Pular para o conteúdo principal

ÁGUA DE COCO DA CAIXINHA TAMBÉM VALE ?

Da caixinha também vale ?

A água de coco caiu nas graças dos que não querem ganhar uns quilos a mais, mas suas versões ainda geram dúvida


É ideal para quem pratica esportes, é indicada por nutricionistas para quem quer perder peso e até minimiza os efeitos da ressaca. Versatilidade poderia ser o sobrenome da água de coco, cujos benefícios, graças à riqueza de mineiras (potássio, sódio e magnésio) e ao baixo teor de açúcar, são assegurados por especialistas. Por outro lado, praticidade é seu ponto fraco. Imagine, no dia a dia, levar aquela "bola pesada" na marmitinha do lanche?

Foi por causa disso e para estender a vida útil da bebida que empresas investiram em versões engarrafadas e em caixinha. Com as mudanças, ficou fácil manter a água de coco na rotina, mas os novos formatos despertam dúvidas. Segundo especialistas, por mais que as indústrias digam que não há diferenças, as opções em caixinha não são iguais ao produto obtido direto do fruto verde, apesar de apresentarem pontos positivos. "Sempre há uma perda de nutrientes no processo de industrialização, mas, no caso da água de coco, os produtos em caixinha, em geral, mantêm características saudáveis. O problema é que essas versões podem conter corantes, antioxidantes, acidulantes e aromatizantes não tão benéficos. Alguns, inclusive, desencadeiam processos alergênicos e distúrbios gástricos em pessoas com sensibilidade", explica a nutricionista Márcia Braga, do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais.

Assim, caso não seja possível consumir a água extraída na hora do coco verde, a sugestão são os engarrafados (água de coco refrigerada), disponíveis em diferentes supermercados de BH, cuja durabilidade é de cerca de dois dias.  Já a água de coco disponível em embalagens Tetra Pak aparece como terceira opção, e é preciso ficar atento ao rótulo. Desde 2009, uma instrução normativa da Anvisa regulamenta as boas práticas para as indústrias que processam o produto. Por isso, a confiabilidade na descrição das informações da embalagem é segura. Ao lê-las, é preciso observar os ingredientes incluídos na composição e se a água de coco foi reconstituída. "A perda de nutrientes do produto nesse tipo é agravada", explica Márcia. "Isso porque a água de coco reconstituída passa por um processo de evaporação e concentração", diz. O que significa que ela foi transformada em uma pasta ou um pó concentrado, e, depois, adicionada água e sacarose para voltar ao estado líquido adocicado.

Ainda assim, a nutricionista não tem dúvidas de que a água de coco é boa alternativa de bebida para quem busca uma vida saudável. "Até a reconstituída é melhor que um refrigerante ou aqueles sucos com mais néctar que fruta", diz.


Fonte:http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/revista/2016/02/22/noticia_revista,156255/da-caixinha-tambem-vale.shtml

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE SAIS USADOS NA CULINÁRIA E SUAS PROPRIEDADES

Tipos de Sais e suas Diferenças
Nós sabemos que o sal é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, todos precisam de sal para viver, mas é preciso muito cuidado no consumo do sal. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns tipos de sal e acredite, muitos podem substituir o sal de mesa refinado, o vilão desta história toda! Saiba das diferenças. Sal refinado ou de mesa: É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. É dissolvido e recristalizado a temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio. Light: o sal light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. O sal light possui menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado. No entanto, o sabor é um pouco amargo. Flor de …

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …