DIETA SEM GLÚTEN:ELA É MESMO FEITA PARA VOCÊ ?

Farinha de trigo é alimento com glúten (Foto: Tavinho Costa/Vogue Brasil)


Dieta sem glúten: ela é mesmo feita para você?

Saiba os prós e contras de cortar o glúten de sua alimentação



20/01/2015 - 08h39 - Atualizado 16h10

Ao lado da lactose, o glúten é o vilão alimentar do momento. São inúmeros livros a respeito do assunto (Barriga de Trigo, de William Davis é o pioneiro e mais famoso) e mais outras tantas celebridades que resolveram cortar de vez alimentos com glúten de sua dieta diária – inclua aí os nomes de Kim Kardashian a Lady Gaga

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio ou seja, está presente em praticamente todos os alimentos: pão, massa, cereais, bolachas, além de cerveja, sopas e molhos. O consumo dessa proteína por pessoas com alergia ou celíacas desencadeia uma reação autoimune que danifica o revestimento do intestino delgado, causando diarreia, gases, inchaço e outros sintomas como irritabilidade, cãibras musculares, erupções na pele, anemia, além de um risco de desenvolver câncer intestinal. Mesmo quem nasce sem a doença, pode vir a enfrentar problemas mais tarde. “Algumas pessoas podem comer glúten por 20, 30 e até 40 anos e de repente desenvolver um problema” diz Alessio Fasano, diretor do Centro de Pesquisa e Tratamento para Celíacos do Hospital MassGeneral.

Adeptos da dieta sem glúten apreendem a apreciar grãos alternativos como o amaranto, trigo-sarraceno, quinoa e arroz. Entre as promessas da dieta gluten-free, a perda de peso é o objetivo mais almejado. "Algumas pessoas perdem peso, sem dúvidas, mas não é garantido" comenta Andrea Giancoli, nutricionista da Academia de Nutrição e Dietética. Então  a pergunta que não quer calar é: será que o esforço vale a pena? 
Benefícios: os celíacos ou alérgicos a proteína são os que verão mais benefícios. “Muitas pessoas costumam se sentir bem melhor. Inchaço e dores de cabeça costumam sumir em pouco tempo” declara Fasano. “Alguns ficam melhor fisicamente também já que o glúten desencadeia uma inflamação que pode gerar acne e eczema” explica o dermatologista americano Fredric Brandt. Se você não tem alergia, pode não notar nenhuma diferença seja no humor, pele ou intestino.
Desvantagens: você pode acabar ganhando uns quilos extras. "Acreditava-se que uma dieta livre de glúten garantia a perda de peso pois são poucos os alimentos que não contem a proteína como frutas e vegetais” explica Susan Bowerman, diretora de treinamento nutricional da Herbalife Internacional. Mas, graças à recente tendência de excluir o glúten da dieta do dia a dia, já podem ser encontrados no mercado uma extensa gama de produtos gluten-free (pense em muffins, bolos e até pizzas) que muitas vezes têm bem mais calorias que os originais pois são feitos com fécula de batata. Outro problema é que evitar glúten pode desencadear falta de vitaminas, já que o trigo é rico em tiamina e outras vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde de seu cabelo, pele, cérebro e nervos. 

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/fitness-e-dieta/noticia/2015/01/dieta-sem-gluten-funciona-mesmo.html

Farinha de trigo é alimento com glúten (Foto: Tavinho Costa/Vogue Brasil)

Comentários