UNHA DE GATO - PARA QUE SERVE,BENEFÍCIOS,INDICAÇÕES,CÁPSULAS E COMO PREPARAR O CHÁ

Resultado de imagem para Unha-de-Gato

Unha-de-Gato – Para Que Serve, Benefícios, Indicações, Cápsulas e Mais

Você já ouviu falar da unha-de-gato? Sabe o que é essa planta medicinal? Pois bem, trata-se de uma erva originária da floresta da Amazônia, que ainda pode ser cultivada na América Central e em outros lugares da América do Sul como a Bolívia, a Venezuela, o Peru e o Equador.
Utilizada desde a época dos incas na medicina alternativa, ela foi reconhecida em um congresso internacional patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu no Peru, como uma das plantas medicinais mais importantes do país.
Ela pode ser utilizada em formato de chá, cápsulas e tinturas (que são extratos concentrados de ervas, feitos com ervas picadas e álcool, que servem para conservar os compostos essenciais das plantas), extratos líquidos, cremes e tabletes.
É importante saber que estamos falando aqui da unha-de-gato cujo nome científico é Uncaria tomentosa e não da Ficus pumila, que também é chamada de unha-de-gato e é utilizada para cobrir muros e paredes no paisagismo.

As propriedades da unha-de-gato


Ela é conhecida por apresentar as seguintes propriedades:
  • Analgésicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antimutagênicas;
  • Antiproliferativas;
  • Antitumorais;
  • Antivirais;
  • Diuréticas;
  • Depurativas (desintoxicantes, combatem os radicais livres);
  • Hipotensivas (diminuição da pressão arterial).

Para que serve? As indicações e benefícios da unha-de-gato 


Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios aos quais a erva está associada:
– Saúde digestiva
A medicina peruana utiliza a erva para o tratamento de problemas digestivos e estomacais. A planta medicinal é usada para auxiliar a tratar a diverticulite (inchaço, dor e inflamação no intestino grosso), a colite (inflamação no intestino), a gastrite, a hemorroidas e a síndrome do intestino permeável.

A unha-de-gato também pode ser indicada para ajudar a combater a inflamação associada à doença de Crohn. Com o alívio da inflamação, os sintomas da condição também são amenizados.
– Estímulo ao sistema imunológico 
Os alcaloides oxindoles encontrados na raiz e na casca da planta medicinal estimulam o sistema imunológico do organismo. 
Um experimento divulgado em 2001 administrou um suplemento com unha-de-gato para homens adultos pacientes de uma clínica em Nova Iorque antes que eles recebessem uma vacina contra a pneumonia. Resultado: os participantes registraram um aumento significativo em sua imunidade. 
– Efeito anti-inflamatório
A ação anti-inflamatória da unha-de-gato está associada ao efeito de amenizar problemas que surgem em decorrência de doenças como gota e artrite. Um estudo publicado no Journal of Rheumatology (Jornal da Reumatologia) concluiu que o extrato da erva pode ajudar a diminuir as dores nas articulações. 
– Diminuição da pressão arterial 
Pesquisas sobre a hipertensão mostraram que a unha-de-gato pode ajudar a diminuir a pressão arterial naturalmente, sendo usada para esse objetivo pela Medicina Chinesa Tradicional.
O efeito é atribuído a um alcaloide chamado hirsutina que atua como um bloqueador dos canais de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos. Os bloqueadores dos canais de cálcio diminuem a pressão arterial ao impedir que o cálcio entre nas células do coração e nos vasos sanguíneos.
Além disso, eles alargam e relaxam os vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua de maneira saudável e suave.
– Combate a herpes
Um estudo de 2011 divulgado no Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Química e Alimentar, tradução livre) indicou que a unha-de-gato apresenta propriedades que combatem a herpes.
– Melhoria dos sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite
Um estudo de 2011 identificou que a ingestão de 100 mg de unha-de-gato desidratada e congelada por parte de pessoas diagnosticadas com osteoartrite nos joelhos ajudou a melhorar a dor associada a atividades.
Outra pesquisa publicada no Journal of Rheymatology (Jornal da Reumatologia, tradução livre) concluiu que um tratamento de 24 semanas com extrato de unha-de-gato resultou na diminuição de articulações doloridas em pacientes com artrite reumatoide ativa.
– Reparação do DNA
Um estudo de 2001 mostrou que o consumo de extrato de unha-de-gato solúvel em água durante oito semanas por pessoas adultas que já tinham sido submetidas a quimioterapia resultou na diminuição da danificação do DNA e um crescimento na reparação do DNA.
Outro experimento de 2006 concluiu que o extrato de unha-de-gato pode proteger as células da pele humana da morte em decorrência da radiação ultravioleta. O mecanismo de tal efeito acontece graças ao fato da planta aumentar a habilidade das células da pele para reparar os danos causados ao DNA pela luz ultravioleta.
– Auxílio ao tratamento de outras condições
A planta medicinal é usada para auxiliar o tratamento de diversas outras condições de saúde como: síndrome da fadiga crônica, asma, febre dos fenos, doença de Alzheimer, gonorreia, disenteria e dores nos ossos.

