10 ALIMENTOS BONS PARA O CÉREBRO

10 super alimentos bons para o cérebro

Uma dieta saudável e balanceada na qual forem incluídos esses alimentos, além de outras frutas, verduras, peixes e carnes, manterá nosso corpo em condições ótimas. Lembre-se de beber 2 litros de água diariamente.

cérebro é responsável por dirigir nosso corpo e é constituído por milhões de neurônios que respondem a inúmeros impulsos externos. Seu funcionamento é tão complexo que até hoje ainda existem mais dúvidas que certezas sobre o alcance de seu poder.
Existem diversas doenças que o deterioram lentamente. E, diferentemente do passado, em que se limitavam a afetar, em sua maioria, pessoas com idade avançada, cada vez mais é possível encontrar casos em pessoas mais jovens.
Desse modo, se estivesse ao seu alcance ajudar o seu cérebro a se manter saudável e lúcido por mais tempo, você o faria?
Se sua resposta foi sim, continue lendo esse artigo e conheça uma lista com os melhores alimentos para manter a boa saúde do cérebro.

Mirtilo

Essa super fruta é útil para nutrir todo o nosso organismo. Seus benefícios ajudam a evitar ou a retardar doenças degenerativas do cérebro, como é o caso do Alzheimer. Também é um potente antioxidante.

Frutos secos

Contribuem com diversos minerais e vitaminas, dentre eles, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E. Tais frutas são aliadas para manter uma boa saúde cardiovascular, o que se traduz na correta distribuição de sangue e oxigênio para todos os órgãos, sem deixar de mencionar, evidentemente, o cérebro.

Abacate

Possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e deterioração precoce da nossa saúde. Além disso, contém ômega 3, ideal para proteger o cérebro do desgaste prematuro.

Tomates

O tomate contém uma substância chamada licopeno que, graças às suas propriedades antioxidantes, demonstrou ser útil para a prevenção de muitas doenças, dentre elas, vários tipos de câncer e o acidente vascular cerebral.

Sementes de chia

As sementes de chia favorecem o funcionamento dos neurônios e melhoram a atividade cerebral. É considerada a maior fonte de omega 3 que conseguimos na natureza. Previne o envelhecimento dos tecidos, mantendo suas funções intactas por mais tempo.

Azeite de oliva

Possui poderosos efeitos antioxidantes de proteção para os tecidos, evita o dano causado pelos denominados radicais livres, que causam diferentes doenças como é o caso do câncer.
Além disso, possui gorduras saudáveis que ajudam a proteger o coração, obtendo uma ótima circulação sanguínea e conseguindo nutrir todas as células do corpo para que possam funcionar corretamente. 

Peixes

Os peixes são uma fonte rica de fósforo. Este mineral ajuda a fortalecer o cérebro, especialmente, melhorando a memória.
Consumir peixes periodicamente, sobretudo, o peixe azul, por sua alta quantidade de omega 3, nos ajudará a proteger a saúde do nosso coração e também do cérebro.

Chá verde

Grande antioxidante, ajuda a prevenir as doenças do coração e as que afetam o cérebro. Além disso, ajuda a prevenir a memória, evita os danos causados com o passar do tempo, mantendo protegidas as nossas células.

Cacau

Consumido, é claro, com moderação, o cacau pode ajudar na boa saúde do cérebro, já que contém antioxidantes que evitam o envelhecimento prematuro do organismo e suas células, enquanto previne doenças do coração. Também é rico em magnésio, um mineral que ajuda na nutrição do nosso sistema nervoso.

Brócolis

O brócolis possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do cérebro. Também possui propriedades que ajudam a proteger o coração.

Resumindo

Todos estes alimentos têm a capacidade de ajudar a melhorar ou a manter as funções de seu cérebro. Por isso, você deve inclui-los em sua alimentação e na de sua família.
Uma alimentação saudável e balanceada manterá seu corpo em ótimo estado por muito tempo, anime-se e opte em seu dia a dia pelo que seja natural e benéfico.

Fonte:http://melhorcomsaude.com/10-super-alimentos-bons-cerebro/

Comentários