Estudo Descobre a Dieta Perfeita Para a Sua Saúde Mental
As pessoas frequentemente alteram sua dieta em um esforço para mudar sua aparência física, mas o que você ingere pode ter um efeito tão grande sobre sua saúde mental quanto sua saúde física, de acordo com um novo estudo publicado na revista Molecular Psychiatry.
Armados com o conhecimento de que a nutrição desempenha um papel importante na saúde mental de uma pessoa, os pesquisadores procuraram identificar a melhor dieta possível para o bem estar psicológico.
Depois de revisar sistemicamente 41 artigos sobre dieta e saúde mental, os pesquisadores finalmente identificaram a dieta mediterrânea como o melhor plano alimentar possível para saúde mental e bem-estar.
“Aderir a uma dieta saudável, em particular a dieta mediterrânea tradicional, ou evitar uma dieta pró-inflamatória, parece conferir alguma proteção contra a depressão em estudos observacionais”, diz a conclusão do estudo. “Além disso, ensaios clínicos de alta potência são necessários para avaliar o papel dos padrões alimentares na prevenção do início, gravidade e recorrência de episódios depressivos”, acrescentam os pesquisadores.
A dieta mediterrânea exige muitas nozes, feijões, vegetais, grãos integrais, peixes, aves e gorduras saudáveis, como azeite de oliva e queijo feta. Ela conquistou o primeiro lugar na lista das dietas saudáveis mais saudáveis do US News & World Report por vários anos consecutivos, empatando com a dieta DASH no primeiro lugar em 2017.
Benefícios para a saúde mental à parte, a dieta do Mediterrâneo também tem sido associada ao controle saudável do peso, diminuição do risco de doença cardíaca, maior tempo de vida e proteção contra o declínio cognitivo relacionado à idade. Em outras palavras, é uma ótima escolha, esteja você preocupado com seu bem-estar mental ou não.
Comentários
Postar um comentário