Pular para o conteúdo principal

25 FRUTAS QUE PREVINEM O CÂNCER

frutas (1)

25 Frutas que previnem o câncer


Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. Confira agora as frutas que previnem o câncer:
1. Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC: a fruta mais popular do Brasil pode prevenir acidente vascular cerebral (AVC). Cientistas britânicos e italianos sugerem três bananas por dia para obter o benefício. Os pesquisadores analisaram dados de 11 estudos diferentes e constataram que uma ingestão de cerca de 1,6 mil miligramas de potássio por dia (cada banana oferece por volta de 500 miligramas) reduz as chances de derrame cerebral em 21%. O consumo de outros alimentos ricos no elemento, como espinafre e nozes, também é benéfico.
2. Framboesa pode ajudar a prevenir câncer: cientistas da Universidade de Ohio State, nos Estados Unidos, identificaram componentes em framboesas pretas que poderiam ajudar a prevenir o câncer. Durante seus estudos, descobriram reduções significativas nos tumores de cólon e esôfago em ratos alimentados com a iguaria. Esse tipo de framboesa tem um sabor mais intenso que as tradicionais e é rica em ácido elágico, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a destruir os radicais livres.
3. Frutas cítricas podem reduzir risco de AVC: comer frutas cítricas, como laranja e toranja, é uma boa aposta para as mulheres. De acordo com uma pesquisa da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, essas iguarias reduzem o risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Segundo o site Female First, o levantamento analisou o risco da doença e o consumo de frutas e legumes que contêm flavonoides, compostos antioxidantes que são anti-inflamatórios e melhoram a função dos vasos sanguíneos. Constatou-se que os flavonoides encontrados em frutas cítricas, as flavanonas, conferem maior proteção contra o problema.
4. Comer duas maçãs por dia pode reduzir risco de doença cardíaca em mulheres: para quem gosta de maçã, uma boa notícia. Comer duas por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca em mulheres, já que diminui os níveis de colesterol, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo o jornal Daily Mail, os cientistas analisaram 160 pessoas do sexo feminino que já haviam passado pela menopausa.
5. Uma maçã por dia pode diminuir risco de câncer colorretal: uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal. A diminuição da chance de ter a enfermidade foi observada nos voluntários que consumiram ao menos uma iguaria ao dia. As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de flavonoides, que é cinco vezes mais prevalente na casca do que na polpa.
vinagre-de-maça-para-contrair-os-poros-600x557
6. Vinagre de maçã pode ajudar a aumentar o colesterol bom: o colesterol bom (HDL) tem efeito protetor sobre a saúde cardiovascular. E, de acordo com uma pesquisa de Minnesota, nos Estados Unidos, uma ou duas colheres diárias de vinagre de maçã podem aumentar seus níveis. Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou 120 pessoas. Metade delas teve de ingerir por oito dias a iguaria e, a outra, uma solução de água e 2% de vinagre balsâmico (placebo). Os cientistas acreditam que o produto acelere o processamento das gorduras.
7. Maçã pode diminuir o colesterol: uma maçã média possui aproximadamente 4 g de fibra e, uma parte disso, está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à redução dos níveis do colesterol ruim. De acordo com a WebMD, ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.
8. Maçã pode ajudar a se manter magro: um componente da casca de uma maçã, o ácido ursólico, está relacionado a um risco menor de obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos e divulgado pelo jornal Huffington Post. Isso porque aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.
9. Maçã pode prevenir problemas respiratórios: segundo a revista Health, saborear pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar. O benefício se deve a um antioxidante chamado quercetina, encontrado na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC. Fora isso, um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.
10. Maçã pode diminuir o risco de diabetes: um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, assim como peras e amoras, estão ligadas a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis para pela coloração de frutas e vegetais.
maça-emagrece
11. Maçã pode melhorar funções cerebrais: segundo o Good Housekeeping, a maçã tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a fruta possa ajudar a memória e a diminuir as chances de desenvolver Alzheimer.
12. Melancia é aliada contra doenças do coração: melancia faz bem ao coração. Uma fatia por dia pode ajudar a prevenir ataques cardíacos, segundo um estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. A iguaria ajuda a baixar os níveis do mau colesterol, o LDL, principal fator que leva ao entupimento de artérias. Os pesquisadores disseram que comer a fruta regularmente colabora com a manutenção do peso e com menor acúmulo de gordura, sendo que esses benefícios são creditados ao aminoácido citrulina
13. Melancia pode beneficiar vida sexual: o Departamento de Agricultura americano divulgou um estudo que indica que o consumo regular de melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao corpo. Por ter muita água e açúcares naturais, colabora para tornar os fluidos do corpo (saliva, sêmen e  secreção vaginal) mais adocicados e perfumados.
14. Melão amargo pode diminuir o crescimento de célula de câncer de mama: uma pesquisa americana que constatou que o extrato de melão amargo (Momordica charantia) pode diminuir o crescimento das células do câncer de mama. Os cientistas utilizaram células humanas da patologia e cultura primária de células epiteliais mamárias humanas in vitro. “Nossos resultados sugerem que o extrato de melão amargo modula vários caminhos de transdução de sinal, o que induz a morte das células de câncer de mama”, disse a líder da pesquisa, Ratna B. Ray, da Universidade de Saint Louis, ao site Science Daily.

blueberry
15. Mirtilo ode reduzir formação de células de gordura: reduzir a formação de células de gordura é o sonho de muitos. E o mirtilo (blueberry) pode torná-lo possível, de acordo com uma pesquisa da Texas Woman´s University, nos Estados Unidos. A pesquisadora Shiwani Moghe decidiu verificar se os polifenois da fruta conseguem inibir a obesidade na fase molecular. Para isso, usou quantidades diferentes deles em culturas de tecidos de ratos. Constatou que a maior concentração rendeu uma diminuição de 73% em lipídios (gordura) e, a menor, de 27%. Segundo o site <i>Science Daily</i>, é preciso realizar testes em humanos para analisar se as doses são eficazes e se há possíveis efeitos adversos.
16. Suco da com a fruta pode melhorar a memória de idosos: problemas de memória costumam atrapalhar a vida dos idosos. E, de acordo com uma pesquisa divulgada na publicação Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Química Americana, o mirtilo (blueberry) pode ajudar na situação. Idosos que ingeriram suco da iguaria mostraram melhoras significas de aprendizado e em testes de memória. O estudo envolveu profissionais da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e os Departamentos da Agricultura dos Estados Unidos e do Canadá.
17. Antioxidante do morango pode prevenir rugas: o ácido elágico, um antioxidante encontrado no morango, tem efeito fotoprotetor. Pesquisadores da Universidade Hallym, da República da Coreia, comprovaram que a substância protege as células da pele humana contra os danos dos raios ultravioletas, bloqueando a produção de enzimas matriz metaloproteinases (MMP), que quebram o colágeno, e reduzindo a manifestação da ICAM, molécula envolvida na inflamação. O estudo foi feito em camundongos jovens e sem pelos, comumente usados em pesquisas dermatológicas por causa das semelhanças fisiológicas da pele.
18. Nozes podem manter fome sob controle e combater gordura da barriga: para quem gosta de saborear noz, amêndoa e avelã, uma boa notícia. Um punhado por dia desses frutos oleaginosos pode manter a fome sob controle e combater a temida gordura abdominal, segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha. O levantamento apontou pela primeira vez uma ligação entre as iguarias e aumento do nível de serotonina, uma substância que regula o apetite e o humor, além de melhorar a saúde do coração.
19. Nozes podem tornar o crescimento do câncer de próstata mais lento: cientistas americanos da Universidade da Califórnia – Davis e do Centro de Pesquisa Regional do Oeste, do Departamento Americano de Agricultura, constataram que nozes podem tornar mais lento o crescimento do câncer de próstata, segundo testes em ratos. Os animais que consumiram a iguaria tiveram o aumento dos tumores reduzido de 30% a 40%.
roma
20. Romã pode tornar o envelhecimento do DNA mais lento: a romã recebeu o status de “elixir da juventude”, porque um estudo do laboratório espanhol ProbelteBio constatou que pode tornar o processo de envelhecimento do DNA mais lento. Os cientistas, liderados por Sergio Streitenberger, forneceram a 60 voluntários diariamente, ao longo de um mês, uma cápsula com extrato da fruta inteira (medula, casca e sementes). Nos que lançaram mão da fruta, constatou-se uma diminuição significativa do marcador 8-Oxo-DG, associado a danos celulares, que podem causar deficiência no cérebro, músculo, fígado e rim, além de envelhecimento da pele. A pesquisa foi financiada pela empresa fabricante de suco Pomegreat, do Reino Unido.
21. Suco de romã pode deixar pessoa mais entusiasmada com trabalho: estressado com as longas e cansativas horas no escritório? Pois saiba que, de acordo com uma pesquisa financiada pela empresa fabricante de suco Pomegreat, do Reino Unido, suco de romã pode ajudar a se sentir mais entusiasmado com o trabalho. Os cientistas, liderados por Emad Al-Dujaili, da Universidade Queen Margaret, na Escócia, analisaram voluntários que beberam 500 ml suco da iguaria por dia durante duas semanas. Segundo reportagem publicada pelo jornalDaily Mail, quase todos os participantes relataram estar mais entusiasmados, inspirados, orgulhosos e ativos.
22. Suco de romã pode diminuir chance de armazenar gordura abdominal: romã pode ajudar no combate à temida gordura abdominal. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o suco da romã tornaria seus apreciadores menos propensos a desenvolver células de gordura na região. Os 24 voluntários de ambos os sexos ingeriram uma garrafa de 500 ml da bebida por dia, ao longo de quatro semanas. No fim do período, quase metade deles apresentaram níveis baixos de ácido graxo não-esterificados, relacionado com maior armazenamento de gordura em torno do abdômen e aumento do risco de doença cardíaca e diabetes tipo II. Além disso, 90% do grupo apresentou pressão arterial menor.
23. Extrato de romã pode estimular contração do útero no parto: contrações fracas podem prejudicar algumas mães na hora do parto. A boa notícia é que cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e da Universidade Suranaree de Tecnologia, na Tailândia, constataram que o esteroide beta-sitosterol, presente nas sementes de romã, poderia ser usado para intensificá-las. A análise verificou o extrato da semente da fruta e seu efeito sobre amostras do músculo liso uterino.
24. Dois copos de suco de tomate por dia podem ajudar a prevenir osteoporose: aos apreciadores de tomate, um motivo a mais para ingeri-lo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, dois copos de suco da iguaria fortalecem os ossos e podem prevenir a osteoporose. O possível responsável pelo benefício é o licopeno, que dá a cor vermelha ao alimento. A equipe de cientistas analisou 60 mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 a 60.
uva2
25. Uva pode proteger contra câncer de pele e prevenir envelhecimento prematuro: a uva não é só saborosa. Também pode proteger contra o câncer de pele e prevenir o envelhecimento prematuro, de acordo com um estudo da Universidade de Barcelona e do Conselho Nacional de Pesquisa, ambos da Espanha. Os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides extraídos da fruta. Esses compostos defendem as células da radiação ultravioleta emitida pelo sol, relacionada aos problemas de pele.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16155-sete-alimentos-que-atuam-na-prevencao-do-cancer

Comentários