JOVENS VEGETARIANOS PODEM APRESENTAR DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL SEGUNDO DADOS DE PESQUISA

Resultado de imagem para Jovens vegetarianos podem apresentar deficiência nutricional


Jovens vegetarianos podem apresentar deficiência nutricional


11 de Julho de 2002 (Bibliomed). A teoria de que os vegetarianos possuem uma alimentação mais saudável que os onívoros pode acabar sendo jogada por terra. Pesquisadores suecos constataram que, ao banir da dieta todos os produtos de origem animal, os vegetarianos correm o risco de apresentar deficiência de determinados nutrientes essenciais encontrados em carnes e laticínios, como o cálcio e a vitamina B12. Em um artigo publicado na edição de julho do American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores ressaltaram que essas carências são particularmente preocupantes quando atingem pessoas em fase de crescimento e que, por isso, é importante que os adolescentes em geral - e os vegetarianos em particular - recebam informações teóricas e práticas sobre como combinar e preparar uma dieta saudável.

Os pesquisadores Christel L. Larsson e Gunnar K. Johansson, da Universidade Umea, na Suécia, entrevistaram 30 vegetarianos, com idades entre 16 e 20 anos, sobre sua alimentação diária. Amostras de urina e de sangue dos voluntários também foram analisadas para detectar a presença de nutrientes essenciais e os resultados foram comparados aos de um grupo de adolescentes que comiam carne e vegetais (onívoros). Através do estudo os pesquisadores descobriram que os vegetarianos apresentavam ingestão de cálcio, selênio e vitaminas B2, B12 e D inferiores à média necessária. O consumo de cálcio e selênio dos vegetarianos permaneceu baixo, mesmo após os especialistas incluírem suplementos alimentares na análise.

Os pesquisadores descobriram, ainda, que a alimentação baseada principalmente em vegetais, legumes e suplementos dietéticos também influencia na proporção entre o peso e a altura dos adolescentes do sexo masculino, que tenderam a pesar menos e a ter um índice de massa corporal menor que os onívoros. No entanto, esta relação não foi observada entre as garotas.
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Fonte:http://www.boasaude.com.br/noticias/4251/jovens-vegetarianos-podem-apresentar-deficiencia-nutricional.html

Comentários