Aquele lanche que você fez à meia noite pode ser o culpado pelos seus sonhos malucos [Foto: Rex Features]
O EFEITO DE ALIMENTOS INGERIDOS ANTES DE DEITAR NOS SONHOS
De acordo com a Ciência, comer algo pouco antes dormir incrementa a atividade do metabolismo e leva o cérebro a permanecer ativo, aumentando a probabilidade de ter sonhos bastante vívidos.
“Quando nós levamos em conta o fato de que os nutrientes presentes nos alimentos afetam muitas coisas no organismo, tais como os níveis de energia, o humor e a qualidade do sono, vemos que é totalmente plausível que alimentos diferentes afetem os sonhos de maneiras diferentes”, explica a nutricionista e professora de ioga Julie Montagu.
Com isso em mente, nós fizemos uma lista com os alimentos que você deve evitar, caso não deseje ter sonhos mirabolantes…
Ele pode ser o lanche preferido à meia-noite, mas o queijo fará estragos em seus sonhos [Foto: pixabay.com via Pexels]
Queijo
Talvez você já tenha ouvido falar que comer queijo antes de dormir causa pesadelos. Bem, parece que há algo de verdade nesse dito popular. “Há muita especulação e até mesmo algumas pesquisas contundentes indicando que comer laticínios pouco antes de dormir causa pesadelos ou sonhos estranhos. O queijo e o leite são tidos como os principais culpados desse grupo,” explica Julie Montagu. O queijo contém triptofano — um aminoácido usado pelo corpo para produzir serotonina. A serotonina é uma substância que atua no cérebro e ajuda a regular o humor. Então, consumir uma fatia de queijo justo antes de ir para a cama pode contribuir para elevar os níveis de serotonina no organismo, e esses níveis podem afetar seriamente os seus sonhos.
Carnes curadas e processadas
Sim, depois disso talvez você queira parar de assaltar a geladeira e desistir de comer frios antes de ir para a cama. “Linguiça, salame, bacon, salsichas e apresuntados são muito ricos em tiramina, um aminoácido que regula a pressão arterial, explica a nutricionista Kamilla Schaffner, do My London Nutritionist. “Os alimentos ricos em tiramina são conhecidos a nível nutricional por alterar os padrões normais de sono e o sistema nervoso central em geral, fato que pode produzir o aumento dos episódios de pesadelos, sonhos perturbadores ou enxaquecas persistentes.”
Comentários
Postar um comentário