Pular para o conteúdo principal

VOCÊ APROVEITA OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GIRASSOL

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?


Ninguém costuma dar muita importância para semente de girassol, mas você sabe o que essa sementinha pode contribuir para sua saúde?
A semente de girassol é super nutritiva. Contém gorduras boas e essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras.

Composição Nutricional da Semente de Girassol

A semente é uma excelente fonte de fibras e proteínas. Possui minerais como: cálcio, potássio, magnésio, cobre, fósforo e selênio. Tem um alto teor de vitaminas do complexo B,  vitamina E, K e Vitamina A. Possui um óleo benéfico para nosso organismo, além das gorduras poli-insaturadas – ômegas 6 e 9.

Benefícios da Semente de Girassol

  • Por ser rica em vitaminas do complexo B, auxilia no bom funcionamento cerebral.
  • Excelente fonte de energia para o nosso corpo, uma vez que é rica em ácidos graxos essenciais.
  • Promove a saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como derrame, infarto etc.
  • Estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, contribuindo para o controle da pressão arterial.
  • A concentração de vitamina E colabora para a ação antioxidante do nosso organismo, auxiliando no combate do envelhecimento precoce e minimiza os sintomas incômodos do período da menopausa.
  • Devido a presença de fibras, a semente de girassol auxilia na regularização do trânsito gastrointestinal e no prolongamento da sensação de saciedade.
  • A semente de girassol também é rica em magnésio, um mineral cuja deficiência no organismo pode ocasionar dor muscular, fadiga, câimbra e a temida enxaqueca.
  • Ameniza os sintomas da TPM, pois favorece a produção da serotonina, o que diminui os distúrbios de humor.
Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Óleo de Girassol para Pele e Cabelos

O óleo de semente de girassol também pode fazer bem à saúde da nossa pele. Alguns estudos mostram um potencial efeito benéfico deste alimento sobre a cicatrização da pele.
Além disso, o óleo de girassol é muito utilizado como hidratante para peles sensíveis de crianças e bebês. Ainda é encontrado em óleos essenciais por ser um ótimo óleo carreador, podendo ser aplicado na pele e nos cabelos.
A abundância de minerais, vitaminas e ácidos graxos encontrados no óleo de girassol promove a saúde dos cabelos de muitas formas. O produto deixa os fios macios e brilhantes, previne o ressecamento e o frizz e facilita o penteado.
Pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, massageado por alguns minutos, e em seguida lavado normalmente. Ou também podem ser usadas algumas gotinhas nas pontas dos fios.
Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Como Consumir a Semente de Girassol

A semente de girassol é um alimento que, além de super gostoso, é muito prático de inserir na alimentação, pois apenas uma colher de sopa por dia já é suficiente para que todos os seus benefícios sejam sentidos pelo corpo.
O óleo desta semente pode ser usado em lanches, sobre a salada e como tempero em receitas habituais. Utilizar a semente como forma de petisco, pode ser uma boa forma de substituir outros alimentos que não são tão saudáveis.  Pode ser usada como um incremento a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. E pode ser misturada à salada de folhas ou de frutas, batidas em sucos, vitaminas ou integradas às massas.

Onde comprar?

Em lojas de produtos naturais e em supermercados. Prefira a versão sem casca para facilitar o consumo.
Que tal incluir um pouco de semente de girassol no seu dia-a-dia? É fácil e os benefícios são perceptíveis!

Fonte:http://belezaesaude.com/semente-de-girassol/

Você aproveita os benefícios da semente de girassol?

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …