AÇÚCAR BRANCO 'ALIMENTA' AS CÉLULAS CANCERÍGENAS

Açúcar branco 'alimenta' as células cancerígenas

Nutricionista holística e apresentadora do GNT, Bela Gil ainda diz que excesso de açúcar também está relacionado às doenças psíquicas, com síndrome do pânico e depressão.

Imagem ilustrativa: Getty Images
A nutricionista holística Bela Gil, apresentadora do programa "Bela Cozinha", é categórica quando o assunto é açúcar branco: ele é um dos maiores vilões da alimentação saudável.

E não faltam argumentos da especialista para sustentar sua afirmação. Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre o açúcar, listadas por Bela Gil, e entenda por que ele é vilão, e não mocinho. 

1-Afinal, o que é açúcar?
"Pão, fruta, arroz, álcool, macarrão, tudo isso em excesso vai virar acúmulo de gordura. O açúcar em excesso no corpo vira gordura. Só é sinônimo de energia para quem o usa como fonte; se não gasta essa energia, vira gordura", avisa a especialista em alimentação saudável.

"As pessoas esquecem, mas o açúcar branco é carboidrato. Aprendemos a gostar muito de carboidrato, pois era um sinal de que o alimento não era venenoso (amargo). Mas o açúcar é destituído de qualquer outro nutriente. O único alimento que não vem acompanhado de outra coisa", explica Bela Gil.


2-Os danos para a saúde
Os efeitos do consumo desenfreado do açúcar branco estão diretamente relacionados à saúde e ao bem estar do indivíduo. "O excesso de açúcar causa aumento de colesterol e triglicerídes, aumento dos níveis de insulina e de corticosteróides no sangue, além do aumento da acidez gástrica. Essas variações metabólicas também causam o diabetes e a hipoglicemia - que, hoje em dia, também é comum em pessoas sem diabetes", avisa Bela Gil.

Outra alteração causada pelo açúcar é no Ph do sangue. "Isso significa a perda de fósforo e, consequentemente, perda de cálcio dos ossos e aumento de cálcio na corrente sanguínea", explica a nutricionista.

É, também, o principal motivo para a proliferação do câncer. "Ele aumenta os níveis de insulina no sangue. E os tumores têm 20 vezes mais receptores de insulina do que as células sadias", avisa. Ou seja, as células doentes estão sempre bem alimentadas quando o paciente consome muito açúcar branco.


3-Os danos relacionados ao bem estar
"O açúcar está relacionado com as variações de humor e doenças psíquicas como a síndrome do pânico e depressão", ressalta. A nutricionista também dá uma dica a quem costuma "acordar com sono": "Evitar açúcar e refinados no período da manhã e à tarde, pois causa hipoglicemia e sonolência", explica. Justamente o contrário do que você pensava, não é? Mas é que, como Bela Gil explicou antes: quando não se gasta a energia, ela vira outra coisa no organismo, ou seja, gordura.

4-Como diminuir a ingestão de açúcar
"É um desafio diminuir o açúcar", reconhece a especialista. "Se já consome muita fruta, então, o desafio é maior ainda. Mas é preciso ter consciência do açúcar que se ingere. Tirar o hábito de sobremesa do brasileiro é um bom começou, porque causa uma dependência física e psicológica", sinaliza.

Como o câncer se alimenta do açúcar (e outras grandes razões para evitar doces refinados)


Não é só o açúcar a principal fonte de calorias em excesso, nos Estados Unidos, as última pesquisa mostra também que as células cancerosas se dobram a xarope de milho de alta frutose, acrescentando mais um motivo para evitá-lo.

Um par de anos atrás, os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles descobriram que as células tumorais pancreáticas utilizar frutose para dividir e reproduzir, desmascarar pressupostos anteriores, que todos os açúcares são as mesmas.

As células tumorais que foram alimentadas com glucose e frutose usada esses açúcares de duas maneiras diferentes, a equipe de pesquisa dita. "Grande importância para pacientes com câncer seus resultados, que foram publicados na revista Cancer Research, pode ajudar a explicar estudos anteriores que ligaram a ingestão de frutose com câncer de pâncreas, uma das mais mortais formas da doença.

"Estes resultados mostram que o câncer de células podem facilmente metabolizar a frutose para aumentar a proliferação ", o Dr. Anthony Heaney do Jonsson Cancer Center da UCLA, e seus colegas em 2010.

"Eles têm grande importância para os pacientes oncológicos a consumo de frutose dietética refinada, e indicam que os esforços para reduzir a ingestão de frutose refinada ou inibir frutose mediadas ações podem interromper o crescimento do câncer", disse ele.

Americanos, muito mais do que as pessoas na maioria dos outros países industrializados, consomem uma quantidade incrível de frutose, principalmente xarope de milho, que é uma mistura de glicose e frutose, usado principalmente em refrigerantes, pão e uma série de outros alimentos processados.

Incrivelmente, ainda não há um consenso entre os políticos, especialistas do setor e de saúde sobre a possibilidade de alta frutose em xarope de milho e outros ingredientes açucarados. Isso é provável porque não houve mais educação pública sobre as consequências do consumo de frutose-pesados, alimentos processados.

Células tumorais se desenvolvem em todos os açúcares. A Associação Americana do Coração , por exemplo, diz muito açúcar de qualquer tipo, não só prender o cinto, mas aumentam o risco de doença cardíaca e derrame.

E um número de estados, incluindo Nova York e Califórnia, considerou a cobrança de um imposto sobre açúcar no refrigerantes para ajudar a pagar os pacientes que sofrem de doenças relacionadas à obesidade e que estão cobertos por programas governamentais de seguros de saúde.

Estes impostos foram sucesso na oposição, na maior parte, com a ajuda de milhões de dólares em dinheiro de lobby de grupos de interesse que dizem que o açúcar é o açúcar. A equipe Heaney encontrou outra forma, Reuters relatou.

As células tumorais prosperaram em ambos os tipos de açúcares, mas proliferaram com frutose. "O mais importante, no metabolismo de frutose e glicose são bastante diferentes", escreveu a equipe. "Eu acho que isso tem um monte de implicações para a saúde pública.

Esperemos que, em nível federal, haverá um esforço para voltar atrás na quantidade de xarope de milho rico em frutose em nossas dietas ", Heaney, em um comunicado. Consumo de alta frutose cresceu rapidamente no EUA - em 1.000 por cento - entre 1970 e 1990, sobre o tempo da epidemia de obesidade começou a sério.

História de doença associada a dietas açucaradas xarope de milho rico em frutose também tem sido associada a outras condições médicas e doenças: - Uma dieta rica em xarope de milho faz o corpo produzir excesso de ácido úrico, o que piora a gota - uma doença causada por níveis elevados de ácido úrico - de acordo com um estudo publicado em 2012 Março Journal of Nutrition . - 

Pesquisadores da Universidade de Duke na Carolina do Norte, disseram que o consumo de frutose pode piorar fígado gordo por "esgotar a sua reserva de moléculas de importância crítica chamado ATP, que proporcionam as células do fígado (e outras células do corpo) de energia para os processos celulares importantes, incluindo o metabolismo," Science Daily relatado.

Um estudo publicado no Journal of Nephrology concluiu que a ingestão de "frutose dietética" agrava a doença renal por inibição da absorção intestinal de cálcio e vitamina D. 
 
Tradução. C. Marinho. (Adrien)
 
Fontes: Natural news Por Trás da Mídia Mundial

"Açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo", diz especialista


Para os apaixonados por doces, um alerta: “açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo”, de acordo com Paul van der Velpen, chefe do serviço de saúde de Amsterdã, na Holanda. 

Ele explica que o seu uso deve ser desencorajado porque é viciante e que os produtos açucarados deveriam vir com alertas de saúde, assim como os maços de cigarro. Os dados são do jornal Daily Mail.

Velpen afirmou que é "tão difícil de largar [o açúcar] quando o cigarro". Segundo ele, quando as pessoas comem gorduras e proteínas, param quando se sentem satisfeitas, mas, no caso do açúcar, ingerem por mais tempo, até que o estômago comece a doer. 

A solução, na opinião do especialista, é tributar o açúcar da mesma forma que o álcool e o cigarro. Também sugeriu que a quantidade de açúcar que pode ser adicionada aos alimentos processados deve ser regulamentada.

Fonte: Terra

Comentários