O pessoal do “My New Roots” (Minhas Novas Raízes) fez um vídeo lindo para explicar quão simples é substituir o leite animal em suas refeições.
Os leites vegetais são mais saudáveis e podem ser muito mais saborosos também! Se você não gosta do de soja, tente o de castanhas. Se não gostar do de castanhas, tente o de arroz, o de amendoim…
Basicamente, tudo que você precisa é deixar as castanhas de molho por algumas horas, ou de um dia para o outro, depois bater no liquidificador com água(pode usar água de coco). A proporção aproximada é de 3 ou 4 xícaras de água para cada xícara de castanhas. Mas você pode variar isso para deixar a seu gosto. Depois é só coar com um pano linpo, como é mostrado no vídeo abaixo. Tente com castanhas de Brasil (Castanha do Pará), nozes, sementes de girassol, macadâmias ou até tudo junto e misturado! Se achar que é necessário, acrescente 2 ou 3 colheres de açúcar.
Fonte:http://www.hierophant.com.br/
OUTRAS RECEITAS
Pelas mais diversas razões, você pode não querer usar o leite de vaca, ou seus derivados em suas receitas. Você, ou alguém da sua família, pode ter intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou qalquer outro tipo de intolerância. Pode ser que sua família siga uma dieta estritamente kosher, que não mistura leite de vaca e derivados com carnes, então strogonoff (que na receita oficial abrasileirada mistura carne com creme de leite, mistura proibida nesse tipo de dieta) nem pensar!
A solução é bastante simples, bastante saborosa, muito saudável e pode ser feita rapidamente na sua casa: leite de amêndoas, nozes ou castanhas.
O uso desse leite é bastante vasto: substitui iogurte ou leite em vitaminas, substitui creme de leite nas mais diversas receitas, incrementa de forma magistral sopas e cremes e pode ser o toque especial em muitas sobremesas.
Ingredientes:
2 xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas crocantes (vide receita anterior)
2 xícaras de água morna
Modo de Preparo:
Bata as amêndoas com uma xícara de água no liquidificador até obter uma mistura uniforme.
Acerte a consistência do leite acrescentando mais água – se a idéia é substituir o creme de leite em receitas, deixe o leite mais grosso, já se for usar o leite de amêndoas para o preparo de sopas ou vitaminas, pode deixá-lo ais ralo.
Leite de castanhas caseiro
O leite de vegetais estão cada vez mais presente nas prateleiras de supermercados e lojas de alimentos especiais. Além do já famoso leite de soja, é possível encontrar os leites de arroz, de aveia, de quinoa e de amêndoas. Para aqueles que não gostam ou que não podem consumir o leite de soja, os leites vegetais são a alternativa mais próxima do leite animal. O maior problema ainda está no sabor. De quase todos que já experimentei, continuo a preferir o leite de soja. Mas não satisfeita, resolvi testar algumas receitas de leites de cereais caseiras. Cheguei a esta versão que, pra mim, é uma das melhores que já provei. Ainda assim, para o meu paladar, o leite de castanhas não é para ser tomado puro. Ele tem sabor suave e é ótimo para ser adicionado a diferentes receitas. Sem falar que você tem uma alternativa mais barata, já que o preço dos leites de cereais é bem mais alto do que o leite comum ou mesmo o leite baixa lactose. Veja algumas sugestões de receitas em que o leite de castanhas funciona bem:
- Em bolos – é possível fazer uma substituição na mesma proporção do leite comum para várias receitas;
- Em molhos cremosos salgados – você pode adicionar amido de milho, sal e nós moscada para deixar a consistência mais próxima do creme de leite. Uma opção legal para fazer um estrogonofe.
- Na lasanha - você pode usar a mesma receita acima como substituição ao molho branco;
- Batida de banana – essa realmente fica uma delícia. Bata uma banana em pedaços com um copo de leite de castanha. Adicione uma colher de chá de açúcar ou de mel;
- Purê de batatas ou de outros legumes – uma ótima opção. Você pode usar o leite de castanhas sem coá-lo e aproveitar a polpa da castanha que sobra do leite.
- 8 castanhas do pará
- 500 ml de água morna
Bata as castanhas no liquidificador. Acrescente a água e bata novamente por mais alguns segundos até obter uma mistura leitosa. Coe com um coador de tela fina.
Guarde a polpa da castanha que sobrou para usar em outros pratos.
MINGAU COM LEITE DE CASTANHAS
- 400 ml de leite de castanhas coado
- 3 colheres de chá de essência de baunilha
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 gema de ovo (opcional)
- canela em pó à gosto
Dissolva o amido de milho ao leite. Acrescente a essência de baunilha. Em outro recipiente, bata ligeiramente a gema de ovo com açúcar e adicione a mistura do leite de castanhas. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Sirva quente, com canela em pó.
Dica: eu também preparei o mingau na versão sem a gema de ovo. Não fica tão saboroso, mas é possível preparar da mesma forma, sem alteração da receita.
Rendimento: 01 porção
Esta receita foi elaborada:
- sem lactose
- sem proteína láctea
- sem soja
- sem glúten
Fonte:http://www.semlactose.com/
Comentários
Postar um comentário