Uxi amarelo, unha-de-gato e o tratamento de miomas 


Conforme exibido no Globo Repórter, o uxi amarelo e a unha-de-gato podem ser utilizadas no auxílio ao tratamento de miomas e cistos. Uma das receitas consiste em tomar o uxi amarelo pela manhã e a unha-de-gato na parte da tarde. Uma reportagem do programa contou a história da professora Carla Ribeiro, que tinha miomas, que são tumores benignos, no útero e por conta disso não conseguia engravidar.
Ela contou que consumiu o chá de uxi amarelo e unha-de-gato para ajudar a reduzir os miomas e um mês depois já estava grávida.
Isso não significa que o tratamento médico do problema deva ser substituído pelo chá. Caso você tenha miomas ou cistos, converse com o seu médico a respeito da possibilidade de utilizar as plantas, porém, não deixe de seguir as orientações passadas por ele.

Unha-de-gato emagrece? 


Não encontramos dados concretos a respeito do fato da erva causar a perda de peso ou não. No entanto, o fato dela possuir propriedades diuréticas indica que ela pode promover a perda de peso líquido do organismo, diminuindo o inchaço do corpo.
É que por ser diurética, a planta promove a eliminação do excesso de líquido retido no corpo por meio da urina. Lembrando que a retenção de líquido é justamente uma das causadoras do inchaço.
Obviamente, isso não quer dizer que a erva causa a perda de peso instantânea. Existe apenas uma possibilidade de que ele ajude neste sentido. Entretanto, para quem deseja emagrecer, o ideal é seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, além de praticar atividades físicas com frequência para maximizar a queima de calorias. 

Como fazer chá de unha-de-gato


Ingredientes: 
  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 l de água.
Modo de preparo:
  1. Juntar as folhas e a água em uma panela ou chaleira;
  2. Levar para ferver e deixar no fogo durante três a quatro minutos após a fervura iniciar;
  3. Retirar do fogo e deixar descansar por 10 minutos. Então, coar e servir-se. Não tomar mais do que duas a três xícaras do chá por dia.

Contraindicações


A unha-de-gato não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês. Ela também está contraindicada a pessoas que possuem doenças autoimunes, esclerose múltipla e tuberculose.
Pacientes transplantados, que estejam em uso de imunossupressores, o que inclui indivíduos que receberam transplante de medula óssea ou enxerto de pele, também não devem fazem uso da planta medicinal.
Pessoas diagnosticas com leucemia não devem fazer uso da erva porque ela pode piorar a doença. Quem sofre com distúrbios do sangue também não pode utilizar a planta, porque ela torna a coagulação do sangue mais lenta, o que pode aumentar os riscos de sangramento e hematomas nesses indivíduos.
Já quem tem histórico de úlcera péptica (ferida interna no esôfago, duodeno ou estômago) ou cálculos biliares, é preciso usar a erva com muito cuidado porque ela estimula as secreções ácidas no estômago.
Além disso, as pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson devem consultar o médico antes de usar a erva. Existe um caso do ano de 2008 em que o paciente com a condição viu seu problema piorar após utilizar a erva e melhorar depois que o consumo foi interrompido.

