O QUE PODE TORNAR CRIANÇAS OBESAS

 




   70% das crianças que sofrem este distúrbio chegam à forma adulta acima do peso
                                                         Foto: Shutterstock

Estresse em casa pode tornar crianças obesas

As crianças podem absorver todo o estresse que acontece dentro de casa e tornarem-se crianças obesas. Veja

Todos os pais sonham em criar os filhos em ambiente agradável e harmonioso. Mais do que um desejo, manter esse clima familiar pode prevenir uma doença que cresce cada vez mais: a obesidade infantil. É o que afirma um estudo publicado no The Journal of Pediatrics após analisar a família de quase 7.500 crianças entre cinco e seis anos.

Os pesquisadores descobriram que naquelas cujos níveis de tensão eram altos dentro de casa a chance de se tornarem obesas era o dobro. Os pais relataram todos os episódios estressantes que aconteceram durante todo o período de pesquisa (que começou no nascimento dos bebês). Entre os mais citados estão acidentes   domésticos, doenças, divórcio e violência.

O problema é grave: “até 70% das crianças que sofrem desse distúrbio e chegam à adolescência acima do peso, permanecem da mesma forma quando adultas. Com o agravante de que a saúde do adulto obeso será mais comprometida se a obesidade vier desde a infância”, alerta Márcio Mancini, membro da Abeso.

Conheça os perigos da obesidade infantil

Oferecer recompensas doces na hora da refeição principal passa a ideia de que somente a sobremesa é boa


Texto: Ivan Alves/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Ingrid Tanii

Os cinco erros

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são fundamentais contra o acúmulo de quilos.co erros dos pais com relação à alimentação dos pequenosA Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), responsável pela Campanha Nacional de Combate à Obesidade, alerta os pais sobre a importância do cuidado com o peso de seus filhos.
1) - Sempre dizer sim. Uma criança sem limites vai abusar das calorias excessivas das guloseimas.
2)- Oferecer recompensas ou ameaçar. O método “coma a sopa, que você ganha um chocolate” passa a ideia de que a refeição não é boa, mas a sobremesa é. O recurso “se não comer a salada, não vai ganhar presente” também não funciona. A criança pode se tornar avessa aos vegetais.
3)-Fazer da lanchonete “um programão”. Dessa forma, a comida caseira pode ficar sem graça.
4)- Repetir a comida. Além de enjoar, faltarão nutrientes.
5)%)-Falta de exemplo. De nada vai adiantar mandar a criança comer ou beber um tipo de alimento saudável se os pais não o fizerem.

Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/familia/conheca-os-perigos-da-obesidade-infantil/1425/

Comentários