Pular para o conteúdo principal

COMO IDENTIFICAR RAPIDAMENTE SEU PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL

Abdômen

Como Identificar Rapidamente Seu Percentual de Gordura Corporal

O percentual de gordura corporal é a melhor e mais assertiva forma para você de medir o progresso no plano de treinamento de força. É absolutamente crucial que você defina metas, e mais importante, ter formas concretas de medir essas metas. Depois de tudo, ter uma meta é um pré-requisito para realmente chegar a algum lugar… Do contrário você estaria apenas passando por movimentos sem chegar a lugar nenhum.

Um dos maiores problemas enfretados quando se está tentando começar ou manter em um programa de ginástica é que os objetivos são muito audaciosos, ou não estão definidos claramente. Se “eu quero ser tão definido quanto o Victor Belfort” é a sua meta, que ótimo, mas como você mede isso?
Se não temos uma ideia clara de onde queremos chegar com os nossos objetivos físicos, será difícil definir um plano para o sucesso e até mais difícil ainda ficar motivado.
Para essas pessoas que sabem o que querem (ser as mais definidas possível), o percentual de gordura corporal pode ser uma medida chave para o sucesso

Como você pode “medir” o percentual de gordura corporal?

Existem diversas formas de medir o percentual de gordura corporal. Algumas delas são muito caras e a maioria imprecisa. É por isso que eu reunimos essa série de imagens para mostrar como são os diferentes percentuais de gordura do corpo. Com sorte, essas fotos irão ajudar você a ser capaz de identificar onde você está, e quanto trabalho tem a sua frente.
É importante manter em mente que nem todo mundo armazena gordura da mesma forma, então dois corpos com o mesmo percentual de gordura corporal podem parecer bem diferentes. A distribuição de gordura nos homens também variam com a idade.

NOTA: O percentual de gordura corporal equivalente para mulheres é cerca de 8-10% maior do que os apresentados na imagem de homens abaixo. No final do artigo está uma imagem com mulheres e seus percentuais de gordura.
Percentual de gordura

Percentual de Gordura Corporal: 1 – 4%

Essa porcentagem é uma das mais objetivadas pelos fisiculuristas profissionais em uma competição. É um nível de gordura muito baixo e é difícil mesmo para um profissional manter, então isso não é um objetivo recomendável para a maioria das pessoas.
Normalmente em pessoas com o nível de gordura tão baixo, os músculos são tão definidos que o corpo pode ser usado como um modelo para uma aula de anatomia. Quando alguém está abaixo de 5% de gordura no corpo, além de ver a separação dos músculos, também se vê claramente a vascularização (veias proeminentes).

Percentual de Gordura Corporal: 5 – 7%

O intervalo de 5-7% é um pouco mais que um fisiculturista tem durante uma competição, e é mais acessível para a maioria das pessoas. Isso posto, para manter este percentual de gordura corporal será necessário uma forte dedicação tanto nos exercícios quanto na dieta e muito trabalho duro.

Observe que nesse intervalo os músculos ainda estão bem definidos e existem algumas veias visíveis, mas as estrias musculares não estão mais tão presentes quanto no intervalo de 1-4%. O intervalo de 5-7% é alcançado por muitos modelos fisiculturistas ao se preparar para seções de fotos.

Percentual de Gordura Corporal: 8 – 10%

O intervalo de 8-10% é um bom objetivo para muitas pessoas porque é mais sustentável. É visto com a aparência “saudável” por muitos e associado com a aparência padrão das praias. A 8-10%, as veias estão menos aparentes, mas ainda podem ser visíveis em alguma parte do corpo.
Os músculos abdominais estão visíveis e você deve poder ver claramente as três linhas do abdômen. Alguns homens podem preferir se manter nesse intervalo para ter um visual mais “macio” e com menos veias aparentes.

Percentual de Gordura Corporal: 11 – 12%

Nesse intervalo, você pode ver alguma definição abdominal se, por exemplo, você quiser passar óleo para ficar brilhando como feito pelo modelo da foto. Mas quem quer andar por aí pegajoso desse jeito o tempo todo?

Percentual de Gordura Corporal: 13 – 15%

Nesse intervalo, uma pessoa pode parece bem em forma, mas ainda não é possível ver o abdômen ainda. A definição muscular será um pouco menos visível.

Percentual de Gordura Corporal: 16 – 19%

O intervalo de gordura corporal de 15% – 18% não parece “nocivo à saúde”, mas haverá menos definição dos músculos abdominais. Nesse nível, dependendo da pessoa, você pode começar a ver algumas dobrinhas. Existe alguma definição muscular em algumas áreas, mas é bem menos visível que nos níveis inferiores. Nenhuma veia será perceptível.

Percentual de Gordura Corporal: 20 – 24%

A 20% de gordura corporal, a definição muscular começa a desaparecer e você pode começar a perceber alguma barriguinha. Veias não são perceptíveis, mas a visão geral não dá a impressão de que a pessoa está totalmente fora de forma. A pessoa mediana provavelmente se enquadra em algum ponto deste intervalo de 20 – 24% de gordura corporal.

