QUAL ISOTÔNICO ESCOLHER PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Gatorade, Marathon, Powerade, Taeq, Suum, Gu ou Herbalife: qual isotônico escolher?

Veja o comparativo com as principais marcas e o diferencial de cada uma

GATORADE

Um dos isotônicos mais populares é apresentado de forma equilibrada em relação aos concorrentes. Com o nível calórico médio, ele apenas fica atrás de outros na porcentagem de potássio.

Com 90 mg de sódio, ele deve ser evitado por quem não pratica exercícios, sofre de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais, assim como qualquer outro isotônico.

POWERADE

Melhor opção para os vegetarianos, por possuir vitaminas do complexo B - presentes na carne vermelha - o Powerade é o único da lista a possuir B3, além de B6 e B12. Ele também possui menos calorias do que o Gatorade. São 45 Kcal em relação às 48 Kcal do concorrente.

MARATHON

Mesmo sendo o isotônico mais calórico da lista (56 Kcal), o Marathon sai na frente quando o assunto é potássio. O mineral aparece com 69 mg.

TAEQ

A marca do Pão de Açúcar possui menos sódio que os seus concorrentes (83 mg), mas se mantém na média em outras categorias. Apesar da principal função do isotônico ser repor os sais minerais, é uma boa opção para quem deseja reduzir o consumo de sódio diário.

GU

Com bem menos calorias que os concorrentes (10 Kcal), o GU é efervescente e tem uma das maiores quantidade de sódio entre os pesquisados (320 mg). O potássio também aparece em grande porcentagem (55 mg), mas a taxa de carboidrato é a menor entre as marcas (1g).

SUUM

Ganhador da categoria maior sódio (378 mg), o SUUM não contém calorias, além da grande quantidade de potássio (55 mg). O cloreto também aparece em elevado número (154 mg). Ele é o segundo da lista que possui vitaminas do complexo B, como a B5, B6 e B12. Além de conter vitamina C.

HERBALIFE

O 24 Hydrate, da Herbalife, tem o maior nível de potássio da lista (89 mg), além de baixa taxa de carboidrato (4,0 g). O sódio é encontrado em nível alto (229 mg) e há vitamina C (18 mg) e B6 (0,50 mg).

TABELA NUTRICIONAL COMPARATIVA

Esta é a tabela com as informações nutricionais de cada isotônico, de acordo com a embalagem, cabendo ao consumidor comparar e escolher o mais adequado para a sua alimentação e necessidade.

Vale ressaltar que, segundo Danilo Balu, nutricionista (USP) e colunista do Webrun, os isotônicos são realmente funcionais apenas em corridas acima dos 42 quilômetros, pois menos que isso apenas ajuda na reposição de carboidratos. "Basicamente, a bebida deveria ser consumida somente em atividades com mais de 01h30 de duração e obedecendo a sede, não a quantidade recomendada pelo fabricante", ressalta Danilo.

Fonte:http://webrun.uol.com.br/h/noticias/gatorade-marathon-powerade-taeq--suum-gu-ou-herbalife-qual-isotonico-escolher/15416#exibir

Comentários