COMO TIRAR O AÇÚCAR DA DIETA

Resultado de imagem para O que acontece com o seu corpo quando você para de comer açúcar - Casa e Jardim _ Ingredientes


Como tirar o açúcar da dieta


A gente sabe que açúcar não faz bem, mas vamos combinar que retirá-lo assim da comida é bem difícil! A nutricionista funcional e esportiva Daniela Carvalho tem algumas dicas para ajudar nesse processo. Veja:

O excesso de açúcar na dieta pode ser prejudicial à saude. Isso porque, além dos riscos de obesidade, o carboidrato pode causar cáries, diabetes, câncer e doenças cardíacas. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, o açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína. Em alta quantidade, ele aumenta os níveis de dopamina, o que diminui a produção dela pelo próprio corpo. Com isso, a necessidade de comer doce se torna ainda maior. 

Mas falar sobre todos os males do açúcar é muito mais fácil que efetivamente retirá-lo da dieta. Conversamos com a nutricionista esportiva e funcional Daniela Carvalho, e trouxemos algumas dicas para quem quer diminuir seu consumo na dieta. Confira: 

1 É preciso fazer uma programação neurológica
Nosso paladar está acostumado com o consumo exacerbado de doces e por isso, em primeiro lugar, é necessário regular essa vontade incluindo mais alimentos azedos e amargos. Esses alimentos estimulam outras áreas do paladar e como consequência, a pessoa ficar menos dependente do doce. “Você pode consumir, todos os dias, um limão espremido em jejum, por exemplo”, explica a nutricionista. É importante lembrar que não somente o açúcar refinado é prejudicial! Refrigerantes, sucos industrializados e alimentos processados precisam deixar de fazer parte do dia a dia. 

Alimentos que podem ajudar nesse processo: própolis, gengibre, cacau, rúcula, agrião, espinafre e couve.

2 Inclua alimentos ricos em tirosina
A tirosina é um aminoácido que participa da formação da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de satisfação e prazer. A castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, cogumelo, brócolis, espinafre, cacau e couve são alguns dos alimentos ricos na substância. Invista!

3 Aumente o consumo de chás 
Chás também ajudam a controlar o desejo de comer doce. Principalmente o de hibisco, porque ele participa da metabolização da glicose. Você pode usar as combinações: gengibre, limão e hortelã; casca de laranja, canela em pau e gengibre; e chá verde, hortelã e limão. 

4 Não troque o açúcar sempre por adoçantes
Ainda mais se forem industrializados, como o aspartame, sucralose e frutose. O ideal é fazer o processo de programação neurológica, como explicamos acima. Se for muito difícil beber sucos e chás no sabor natural, use ou xilitol, ou a taumatina ou o stévia, que são mais naturais. Para receitas como panqueca ou bolo, tente adoçar com frutas, como tâmara e até concentrado de maçã.




Comentários