Efeitos colaterais 


A planta é considerada segura se consumida em curto prazo, porém pode causar hipotensão – que é a pressão arterial baixa –, falência renal aguda, diarreia, náusea moderada, alterar a consistência dos intestinos, dor de cabeça e tontura.
Quem tem alergia a plantas da família Rubiaceae está propenso a sofrer com reações alérgicas ao utilizar a unha-de-gato.

Cuidados importantes


Antes de utilizar a planta medicinal para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de condição, é fundamental consultar o médico e não deixar de lado as orientações passadas pelo profissional para lidar com o problema.
Caso você esteja fazendo uso de algum tipo de medicamento, é importante checar com ele se não existe a possibilidade de interação entre o remédio em questão e a unha-de-gato.

Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/unha-de-gato-para-que-serve-beneficios-indicacoes-capsulas-e-mais/#AHAlQygJTVQhSFt5.99



Chá de unha de gato

Como Fazer Chá de Unha de Gato – Receita, Benefícios e Dicas


A unha de gato é o nome popular dado à planta Uncaria tomentosa. Trata-se de uma planta da família das trepadeiras, nativa da Amazônia, mas também encontrada em outras partes do mundo com clima tropical como a América Central e outras partes da América do Sul, como Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.
É uma planta repleta de espinhos e tem um arbusto que pode chegar a 5 metros de altura. Possui flores brancas com pigmentos amarelados e espinhos que lembram unhas de fato, por isso o nome.
A planta já era utilizada pelos incas na medicina alternativa devido aos seus princípios ativos. Esse conhecimento foi repassado de geração em geração até ser considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das ervas medicinais mais importantes do país.
Vamos conferir agora como fazer chá de unha de gato para aproveitar ao máximo os seus benefícios e propriedades para a saúde e boa forma.

Benefícios do chá de unha de gato: Para que serve?


Muitos são os usos da planta com propriedades curativas e preventivas. A presença dos alcaloides oxindólicos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Também é utilizada há anos para tratamento de úlceras intestinais, artrite e gastrite, além de acelerar a cicatrização de feridas. Também tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias.
Algumas pesquisas também consideram a planta importante como antialérgica, antitumoral, antibacteriana e antiviral. Sabe-se que foi utilizada para tratar cirrose, gonorreia, diarreia, dores musculares e fungos.
As condições médicas que podem ser tratadas com a planta são: reumatoide, cistite, tumores metastásicos, gastrite, sinusite, viroses, úlceras, diabetes, asma, herpes genital e zoster, inflamações e convalescença.
Os princípios ativos da planta são: Alcaloides (rinocofilina, isorincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, F-mitrafilina, hirsuteína, hirsutina, dihidrocorianteína, isopteropodina, A, pteropodina, speciofilina e uncarina), Polifenóis, Procianidinas A, B1 e B4, Glicosídeos e triterpenos do ácido quinóvico, Fitosteróis, B-sitosterol, Estigmasterol, Campesterol.

Como fazer o chá de unha de gato – Receita e como preparar


Se estiver interessado em preparar a bebida em casa, acompanhe a receita abaixo. O ideal é não adoçar nem com adoçante e nem mesmo mel, pois pode interferir nas propriedades benéficas da planta.
Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferva a água adicione as folhas de unha de gato e deixe ferve por 4 minutos. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba sem adoçar. Pode tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Dicas


Não deve ser ingerida a unha de gato durante a gravidez, lactação e por crianças menores de 3 anos. Também é contraindicado seu consumo dois dias antes ou depois da realização da quimioterapia. Pessoas com alergia à planta devem evitar, bem como aqueles com problemas de estômago, transplantados, portadores de doenças autoimunes, esclerose múltipla ou tuberculose.
Aqueles que têm histórico de úlcera péptica ou cálculos biliares devem ter extremo cuidado com esta planta, devido à mesma estimular secreções ácidas do estômago. Não é aconselhável que pessoas que sofram com problemas de coração a consumam, pois suas propriedades potencializam os efeitos hipertensivos. Pessoas que fazem uso de remédios controlados também devem evitar. Pode causar hipotensão e falência renal aguda, e em excesso a planta pode provocar diarreia.

