PÃO DE GRÃO GERMINADO É O NOVO ALIADO DA ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL

  (Foto: Marina Fuentes)
 

Pão de grão germinado é o novo aliado da alimentação funcional


A receita, novidade no feed de fitness, claro, vem para dar um boost na alimentação funcional: o pão de grãos germinados aparece como ótima opção para quem, além de reduzir (ou cortar) o consumo glúten e a lactose, quer multiplicar o valor nutricional dos alimentos. A dica é da nutricionista e insta-addicted Fernanda Scheer, que bolou a receitinha para melhorar a qualidade do café da manhã.
 
“Esse pão é ultrafresco e nutritivo, rico em proteínas e livre de gorduras, glúten e proteína do leite. Em contato com a água, o grão dá início a um processo de crescimento que vai dar origem à planta completa, com nutrientes multiplicados e muito mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo", explica ela.

A receita pode levar chia, linhaça, amaranto ou quínoa (ou ainda uma combinação desses grãos) e deve ser programada com antecedência (para germinarem, os grãos devem ficar ao menos duas horas imersos na água – pense naquele grão de feijão que você plantava no algodãozinho quando criança, é mais ou menos esse efeito que se deseja). Fora este detalhe, é superprática: o pãozinho pode ser feito no forno ou na frigideira (neste caso, o resultado se assemelha a uma panqueca bem consistente).

Além de toda a riqueza de nutrientes, o pão de grãos germinados é daqueles alimentos que ajudam a combater a fome de leão. “Quanto mais nutritivo um alimento é maior a sua capacidade de saciar de verdade”. Com um sabor bem neutro, o pão funcional pode ser combinado com geleias, manteiga Ghee, pasta de tahine ou mesmo com um fio de azeite de oliva e sal do Himalaya – também é ótimo para fazer sanduiches.
 

Receita - pão de quínoa germinada
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
2 colheres de sopa de quinoa em grãos
1 colher de sopa de semente de linhaça
2 colheres de sopa de farinha de arroz
1 colher de café de fermento químico
Sal e temperos a gosto
Modo de preparo:
Coloque numa tigela a quinoa em grãos e as sementes de linhaça e cubra com água. Deixe germinando de um dia ao outro. Na manhã seguinte, escorra um pouco da água (não vai dar para escorrer muito porque a linhaça forma um gel com a água), acrescente mais um pouquinho de água (2 col. de sopa aproximadamente). Acrescente a farinha de arroz, o fermento químico e sal e tempero à gosto. A consistência deve ser a de um mingau grosso – se preciso, acrescente água e/ou farinha de arroz até chegar na consistência ideal. Unte uma frigideira com pouco azeite (espalhe com um guardanapo) e coloque a mistura. Cubra com uma tampa e deixe cozinhando. Quando dourar de um lado, vire-a com cuidado, até que fique cozido por completo. (MARINA FUENTES)

Fonte:http://vogue.globo.com/beleza/noticia/2013/07/pao-de-grao-germinado-e-o-novo-aliado-da-alimentacao-funcional.html

  (Foto: Marina Fuentes)

Comentários