Percentual de Gordura Corporal: 25 – 30%

25% é a marca da obesidade em homens. Além desse ponto, a definição muscular provavelmente não estará mais presente e quanto mais alto nós vamos, mais “arredondada” a pessoa parece. Tenha em mente que algumas pessoas podem ter vários músculos e serem “grandes” a 25%, mas não acompanha muita definição.

Percentual de Gordura Corporal: 35 – 40%

Esse intervalo é considerado “obesidade mórbida” e pouca ou nenhuma definição é vista.
Como elucidado acima, é importante ter em mente que o percentual de gordura corporal pode parecer diferente em pessoas diferentes – dependendo do peso, da idade ou do modo que a gordura é geneticamente distribuída em cada corpo individualmente. Mas pode-se afirmar que o percentual de gordura corporal é uma forma muito mais precisa de medir seu progresso do que um balança.

A maioria das pessoas não sabe exatamente quanto peso elas querem perder (ou ganhar). Mas elas podem identificar mais facilmente qual o nível muscular e de definição que elas querem atingir. É por isso que definir seus objetivos no percetual de gordura corporal que você deseja atingir é a melhor forma para definir e manter uma meta.
Com tudo isso dito, que essas fotos e as descrições ajudem a dar uma ideia de onde você está e aonde quer chegar.

PERCENTUAL DE GORDURA DE MULHERES
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Fonte:http://www.mundoboaforma.com.br/como-identificar-rapidamente-seu-percentual-de-gordura-corporal/#X40Oyr18FFa0JYeb.99

Postagens mais visitadas deste blog

OVOS - QUANTOS POSSO COMER POR DIA ?

Ovos — Quantos Posso Comer por Dia?

Os ovos são uma fonte ampla­mente disponível, barata e ver­sátil em ter­mos de pro­teí­nas, cál­cio e vit­a­m­i­nas. Eles tam­bém são fre­qüen­te­mente asso­ci­a­dos a efeitos adver­sos como prob­le­mas de coles­terol e dia­betes. No entanto, a pesquisa atual mostra que o con­sumo mod­er­ado de ovos pode ser seguro e bené­fico para adul­tos saudáveis. A ingestão diária depen­derá de uma série de fac­tores, incluindo a história da saúde, sexo e nível de activi­dade da pessoa.


Nutrição

Famosos por seus altos níveis de pro­teína e cál­cio, os ovos con­têm uma série de vit­a­m­i­nas e min­erais impor­tantes. Um único ovo cozido grande tem ape­nas 78 calo­rias, mas ofer­ece 6,29 g de pro­teína, 25 mg de cál­cio, 0,59 mg de ferro e 112,7 mcg de col­ina. O ovo con­tém 22 mcg de ácido fólico, 260 UI de vit­a­m­ina A, 44 UI de vit­a­m­ina D e 176 mcg de luteína e de zeax­an­tina, bem como peque­nas quan­ti­dades de muitas das vit­a­m­i­nas do com­plexo B.
Coles­…

TIPOS DE SAIS USADOS NA CULINÁRIA E SUAS PROPRIEDADES

Tipos de Sais e suas Diferenças
Nós sabemos que o sal é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, todos precisam de sal para viver, mas é preciso muito cuidado no consumo do sal. O cloreto de sódio é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares. Existem alguns tipos de sal e acredite, muitos podem substituir o sal de mesa refinado, o vilão desta história toda! Saiba das diferenças. Sal refinado ou de mesa: É o mais comum e o mais usado no preparo de alimentos. É dissolvido e recristalizado a temperatura e pressão controladas em instalações industriais. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve ser acrescido de iodo para se evitar o bócio. Light: o sal light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. O sal light possui menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado. No entanto, o sabor é um pouco amargo. Flor de …

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES ?

São pigmentos vegetais hidrossolúveis, que dão cor às cascas, caules, flores, folhas, frutos, raízes e sementes das plantas, cujas variantes catalogadas já somam mais de 1.200, dividas em inúmeros subgrupos – flavonas, flavonóides, flavononas, isoflavonas etc.      Os bioflavonóides foram descobertos pelo Prêmio Nobel Albert Szent-Gyorgyi durante o processo de tentativa de isolar a vitamina C. A primeira propriedade por ele observada foi a ação protetora que exerciam sobre a capilaridade ao interromper o sangramento das gengivas. Estudos subseqüentes mostraram, no entanto, que os bioflavonóides não respondiam às definições das vitaminas, assim como não era possível identificar sintomas típicos para sua deficiência – razões alegadas pelo FDA, em 1968, para declará-los terapeuticamente ineficientes e proibir a sua prescrição médica. Esses argumentos, porém, não foram suficientes para interromper as pesquisas, que logo constataram a interdependência dos bioflavonóides com a vitamina C – …