Fonte https://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-cha-de-unha-de-gato-receita-beneficios-e-dicas/#c0ZfGLKL4sSKm5yy.99


Para que serve o Unha de Gato 

Unha de Gato  é indicada para o tratamento de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e artrite reumatoide (reumatismo).

Como este medicamento funciona?

Unha de Gato Herbarium atua como anti-inflamatório.

Contraindicação do Unha de Gato

  • Pacientes transplantados devem evitar o uso da unha de gato, devido à possibilidade de produzir rejeição.
  • Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes (mulheres amamentando). 

Como usar o Unha de Gato

Modo de usar

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.

Posologia

Ingerir um comprimido, via oral, três vezes ao dia, de oito em oito horas,até uma grama(1g) ao dia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções do Unha de Gato 

  • Após a utilização do produto, orienta-se esperar 1 ano antes de aceitar um transplante.
  • Devido ao alto efeito imunoestimulante, deve-se evitar o uso da unha de gato 2 dias antes e 2 dias depois da aplicação da quimioterapia.
  • Há um relato de falência renal aguda associada à ingestão da unha de gato em um paciente com lupus eritematoso sistêmico. Embora o paciente tenha ingerido vários outros medicamentos ao mesmo tempo, somente o tratamento com unha de gato foi descontinuado. Os resultados da urinálise retornaram gradualmente ao normal após a descontinuação do uso.
  • Foi demonstrado que o uso por tempo prolongado (8 semanas) da unha de gato resultou em queda dos níveis de estradiol e progesterona no soro. Desta forma, recomenda-se que o tratamento não ultrapasse 2 meses, exceto por orientação médica.
  • Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Reações Adversas do Unha de Gato 

Têm-se verificado casos de febreprisão de ventre ou diarreia, que acabam antes da suspensão do medicamento.
Os níveis hormonais (estradiol e progesterona) no soro podem ser reduzidos depois de um tempo prolongado utilizando unha de gato. A revisão da literatura não revela a frequência das reações adversas.
Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico do aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Composição do Unha de Gato 

Cada comprimido revestido contém:
Extrato seco de Uncaria tomentosa
500mg
Excipientes q.s.p
1 comprimido
(Celulose microcristalina; talco; hipromelose; polietilenoglicol; croscarmelose sódica; estearato de magnésio e dióxido de silício)
* Equivalente a 5,0 mg de alcaloides totais calculados como mitrafilina.

Superdosagem do Unha de Gato 

Não há relatos de superdosagem relacionada à ingestão de Uncaria tomentosa.
Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação Medicamentosa do Unha de Gato 

Os alcaloides da Uncaria Tomentosa não se solubilizam corretamente na presença de baixa acidez estomacal, podendo, inclusive, potencializar fármacos agonistas H2. Desta forma, desaconselha-se seu uso em conjunto com preparações antiácidas.
A administração concomitante com a ciclosporina ou outros fármacos imunossupressores também é desaconselhada.
Efeitos adversos têm sido observados quando se administra concomitantemente proteínas exógenas injetáveis (tratamentos celulares, hormonais, etc).

Ação da Substância Unha de Gato 

Resultados da eficácia

Foi realizado um estudo multicêntrico, duplo-cego em 70 pacientes com artrite reumatoide, os quais foram divididos em dois grupos que receberam unha de gato ou placebo durante 6 meses. Ambos os grupos foram comparados em relação à raça, idade, tempo de enfermidade e capacidade funcional. Os resultados concluem que a eficácia da unha de gato como anti-inflamatório em pacientes com artrite reumatoide está plenamente justificada.

