Pular para o conteúdo principal

COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS DE FORMA NATURAL E SAUDÁVEL



Como higienizar os alimentos? 

(de forma natural e saudável)



Muitas pessoas são muito preocupadas com a questão da higienização dos alimentos, o que de fato é importante, principalmente porque não plantamos mais nosso alimento e não sabemos por onde ele já passou. 

E outras ainda ficam preocupadas em higienizar para tirar o agrotóxico. Ledo engano. Não acredite que você conseguirá tirar o agrotóxico do alimento deixando ele em alguma solução química. 

Sabe por quê?

Segundo Conceição Trucom (química, cientista e palestrante de alimentação natural): 

Os agrotóxicos uma vez usados durante o cultivo dos alimentos de cultura extensiva ou convencional passam a fazer parte, de forma sistêmica, de todas as partes daquela planta. Ou seja, engana-se quem pensa que lavar, esfregar ou deixar de molho em algum produto, irá zerar a presença original de agrotóxicos.
Isso não existe: não é possível.
É claro que certas partes daquela planta podem estar MAIS contaminadas de forma residual (o não respeito do tempo que se deve esperar entre a aplicação do agrotóxico e a colheita do alimento por exemplo), como as cascas e sementes. Mas, mesmo em menores concentrações que nestas partes, todo o alimento está contaminado." 

Entenderam? E essa informação é muito importante!! Por isso que é tão importante darmos valor para os alimentos orgânicos vindos de cultivos confiáveis. A gente tem que começar a entender que toda essa química, remédios etc, penetram no solo, penetram no interior dos alimentos e tudo o que é vivo. Não importa só limpar o externo, é preciso mudar a forma como lidamos com o interno, aquele que nasce e cresce. Podemos até fazer uma comparação com nós seres humanos, que precisamos cuidar do nosso interior, pois o que salta aos olhos no exterior é pura consequência de como nos tratamos de dentro pra fora ;) 

Por isso meu intuito com este post é esclarecer que métodos difundidos por aí acabam sendo mais nocivos do que nos protegendo realmente, e, claro eu também vou dar a solução natural e saudável, além de barata e prática ;) 

Então, qual a melhor forma de higienizarmos nossos alimentos?  

Nesses nossos tempos modernos, onde praticamente todos os nossos alimentos vem de fora (de outros lugares, agriculturas tradicionais ou orgânicas, CEASAs, etc.), e não da nossa horta caseira, a higienização se faz necessária para cuidado da nossa saúde. 

Porém, higienizar é totalmente diferente de assepsia - que é a brutal limpeza feita com soluções fortes como: hipoclorito (água sanitária), água oxigenada e iodo. Todas essas soluções quando ficam de molho com os alimentos, acabam sendo absorvidos de alguma forma e ficam resquícios na sua parte externa, sendo depois consumidos por nós. 

Todas essas práticas citadas acima que são nocivas só deveriam ser feitas em casos mais extremos como contaminação da água, de alimentos, epidemias, ou falta de higiene básica. Não no nosso dia a dia dentro de nossas casas, porque essas substâncias vão enfraquecendo nosso sistema imunológico aos poucos, minando nossa microbiota natural, e abrindo espaço para doenças! 

Além desses citados que são bem fortes, ainda se usam o vinagre e o bicarbonato para higienizar os alimentos. Tanto um quanto o outro não tem realmente eficácia comprovada de ser um bactericida. Então nem vale a pena. 

 

A solução


bom mesmo, tanto para a nossa saúde diária, quanto para o nosso planeta (pois seus resíduos são 100% biodegradáveis) é o tal do LIMÃO. Sim, esse alimento maravilhoso é muito mais eficaz como bactericida natural para higienizarmos nossos alimentos. E o bom de tudo é que você utiliza ele integralmente: suco, polpa e casca! 

No vídeo abaixo eu ensino como você pode higienizar com limão. 


É muito mais eficaz, barato, sustentável, prático (pois você encontra limão com facilidade) e faz um bem danado para nossa saúde. 
Experimente e comprove! Eu já utilizo essa técnica há um bom tempo. 

A receita básica é: 

Para 1 litro de água, corte 1 limão inteiro em 4 partes, exprema seu suco, e acrescente à bacia com água e suco de limão as partes cortadas com polpa e casca. 

Para alimentos mais delicados, deixe agir por 5 minutos.

Para alimentos mais resistente, deixe agir por 10-15 minutos. 


Simples assim! 

Espero que seja uma boa dica pra você! 


Malu

Fonte:http://alimentacaointeligente.blogspot.com.br/2014/08/como-higienizar-os-alimentos-de-forma.html

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …