Pular para o conteúdo principal

DIETA DOS SUCOS DETOX EMAGRECE ? ESPECIALISTAS ESCLARECEM

Dieta dos sucos detox emagrece? Especialistas esclarecem

Segundo especialistas, com a dieta se perde líquido, e não gordura

Segundo especialistas, ainda não foi desta vez que descobriram uma fórmula mágica para o emagrecimento "express". Estamos falando da dieta dos sucos, que pode durar até três dias e promete resultados para quem quer perder peso em pouco tempo. Nutricionistas, no entanto, apontam que não é bem assim.
Suco detox de clorofila (Foto: Getty Images)

A dieta dos sucos não elimina gordura, efetivamente, só líquido, afirma especialista (Imagem ilustrativa: Getty Images)

Para Camila Gracia, do Hospital do Coração (HCor), é possível secar alguns quilos, porque as bebidas possuem alimentos podem oferecer efeito diurético. "Com a eliminação de água do corpo, é natural que o efeito na balança seja aparentemente positivo. Mas esse tipo de dieta não se sustenta, pois não se perde gordura, efetivamente, só líquido", explica.

Abaixo, a nutricionista Luciana Harfenist esclarece como a dieta líquida trabalha no organismo e por que tende a não funcionar.


Dieta do suco não reeduca a alimentação

Isso é dito em exaustão por todos os nutricionistas: para uma dieta efetiva para perder peso e ter resultado duradouro é imprescindível uma reeducação alimentar. E, segundo Harfenist, não é isso que a dieta líquida propõe. "As dietas muito restritivas não ensinam o indivíduo a comer, além de expor o organismo a deficiências nutricionais. Uma dieta feita apenas de sucos não trará resultados permanentes, pois a restrição calórica é tão grande que o organismo poupará gordura e queimará músculo", explica.

Dieta dos sucos (Foto: Getty Images)

"Uma dieta feita apenas de sucos não trará resultados permanentes, pois a restrição calórica é tão grande que o organismo poupará gordura e queimará músculo", afirma Luciana Harfenist (Imagem ilustrativa: Getty Images)
Dietas líquidas só para finalidades específicas

Segundo Harfenist, a dieta líquida tem objetivos específicos e só é prescrita quando necessária nos seguintes casos: hidratação; pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição; em casos de afecções do trato digestório; preparos para exames e cirurgia; pré e pós-operatórios. Essas são as indicação para uma dieta liquida "Quem trabalha com reeducação alimentar e saúde não prescreve esse tipo de dieta para uma pessoa saudável", insiste a nutricionista.


Sacrifica os músculos

"Dietas restritivas fazem você perder massa magra, aumentando a flacidez e diminuindo o metabolismo basal", avisa Luciana.


Sem músculos, difícil emagrecer

É o músculo um dos responsáveis por manter o gasto calórico em alta. E músculos são proteínas, ou seja, para mantê-los é preciso abastecê-los com aquele nutriente. "Dietas de sucos dificilmente atingirão a cota necessária", garante Luciana.

Não se faz detox em três dias

Se o objetivo for caber em uma roupa para um dia específico, até vai ajudar, pois, conforme apontou Camila Gracia, os sucos têm efeito diurético e você perderá líquido. Mas se a sua intenção é impulsionar aquela dieta duradoura, pode esquecer, segundo Luciana Harfenist.

"Detoxificaçao hepática é um processo contínuo que deve ser prescrito por nutricionista especializado. Outros profissionais não estão aptos a prescrever uma dieta rica em especificidades, que pode até prejudicar o paciente, conforme o caso. Por exemplo, pessoas com alterações hormonais, colón irritável, anemias, doenças hepáticas, entre outros", lista a médica.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/dieta-dos-sucos-detox-emagrece-especialistas-esclarecem.htm

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …