27 DICAS PARA QUE OS ALIMENTOS FRESCOS DUREM O MÁXIMO POSSÍVEL

conservando_alimentos
27 Dicas Para que os Alimentos Frescos Durem o Máximo Possível

Nos dias de hoje, muitas pessoas acabam apelando para alimentos industrializados por estes durarem mais, ao preço é claro, dos muitos conservantes tóxicos que carregam. A seguir apresentamos 27 dicas das mais variadas para que seus alimentos durem mais e você possa sempre ter algo saudável para comer, e ainda melhor, evitando o desperdício.
Se você ama cozinhar mas odeia a vida limitada dos alimentos, aqui vão algumas dicas:
1. Cebolas guardadas em meia-calça podem durar até 8 meses.
Coloque as cebolas na meia-calça, e amarre nós entre cada cebola. Ainda por cima é uma obra de arte!

2. Congele cebolinha numa garrafa de plástico.
Certifique-se de que a cebolinha esteja completamente seca antes de guardar, senão vai queimar no congelador.

3. Absorvedor de gás etileno para a geladeira.
Esses envelopinhos absorvem etileno emitido pelas frutas e vegetais para mantê-los frescos por até o triplo do tempo. Aqui tem uma lista útil dos alimentos que produzem etileno e das que são prejudicadas por esse gás.
Fonte:
– Amazon


4. Guarde ervas delicadas como flores, cubra com plástico, prenda com um elástico e refrigere.
Essa é a melhor maneira de guardar ervas delicadas como salsinha, manjericão, coentro, e cebolinha para ficarem frescos por mais tempo.

5. Trate ervas oleosas de maneira diferente.
Ervas oleosas, como tomilho, podem ser amarradas com uma corda e deixadas de fora.


6. Se você usa muitas ervas frescas…
Invista em um Herb Savor. Supostamente, fará suas ervas durarem por até três semanas.
Fonte: Amazon


7. Use uma solução de vinagre para que morangos durem por mais tempo.
Prepare a mistura de uma porção de vinagre (branco ou de maçã) e dez porções de água. Misture os morangos no vinagre, escorra, enxague, e coloque na geladeira. A solução fica diluída o suficiente para não desperdiçar o vinagre. Framboesas durarão somente uma semana e pouco, e morangos podem durar até duas semanas sem ficarem bolorentos e moles.


8. Coloque spray de cozinha sobre o que sobrou de guacamole antes de colocar de novo na geladeira.
Existem inúmeras maneiras de manter o abacate verde, e óleo é uma delas. Você também deve manter o buraco no guacamole.



9. Não guarde cebolas com batatas.
Assim estragam mais rápido. Em um lugar seco e arejado, cebolas duram de 2 a 3 meses.


10. Guarde batatas com maçãs para não germinarem.

11. Uma maçã podre pode estragar todo o resto
Não é só conselho de vó.


12. Coloque um pouquinho de manteiga para cortar queijo. O queijo não endurecer.


13. Mais dicas para queijos:
Embrulhe em papel de queijo ou papel amanteigado (papel plástico NÃO) e depois coloque em uma sacola de plástico. Deixe na parte mais quente da geladeira (gaveta para vegetais ou gaveta para queijos).


14. Congele e preserve ervas frescas em azeite de oliva.
As ervas vão expandir o óleo enquanto congelam, e as pedras de gelo são bem úteis para cozinhar: jogue uma e use como base para o prato. Funciona melhor com alecrim, sálvia, tomilho, e orégano. Endro, manjericão, e hortelã também devem ser usados frescos.


15. Siga estas regras de onde guardar as coisas em sua geladeira:
A geladeira organizada: como guardar os alimentos nos melhores locais.
1) Mantenha fresco – deixe a temperatura em 5°C ou menor – um pouco mais quente e você corre o risco de ter bactérias nos alimentos.
2) Suas gavetas estão úmidas? Cheque as configurações de umidade das gavetas para vegetais e das gavetas para frutas. Cada uma deve estar na condição certa para manter a frescura ideal.
3) Ame os restos de alimentos – guarde os restos até 4 dias em recipientes de vidro transparente. Ver o alimento que está sobrando ajuda você a comê-las mais rápido!
4) Nunca misture – Não misture frutas, vegetais, e carnes na mesma gaveta – contaminação pode levar à deterioração e desperdício de alimento.
5) Prêmio na porta – não coloque seu leite ou outros alimentos que perecem rápido na porta de sua geladeira, onde a temperatura pode ser muito variável. Guarde o leite em uma zona segura, na estante do meio.
6) De baixo pra cima – guarde carne crua e frutos do mar na estante de baixo para evitar respingos contaminando outros alimentos. Embrulhe bem os produtos de carne.
7) Multidão organizada – ar precisa circular pelos alimentos para mantê-los frescos. Uma geladeira muito cheia ou empilhada pode criar pontos quentes e frios, causando deterioração.
8) Mantenha inteiro – não corte o alimento a não ser que esteja pronto para ser consumido, ou que vá congelar a porção inteira. Carne, frutas, e vegetais cortados, todos apodrecem mais rápido do que quando inteiros.
9) Rotação na geladeira – antes de ir ao supermercado, tire as coisas velhas de trás da geladeira e coloque na frente – assim você vê o que ainda tem no estoque.
10) Mantenha limpo – limpe enquanto estiver fresco ao derramar algo ou fizer bagunça, para manter sua geladeira organizada e limpa. Tire produtos expirados para economizar espaço e para sobras de alimentos fresquinhos e alimentos que você adora comer.


16. Guarde aspargos como flores cortadas
Tipo isso: Corte as raízes, coloque na água, e coloque uma sacola plástica sobre os aspargos e refrigere. Eles vão ficar maduros por uma semana ou mais, e esse truque pode ser usado com coentro e salsinha também. Veja aqui mais detalhes.


17. Embrulhe o cacho de bananas em filme plástico.
Elas vão durar de 3 a 5 dias mais do que o normal, o que pode ser especialmente útil se você come bananas orgânicas. Bananas também produzem mais gás etileno do que qualquer outra fruta, então mantenha as bananas isoladas na bancada.


18. Este truque usando papel toalha vai deixar sua salada fresquinha pela semana inteira.
O papel toalha vai absorver a umidade. Veja mais informações aqui.
Você também pode querer investir em um Salad Spinner, recipiente que gira a salada. Isso livra da humidade, que é a fonte de folhas murchas.
19. Embrulhe aipo, brócolis, e alface em papel alumínio antes de colocar na geladeira.
Vão ficar ‘crocantes’ por 4 semanas ou mais.


20. Potes de vidro são seus amigos.
Eles providenciam uma alternativa mais saudável e duradoura do que tupperware de plástico, que pode estragar e manchar facilmente. Produtos durarão mais alguns dias se guardados em potes de vidro.

21. Limpe sua geladeira.
Quando algum alimento estraga em sua geladeira, deixa um cheiro terrível de bolor pronto para conquistar algum novo alimento. Desinfete a geladeira, vai fazer tudo durar mais.


22. Como guardar tomates:
Não guarde tomates em saco plástico! O etileno preso ali dentro vai ajudar a apodrecerem mais rápido.
Tomates ainda não maduros devem ser deixados com a raiz de ponta cabeça, em uma sacola de papel ou caixa de papelão fino, em uma área gelada até ficarem com a cor vermelha. Para amadurecer mais rápido, guarde com frutas. Os gases emitidos ajudarão a amadurecer os tomates.
Tomates maduros devem ser guardados em temperatura ambiente, ou na bancada longe da luz do sol, sobre papel, sem os tomates se tocarem, com a raiz para cima.
Tomates muito maduros devem ser colocados na geladeira, mas deixe chegarem à temperatura ambiente antes de comê-los.

23. Reutilize garrafas de plástico para fechar suas sacolas de plástico.
Certifique-se que o alimento esteja completamente seco antes de fechar a tampinha.


24. Mantenha gengibre no congelador.
Rala muito mais fácil desta maneira, e a casca rala tão bem que você nem precisa descascar. E ainda por cima dura por muito mais tempo.


25. Asse nozes, castanhas, ou amêndoas assim que chegar em casa do supermercado, e logo coloque no congelador.
Quando são assadas, ficam com mais sabor, duram mais, e sempre podem ser usadas em receitas propícias, assadas ou não. Espalhe em uma camada sobre uma assadeira, asse no forno em 175ºC por 15 minutos, ou até ficarem dourados e com boa fragrância.
26. Mantenha cogumelos em sacos de papel, não em sacos plásticos.
O saco plástico prenderá a umidade causando bolor neles. Coloque em um saco de papel na geladeira ou em um local fresco e seco.


27. Siga este guia útil sobre o que guardar na cozinha, e o que guardar na geladeira:
Temperatura ambiente ou despensa fresca: abacate, damasco, banana, cítricos, alho, kiwi, melão, nectarina, cebola, pera, pêssego, ameixa, abacaxi, batata.
Refrigere: maçãs, feijão, baga, brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, cereja, milho, pepino, berinjela, gengibre, pimenta-jalapenho, folhas verdes, cogumelo, abobrinha.



Fonte: http://www.noticiasnaturais.com/2013/11/27-dicas-para-que-os-alimentos-frescos-durem-o-maximo-possivel/#ixzz4DsGbtevY

Comentários