Características Farmacológicas

Farmacodinâmica

Uncaria Tomentosa é constituída pelo extrato seco de Uncaria tomentosa padronizado em alcaloides totais, calculados como mitrafilina. Os componentes esteroides da unha de gato têm sido descritos como os responsáveis pela atividade anti-inflamatória do extrato. O edema de pata induzido por carragenina foi reduzido por doses orais de vários extratos do córtex da raiz.
A fração betassitosterol, que possui em torno de 60% do conteúdo total de esteroides da planta, é reconhecida como responsável pela maior parte do efeito anti-inflamatório. Foi demonstrado que o extrato de unha de gato estimula a produção de interleucina-1 e interleucina-6 por macrófagos alveolares.

Cuidados de Armazenamento do Unha de Gato 

Unha de Gato Herbarium deve ser conservada em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) em sua embalagem original.
Proteger da luz e da umidade.

Prazo de validade

24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.
  • Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Comprimidos de cor marrom-avermelhada.

Características organolépticas

Cheiro (odor) característico e praticamente não apresenta sabor.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Mensagens de Alerta do Unha de Gato 

Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe seu médico se está amamentando.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Fonte:https://consultaremedios.com.br/unha-de-gato-herbarium/bula


Unha-de-gato: fitoterápico é indicado para inflamações

Medicamentos derivados da erva são distribuídos gratuitamente no sistema público de saúde



Unha-de-gato é uma erva com o nome científico de Uncaria tomentosa. Ela é uma trepadeira encontrada principalmente na floresta amazônica e em outras regiões de clima tropical nas Américas do Sul e Central.

Ela começou a ser usada pelos indígenas de forma medicinal, em tratamentos de processos inflamatórios e degenerativos, como método contraceptivo e também para combater úlceras gástricas. Isso chamou atenção de cientistas, que começaram a estudar suas propriedades. Atualmente ela é reconhecida como um fitoterápico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indicada por suas propriedades anti-inflamatórias.

Nutrientes da unha-de-gato

A unha de gato é rica em flavonoides, substâncias com funções antioxidantes no organismo, ou seja, impedem a ação dos radicais-livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo mutações que poderiam levar a um câncer.
Além disso, ela contém alcaloides, compostos que aumentam a capacidade das células de atacar, capturar e eliminar organismos estranhos, habilidade exercida principalmente pelas células de defesa do organismo.

Benefícios reconhecidos da unha-de-gato

Anti-inflamatório natural Hoje a unha-de-gato é vendida como fitoterápico anti-inflamatório, principalmente para pacientes com artrite reumatoide e osteoartrite. Isso ocorre principalmente devido a seus flavonoides e propriedades antioxidantes, que reduzem os efeitos da inflamação no organismo.
Imunoestimulante Estudos mostram também que a unha-de-gato pode estimular o sistema imunológico. Provavelmente isso se deve aos seus alcaloides, capazes de ajudar as células de defesa do organismo em sua fagocitose, processo em que as células atacam e capturam corpos estranhos e os digerem, eliminando-os.

Benefícios em estudo da unha de gato

Redução da pressão arterial Estudos mostram que os alcaloides tetracíclicos e indólicos, outros tipos comuns na unha-de-gato, são capazes de reduzirem a pressão arterial por serem vasos dilatadores, tornando-a um potencial aliado para quem tem hipertensão.

Como usar e quantidade recomendada

Hoje a unha-de-gato é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro nas formas de comprimido, cápsula e gel. Ele também pode ser encontrado com extrato líquido para ser consumido via oral.
As orientações da Anvisa são usar:

  • Extrato fluído oral: 2,5 a 5 mL de 1 a 2 vezes ao dia
  • Comprimido: 350 mg de 2 vezes ao dia
  • Cápsula: 300 a 500 mg (1 cápsula) de 2 a 3 vezes ao dia
Fonte:https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/21402-unha-de-gato

Comentários

Postar um comentário