SAIBA O QUE COMER E BEBER ANTES,DURANTE E DEPOIS DAS ATIVIDADES : POTENCIALIZE SEUS EXERCÍCIOS

Potencialize os exercícios físicos: saiba o que você deve comer e beber antes, durante e depois das atividades

Tomar água enquanto me exercito é essencial? Posso comer antes da aula de ioga? O que tenho que beber depois da musculação? Uma nutricionista responde a estas e outras dúvidas para você ter mais disposição e impulsionar o efeito das atividades aeróbicas e musculares.

Para quem quer emagrecer ou manter a boa forma não basta praticar atividades físicas. É preciso atrelar a rotina de exercícios aeróbicos e musculares com a alimentação saudável e equilibrada. Fora isso, existem alimentos e bebidas certas para o pré e pós-treino. A nutricionista inglesa Anita Bean indica as refeições ideais de acordo com o exercício físico que você faz.

ATIVIDADES AERÓBICAS 

Caso vá fazer um exercício de até 1h30, como correr no solo ou na esteira, o que você come antes é o segredo para executá-lo bem. A nutricionista recomenda uma refeição rica em carboidrato duas ou três horas antes de você começar. "O macarrão ou a batata são digeridos com facilidade e fornecem energia. Se você não tem muito tempo, experimente uma barra de cereais 30 minutos antes. Durante o treino, beba cerca de 500 ml de água."

ATIVIDADES AERÓBICAS INTENSAS

Para exercícios que durem mais de 1h30, você precisará manter seus músculos abastecidos, maximizar sua resistência e repor os líquidos perdidos. Segundo Anita, uma bebida isotônica é perfeita para isso. Além disso, você pode carregar uma garrafa de água, um energético em gel e uma barra de cereais leve.

MUSCULAÇÃO

Depois de levantar peso, você precisa comer proteína para recuperar os músculos. Mas você não tem que necessariamente optar pelos suplementos protéicos, você pode tomar um copo de leite, por exemplo. "Quando os músculos são forçados, o que acontece quando você faz musculação, os níveis do cortisol, hormônio do estresse, são elevados, causando a ruptura do tecido muscular. E o leite impulsiona a construção do tecido, e assim você pode desenvolver músculos fortes e tonificados", explica. Um sanduíche de manteiga de amendoim ou uma porção de nozes e passas e um copo de leite semidesnatado é o lanche ideal pós-treino. E durante beba água.
DEPOIS DE LEVANTAR PESO, BEBA OU COMA UMA PROTEÍNA PARA FORTALECER E TONIFICAR OS MÚSCULOS (Foto: Thinkstock)
BICICLETA

"Leve uma bebida isotônica para aumentar a resistência ou uma garrafa de água e um lanche prático", diz. "Uma barra de cereais ou uma banana vai dar um impulso de energia. Depois do treino, uma bebida protéica e rica em carboidratos de recuperação irá ajudar a restaurar a energia, os músculos e também a hidratá-la.", ressalta a nutricionista.

NATAÇÃO

O que você come antes da entrar na piscina é mais importante, e uma proteína e um carboidrato são essenciais. "No café da manhã, coma banana com aveia, mel e leite ou ovos com torrada. Meia hora antes de mergulhar, faça um pequeno lanche, uma porção de frutas secas e nozes vai sustentar seus níveis de açúcar no sangue, ou seja, irá manter sua energia. Durante a prática, você pode beber água."

IOGA OU PILATES

"Coma algumas horas antes da aula de ioga ou pilates, se você se alimentar em uma horário próximo à prática da atividade, ficará desconfortável para fazer os movimentos já que a comida ainda estará em processo de digestão", diz Anita. "Você não vai queimar toneladas de calorias, portanto não precisa se abastecer muito. Como algo leve, saudável e de fácil digestão. Uma salada de frango é perfeita." Alguns professores de ioga não aconselham beber água durante as aulas, pois ela pode atrapalhar os exercícios. De qualquer forma, você não perde muito líquido em nenhuma das duas atividades. "Quando terminar a aula, beba um bom copo de água."
ANTES DA AULA DE IOGA OU PILATES, O IDEAL É VOCÊ COMER ALGO LEVE E DE FÁCIL DIGESTAO PARA NÃO ATRAPALHAR OS MOVIMENTOS (Foto: Thinkstock)

DANÇA

Coma uma barra de cereal com aveia ou um mingau de aveia meia hora antes de praticar a atividade, o ingrediente dará energia e você conseguirá aguentar o ritmo da aula. Caso o exercício seja muito intenso, ingira uma bebida isotônica durante a prática. "Mas para atividades moderadas ou com baixo impacto tome apenas água."




Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/09/

Comentários