha por dia (Foto: Think Stock)


8. Vinho tinto faz bem ao coração
Não se preocupe: não se trata de jogar por terra sua desculpa favorita para beber um bom vinho. Mas não é o vinho que pode elevar seu HDL, o chamado colesterol bom, mas sim o etanol, contido em qualquer bebida alcoólica que, em pequenas doses, previne o entupimento de artérias. Mas não use isso como desculpa para encher a cara –a quantidade de vinho, por exemplo, que não faz mal à saúde é de apenas uma tacinha por dia.
Muitas delas contêm grandes quantidades de açúcar (Foto: Think Stock)


9. Granola sempre faz bem
Só porque reúne aveia, amêndoas, frutas secas que a granola é o alimento mais saudável do mundo. Muitas delas contêm grandes quantidades de açúcar. Então, se você está procurando por um cereal leve, esta talvez não seja a melhor escolha.
Há uma razão para que o arroz branco seja um dos principais ingredientes países considerados saudáveis como o Japão (Foto: Think Stock)


10. Arroz integral é sempre melhor do que arroz branco
Há uma razão para que o arroz branco seja um dos principais ingredientes países considerados saudáveis como o Japão. Apesar de passar por mais processos químicos que seu homólogo mais escuro, alguns tipo depois são enriquecido com os nutrientes que perdem. O arroz integral, por outro lado, tem níveis mais elevados de arsênico e ácido fítico, o que torna mais difícil para o corpo absorver nutrientes como ferro.
Café contém grandes quantidades de antioxidantes, mas deve ser tomado com moderação (Foto: Think Stock)


11. Café faz mal
Café contém grandes quantidades de antioxidantes, previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2, além de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Não, isso não quer dizer que você pode beber litros de cafeína durante o dia. Como sempre, o problema é o excesso.
Novo grande vilão das dietas em todo mundo, o corte total do glúten só é indicado por motivos de saúde (Foto: Think Stock)


12. Parar de comer glúten vai fazer você perder peso e ficar saudável
Novo grande vilão das dietas em todo mundo, o corte total do glúten só é indicado por motivos de saúde, a pessoas que têm intolerância ou sensibilidade a este ingrediente. Em outros casos, você pode apenas estar privando seu corpo de uma grande quantidade de alimentos.
Moderação é a palavra-chave para consumir açúcar (Foto: Think Stock)


13. Açúcar só faz mal
Como todos os outros alimentos desta lista, moderação é a palavra-chave. Especialistas recomendam açúcar, fonte de energia, limitado a 10% de uma dieta diária.

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/09/13

Comentários