AÇÚCAR CONSIDERADO O VILÃO DAS DIETAS,PREJUDICIAL À SAÚDE,PODE SER ENCONTRADO ESCONDIDO EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Açúcar no café euatleta (Foto: Agência Getty Images)Açúcar no café: nutricionista afirma que o brasileiro
pesa na mão na hora de usar (Foto: Getty Images)


Prejudicial à saúde, açúcar pode estar escondido em alimentos 'saudáveis'

Consumo diário de sacarose deve equivaler a 10% das calorias ingeridas. Muitas vezes, produtos industrializados não têm porcentagens contabilizadas


Não há novidade no fato de que o consumo excessivo de açúcar causa diversos malefícios à saúdeObesidade, diabetes, hipertensão, câncer, cáries, entre outros, são frequentemente atribuídos a dietas que possuem grande quantidade de sacarose. Ainda assim, os brasileiros mantêm elevada a ingestão de alimentos ricos no ingrediente.
consumo diário de açúcar, tanto para indivíduos saudáveis quanto para diabéticos, deve constituir, no máximo, 10% das calorias totais ingeridas. Ou seja, em uma dieta de 2.000 calorias por dia, a quantidade de sacarose não deve ultrapassar 50 gramas.
Entretanto, reduzir a ingestão deste carboidrato não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcares, que muitas vezes não são contabilizadas pelos consumidores. De acordo com o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 13% das calorias ingeridas por um americano adulto vêm do açúcar adicionado.
Além dos doces, alguns alimentos salgados também podem conter o ingrediente. Até mesmo produtos considerados saudáveis ‘escondem’ valores prejudiciais à saúde. Sucos naturais, barras de cerealiogurtesgranolas gelatinas, que à primeira vista parecem inofensivos, podem se tornar grandes vilões da alimentação.
Confira na tabela abaixo alguns alimentos que contêm grandes quantidades de açúcares
Eu Atleta Quantidade de Açucar nos Alimentos (Foto: Editoria de Arte)
Para evitar a ingestão exagerada de açúcar, os consumidores devem estar atentos às informações nutricionais dos produtos industrializados. O ideal é evitar aqueles que possuam grande quantidade do ingrediente.  
Dar preferência aos alimentos naturais também ajuda a reduzir o consumo de sacarose. No entanto, as frutas contêm um tipo de açúcar chamado frutose, e a indicação de ingestão é de três a quatro porções por dia.

Vilão das dietas, açúcar é encontrado até em alimentos como sushi

Nutricionista mostra que ingrediente não se concentra apenas nos doces


Um dos inimigos da dieta balanceada é o excesso de açúcar. Parar de ingeri-lo pode parecer uma decisão fácil, mas não é. Ele está escondido em alimentos que vão além da nossa imaginação, tanto nos doces quanto nas comidas salgadas. De acordo com o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 13% das calorias ingeridas por um americano adulto vem do açúcar adicionado. O recomendado, segundo especialistas, é que esse limite não ultrapasse 15%.
- O brasileiro tem a mania de pesar a mão no saquinho de açúcar quando adoça o seu café. Esse consumo é grande. Nos produtos industrializados, que estão cada vez mais presentes na mesa do brasileiro, há uma quantidade significativa. No Brasil, ele está presente na lista de ingredientes dos alimentos. Se determinado alimento tem como primeiro ingrediente o açúcar, é porque ele é rico nesse aspecto - afirmou a nutricionista Juliana Labanca.
Alimentos como o sushi, por exemplo, são ricos em açúcar. Na hora do preparo, o arroz acaba sendo temperado com um vinagre e uma quantidade de açúcar para dar consistência e sabor agridoce, explica a nutricionista. Mas e sobre o adoçante, será que é bom usá-lo?
- Em excesso não é bom para ningúem. Se puder evitar o adoçante e o açúcar, é melhor ainda - acrescentou Juliana.
Para não se tornar um vilão na dieta, o consumo de açúcar pode ser indicado para um atleta, mas precisa ser controlado e usado de uma forma adequada, como antes dos treinos.
- Em alguns momentos, essa energia rápida que vem do açúcar ou de outros tipos de carboidratos é melhor utilizada próximas das atividades físicas - finalizou a nutricionista.


Comentários