EXISTE COLÁGENO VEGETAL ? RESPONDENDO A VEGANOS,NÃO,POIS TODOS OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO SÃO DE ORIGEM ANIMAL

Imagem relacionada

 EXISTE COLÁGENO VEGETAL ? RESPONDENDO A VEGANOS
Colágeno_capa
colágeno é uma proteína presente no organismo responsável por dar firmeza e sustentação à pele, músculos, ossos, articulações, tendões, cabelo e unhas. No entanto, a partir dos 25 anos normalmente sua produção é diminuída, muitas vezes gerando a necessidade de suplementação.
Atualmente existem diversos produtos disponíveis no mercado, mas sempre surge uma dúvida entre pessoas veganascolágeno vegetal existe? A resposta é uma só: não, todos os suplementos de colágeno são de origem animal.

colágeno para veganos

É possível estimular a produção natural de colágeno no organismo sem precisar ingerir o suplemento. De acordo com a nutricionista Carolina Favaron, para isso é preciso manter o consumo adequado de proteínas, principalmente no caso da dieta vegetariana ou vegana, já que é comum veganos e vegetarianos não consumirem as necessidades adequadas desse nutriente. “É importante fornecer através da alimentação todos os nutrientes necessários para a formação de colágeno e incluir alimentos antioxidantes, que vão contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce. No caso de veganos e vegetarianos que desejam fazer a suplementação dessa proteína, é possível fazer uma formulação manipulada de alguns aminoácidos importantes para a produção do colágeno, como a prolina e a glicina, e verificar a origem junto à farmácia, além de todos os nutrientes essenciais para a formação do colágeno”, explica.

por que estimular a produção de colágeno?

Estresse, poluição, exposição excessiva ao sol, fumo e o consumo de alimentos industrializados – ricos em gorduras trans e saturadas, açúcar, corantes e outros aditivos químicos – favorecem o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, a perda de colágeno. Sua deficiência pode causar o surgimento de rugas e linhas de expressão, ossos frágeis, além de unhas e cabelos quebradiços. Para driblar esse processo, o segredo é um só: melhorar a alimentação e o estilo de vida.
“Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, como açaí, goji berry, chá verde, frutas vermelhas, castanhas, entre outros, associada com o consumo de alimentos frescos e naturais, baixo teor de açúcar e industrializados, pode retardar essas alterações cutâneas do envelhecimento”, ressalta Carolina. Quando o consumo alimentar não é capaz de suprir isso, o uso de suplementos alimentares pode ser necessário, mas deve ser feito com o acompanhamento de um médico ou nutricionista para não causar toxicidade por excesso de nutrientes.

alimentos que estimulam a produção de colágeno







Vitamina C: presente em frutas cítricas, caju, acerola, folhas verde-escuras e salsa.
Fonte:https://www.natue.com.br/natuelife/colageno-vegetal-existe.html
O Mito do Colágeno
Há uma lenda de que a ingestão de colágeno via cápsulas ou através da gelatina faça bem para pele, unhas e cabelo. Vejo constantemente algumas fulanas falando que o colágeno é um de seus segredos de beleza. Se pesquisarmos um pouquinho veremos que isso não passa de uma falsa propaganda para enganar desavisados.

Para começar, o colágeno é uma das proteínas que constituem cabelos, unhas, pele, ossos etc. O organismo é capaz de sintetizá-lo através de aminoácidos ingeridos pelos alimentos.

Vamos pensar um pouquinho. Animais que possuem pêlos e cascos fortes como cavalos, elefantes e vacas não comem gelatina. De onde eles retiram o colágeno?

O colágeno é uma proteína composta basicamente por 3 aminoácidos: lisina, prolina e glicina. Ao ingerir proteínas, o organismo as quebra em aminoácidos. Cada aminoácido se agrupa formando diversas proteínas que serão destinadas às várias partes do corpo como tecidos, cartilagem, cabelo, unha etc.

Não adianta comer gelatina ou tomar cápsulas de colágeno, já que o processo de digestão irá quebrar a proteína colágeno em aminoácidos. Independente se comermos carne, leite, soja ou gelatina, todos serão quebrados em aminoácidos. E não temos o poder de escolher para onde as proteínas formadas por esses aminoácidos irão parar. O nosso organismo forma vários tipos de colágeno que poderão formar diversas estruturas. É provável que o colágeno ingerido será quebrado em aminoácidos que formarão cartilagem ao invés de uma pele esticadinha ou unhas mais fortes.

A melhor maneira de ter pele, cabelo e unhas fortes é consumindo alimentos ricos proteínas e vitamina C. As melhores fontes vegetais são: cereais (milho, trigo, aveia, arroz, quinua etc) e leguminosas (lentilha, feijões, soja, grão de bico, ervilha etc).

Além do mais, a gelatina e o colágeno comercial são derivados de ossos e cartilagem bovinaE a gente não quer dar nosso dinheiro suado para enriquecer pecuaristas exploradores de partes de animais. Cada vez que financiamos um subproduto animal, tornamos a morte e a exploração dos animais mais lucrativa. Lembrem-se: animais não são produtos!

Uma alternativa para quem gosta de gelatina é o ágar-ágar, que é uma alga marinha que possui a mesma textura que a gelatina. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e lojas de produtos japoneses.

Fonte:http://belezavegan.blogspot.com/2013/07/o-mito-do-colageno.html

ALIMENTOS RICOS EM "COLÁGENO VEGETAL"

Por 
  / 
21 março, 2017
Com essa história da Operação Carne Fraca rolando, comecei a pesquisar algumas fontes alternativas de nutrientes que, comumente são encontrados em alimentos de origem animal, como o colágeno, por exemplo. O colágeno é uma das maiores proteínas do nosso organismo. É ele quem dá sustentação e firmeza à nossa pele, fortalecimento nas unhas e nos cabelos, além de ter papel importante na estrutura dos tendões e cartilagens. Porém, as fontes mais conhecida do colágeno é de origem animal.
E como o número de veganos tem crescido a cada dia, decidi separar alguns alimentos que são ricos em colágeno vegetal.
Venham ver!
O veganismo, pra quem não sabe, é um movimento contra o consumo de qualquer produto de origem animal, seja ele carne, frango, peixe, ovos, leite e até mel. E cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e aderindo essa forma de viver.
E para aproveitar o assunto da Operação Carne Fraca e toda a repercussão que tem dado, trouxe alguns alimentos ricos em colágeno vegetal, ou seja, não são de origem animal.
Mas para entendermos um pouco melhor, a importância do colágeno, trouxe alguns benefícios que ele traz para a nossa saúde:
  • Elasticidade e firmeza na pele;
  • Renovação das células;
  • Proteção dos ossos;
  • Prevenção de celulites e estrias;
  • Prevenção do envelhecimento das células;
  • Fortalecimento da estrutura óssea e vasos sanguíneos.

Mas onde encontrar o colágeno nos alimentos, que não sejam de origem animal?

Amêndoas, nozes e castanhas

Na composição desses alimentos, contém ácidos graxos poli-insaturados, que contribuem com a vitalidade da pele. Além disso, eles são grande fonte de vitamina E, que são essenciais para a formação de colágeno.

Vegetais verde-escuros

Esses vegetais são ricos em ácido fólico, nutriente importante na replicação da célula. Eles também têm ação antioxidante, que protege contra os radicais livres, que podem prejudicar a formação do colágeno. Sem contar que eles também são ricos em vitamina C.
Alguns exemplos de vegetais verde-escuros, são: brócolis, couve, espinafre e lentilha.

Alho

O alho é composto por taurina e ácido lipoico, que ajudam na reconstrução das fibras de colágeno que já estão danificadas. Além disso, ele tem enxofre em sua composição, que é um item necessário para a formação de colágeno no corpo.

Soja

A soja tem em sua composição, a genisteína, um hormônio que acelera a produção de colágeno. Além disso, esse hormônio também bloqueia as enzimas que contribuem com o envelhecimento da pele.

Frutas cítricas

São muito ricas em vitamina C, benéfica para a síntese de proteínas, que serão transformadas em colágeno. O ideal é consumir 3 tipos de frutas cítricas por dia, alguns exemplos delas, são: abacaxi, laranja, limão, morango, pêssego e ameixa.
Vamos consumir mais esses alimentos?
Fonte:https://www.carolmagalhaes.com/alimentos-ricos-em-colageno-vegetal/beleza/

Comentários