Pular para o conteúdo principal

AÇÚCAR É PIOR QUE COCAÍNA ?

acucar


Estudos realizados nos Estados Unidos afirmam: o açúcar pode causar efeito no cérebro semelhante ao da cocaína.
As pessoas sabem que o açúcar não faz bem, mas não sabem o quanto ele faz mal. Certamente desconhecem a magnitude do dano que pode ser irreversível no campo neurológico impactando capacidade de aprendizado das nossas crianças e criando todo tipo de desordem metabólica.
Atualmente, evidências convincentes apontam que alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem alterar a química do cérebro, da mesma forma que as drogas altamente viciantes, como cocaína e heroína. A ideia está rapidamente se tornando uma visão comum entre pesquisadores em razão de novas pesquisas.

Em 2001, os neurocientistas Nicole Avena, da Universidade da Flórida, e Bartley Hoebel, da Universidade de Princeton, iniciaram uma série de estudos para procurar sinais de vício em animais que eram alimentados com junk food (ou comida-porcaria).
Explicando: junk food são alimentos ricos em calorias e gorduras saturadas e pobres em fibras e nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Sem falar dos conservantes, aromatizantes e substâncias químicas… Enfim, junk food é boa parte da comida industrializada que muita gente está habituada a consumir.

celebro
Mas será que os doces podem ser tão prejudiciais quanto vício em drogas?
O açúcar, por exemplo, é um ingrediente chave na maioria dos junk foods. Por isso, os pesquisadores americanos ofereceram um xarope da substância a ratos, de concentração similar ao do açúcar presente em um refrigerante comum, por cerca de 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outros ratos foram alimentados com água e comida normal.
Depois de apenas um mês nessa dieta, os ratos desenvolveram mudanças de comportamento no cérebro idênticas às dos animais viciados em morfina. Eles ainda mostraram um comportamento ansioso quando a calda foi removida.
Os cientistas notaram que os cérebros dos ratos liberavam o neurotransmissor dopamina cada vez que tomavam a solução de açúcar, mesmo depois de já terem ingerido o xarope por semanas.

A dopamina conduz a busca do prazer – seja comida, drogas ou sexo. É uma substância química do cérebro vital para a aprendizagem, memória e tomada de decisão.
A expectativa dos cientistas era que a dopamina fosse liberada pelos ratos quando eles comessem um alimento novo, mas não com o que eles já estavam habituados. Esse é um dos sinais da dependência de drogas.
A evidência encontrada foi a primeira concreta de uma base biológica para a dependência do açúcar que inspirou uma série de outros estudos com animais.

Desde o estudo de Avena e Hoebel, publicado este mês na revista New Scientist, dezenas de outras pesquisas em animais confirmaram os resultados. Mas foram os recentes estudos em humanos os responsáveis pelas evidências em favor da rotulagem de junk food como um vício. Assim, o organismo “pede” quantidades cada vez maiores desse tipo de alimento para que o cérebro registre satisfação.
Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br/saude-mental/2010/09/15/acucar-efeito-semelhante-ao-da-cocaina/

acucar

Comentários