CIENTISTAS DESCOBREM QUE O MORANGO CONSEGUE PROTEGER A PELE DOS RAIOS UVA


Loções protetoras feitas a partir de morangos poderão, em breve, estar à venda depois da descoberta que a fruta protege de queimaduras solares.

Cientistas descobrem que o morango consegue proteger a pele dos raios UVA 

O extrato de morango atua como protetor natural contra a excessiva radiação ultravioleta, reduzindo os danos na pele após se expor ao sol.
Pesquisadores italianos e espanhóis afirmam que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos filtros solares utilizando morango na composição. 
Maurizio Battino, líder do estudo e professor na Politecnia Universita delle Marche, na Itália, disse: “Temos verificado o efeito do extrato do morango contra os danos celulares provocados por raios UVA.
Os estudos prepararam culturas com células epiteliais humanas em meio com baixíssimas concentrações do extrato da fruta. As amostras foram expostas em luz ultravioleta em doses equivalentes a 90 minutos de um sol do meio-dia na Riviera Francesa.
Os dados confirmaram que o extrato de morango possui propriedades fotoprotetoras,  aumentando a resistência das células à radiação UVA.

Protetores solares devem proteger contra raios UVA e UVB – ambos os tipos causam queimaduras e aumentam o risco de câncer de pele.

Os raios UVA são menos poderosos que os UVB, mas penetram em maior profundidade na pele, aumentando o envelhecimento precoce. O UVB é absorvido pelas camadas superiores, liberando substâncias químicas que causam dor, inchaço e vermelhidão.
O fator de proteção solar, conhecido como FPS, é uma medida da quantidade de proteção em relação ao UVB. No Reino Unido e em vários países, a quantidade de proteção contra os raios UVA é dada através de estrelas, geralmente abaixo do FPS.
Os cientistas ainda acreditam que este é o primeiro passo para determinar os benefícios na ingestão do morango. Segundo a pesquisa, compostos chamados antocianinas encontrados em pigmentos das folhas, flores e frutos do morangueiro, são os verdadeiros responsáveis pelo efeito protetor.
Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Agricultural Food Chemistry. 

Fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/1955-cientistas-descobrem-que-o-morango-consegue-proteger-a-pele-dos-raios-uva

Comentários