Pular para o conteúdo principal

SERÁ QUE CONSUMIR SOJA É RUIM PARA OS HOMENS ?

Soyaqua.org/Reprodução

Será que consumir soja é ruim para os homens?

Segundo boato que está circulando nas redes sociais, o grão teria estrógeno e levaria ao aparecimento de características femininas em meninos, inibindo também certos fatores da puberdade.

A soja, ao contrário do que se pensa, possui um fitoestrogênio, que não possui o mesmo efeito do hormônio feminino no corpo humano.

Os boatos se espalham com facilidade nas redes sociais e acabam se tornando "verdades" para algumas pessoas. Recentemente, está circulando a notícia de que homens e meninos devem evitar o consumo de soja por causa de hormônios feminilizantes existentes no grão. As garotas também teriam de ficar atentas, pois o alimento poderia antecipar a puberdade. Será que isso é mais uma informação sem fundamento ou realmente faz sentido?

A soja é altamente nutritiva: é rica em proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é capaz de sintetizar um componente chamado isoflavona, que é um fitoestrogênio. Este, é um produto de origem vegetal que tem a estrutura química muito parecida com a do estrógeno, hormônio feminino, produzido pelos ovários das mulheres.
É importante ressaltar que cada hormônio possui um receptor específico nas células. A confusão, portanto, está ligada à isoflavona, que por ser muito parecida com o estrógeno, seria capaz de aderir ao receptor próprio do hormônio feminino. Sendo assim, a ingestão da soja poderia provocar, por exemplo, o aparecimento de seios em meninos. Porém, na prática, isso não acontece.

Segundo a nutricionista Milene Cristina Henriques, professora da PUC Minas, não há chances de os rapazes desenvolverem características femininas devido ao consumo de soja. Ela ainda recomenda a ingestão do alimento, principalmente para os homens. "A necessidade proteica do homem é maior se comparada à da mulher. E a soja, além de ser uma boa fonte de proteína, não tem gordura ruim", destaca a nutricionista.

A professora também lembra que a soja pode ajudar as mulheres durante o período da menopausa, por causa da isoflavona. "O consumo desse alimento pode diminuir os efeitos da menopausa. Mas, ela [a soja] não faz isso sozinha. Apenas auxilia", explica Milene.

Fonte:http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/gastro/2015/11/03/noticia_gastro,155632/sera-que-consumir-soja-e-ruim-para-os-homens.shtml

Soyaqua.org/Reprodução

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE SAIS USADOS NA CULINÁRIA E SUAS PROPRIEDADES

Tipos de Sais e suas Diferenças
Nós sabemos que o sal é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, todos precisam de sal para viver, mas é preciso muito cuidado no consumo do sal. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns tipos de sal e acredite, muitos podem substituir o sal de mesa refinado, o vilão desta história toda! Saiba das diferenças. Sal refinado ou de mesa: É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. É dissolvido e recristalizado a temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio. Light: o sal light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. O sal light possui menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado. No entanto, o sabor é um pouco amargo. Flor de …

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …