Pular para o conteúdo principal

O GLÚTEN É MESMO O VILÃO DA DIETA ? CYNTHIA HOWLETT EXPLICA

Cynthia Howlett  (Foto: Reprodução/GNT)

O glúten é mesmo o vilão da dieta? Cynthia Howlett explica

Nutricionista e apresentadora do GNT bate um papo exclusivo com a Vogue. Confira suas opiniões!


11/05/2015 - 13h28 - Atualizado 13h57 

Sem glúten. O quanto essa simples etiqueta nos motiva a comprar um alimento? Depois do ovo, que voltou a ser canonizado pela galera da academia, esse é o vilão do momento quando se trata de alimentação saudável. A nutricionista e apresentadora do GNT Cynthia Howlett é uma das defensoras da proteína encontrada na farinha de trigo, cevada e centeio. “Muitas vezes cortando glúten diminuímos o consumo de carboidrato e acabamos emagrecendo. Mas existem carboidratos sem glúten que possuem um índice glicêmico alto, e se transformam rapidamente em glicose no sangue”, alerta a expert.
É o caso da tapioca, um dos alimentos ‘’da moda’’, que chutou para escanteio tradicional pãozinho da manhã. ‘’Eu não trocaria um pão 100% integral e sem açúcar por uma tapioca se o objetivo é emagrecer”, decreta.
“Esta questão de comer de três em três horas faz com que não dê tempo nem de digerir a refeição anterior”, diz. “O jejum, ou seja, deixar o estômago vazio e esperar a fome chegar é algo positivo. O que não devemos é passar o dia todo sem comer nada e jantar para compensar todas as calorias do dia.” A própria Cynthia é adepta da malhação em jejum.
‘’No meu caso janto bem a noite e não tenho fome pela manhã, prefiro queimar a gordura de reserva para gerar energia do que o carboidrato do café da manhã. Mas depende muito do objetivo e treino de cada um.‘’ Para compensar o treino de barriga vazia, Cynthia aposta no café da manhã reforçado depois dos exercícios, vitamina de polpa de Juçaí, um tipo de açaí com mais oxidantes, proveniente da palmeira Jussara, ou Whey Protein batido com frutas vermelhas, banana, limão e gengibre. Mas antes de começar, sempre bebe um copo de água com limão.
Frutas, fibras, legumes e verduras são os alimentos que não faltam na geladeira da nutricionista, que não come carne vermelha há mais de 10 anos.
Nas próximas quatro terças-feiras, Cynthia Howlett realiza o ciclo de palestras “Por uma vida mais saudável”, no Studio 512, espaço multicultural no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
O objetivo do evento é desvendar mitos da alimentação saudável e dieta funcional, debatendo questões como “qual o melhor óleo para cozinhar?’’, ‘’cafeína e termogênios ajudam a emagrecer?’’ e ‘’o que comer antes e depois dos treinos’’ Para mais informações, acesse www.studio512.com.br

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2015/05/o-gluten-e-mesmo-o-vilao-da-dieta-cynthia-howlett-explica.html

Cynthia Howlett  (Foto: Reprodução/GNT)

Postagens mais visitadas deste blog

ALTERNATIVAS NATURAIS PARA DIMINUIR A LIPOPROTEÍNA 'A'

Comer peixe que tenha bastante ácidos graxos ômega-3 pode diminuir os níveis de lipoproteína (a)
O QUE É A LIPOPROTEÍNA 'A'
A lipoproteína (a) [Lp(a)] consiste numa partícula semelhante à LDL e a apolipoproteína específica (a) [apo(a)], que é covalente ligada à apoB da partícula semelhante à LDL. As concentrações plasmáticas de Lp(a) são altamente hereditárias e controladas principalmente pelo gene da apolipoproteína (a) [LPA] localizado no cromossoma 6q26-27. As proteínas apo(a) variam em tamanho devido a um polimorfismo de tamanho [KIV-2 VNTR], que é causado por um número variável de repetições kringle IV no gene LPA. Esta variação de tamanho ao nível do gene é também expressa ao nível da proteína, resultando em proteínas apo(a) com 10 a > 50 repetições kringle IV (cada variável do kringle IV consiste em 114 aminoácidos). Estes tamanhos variáveis ​​das apo(a) são conhecidos como "isoformas apo (a)". Existe uma correlação geral inversa entre o tamanho da isoforma a…

ALOE VERA : A MARAVILHA PROIBIDA

Aloe Vera: A Maravilha ProibidaAloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos dentro dos quais essa planta tem beneficiado a humanidade. George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi de fato uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores desde então descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos como Dioscorides e Plínio usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra no Oceano Índico com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra taxaram grandiosamente a Aloe como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualme…

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…