EXISTE COLÁGENO VEGETAL ? RESPONDENDO A VEGANOS,NÃO,POIS TODOS OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO SÃO DE ORIGEM ANIMAL
EXISTE COLÁGENO VEGETAL ? RESPONDENDO A VEGANOS
O colágeno é uma proteína presente no organismo responsável por dar firmeza e sustentação à pele, músculos, ossos, articulações, tendões, cabelo e unhas. No entanto, a partir dos 25 anos normalmente sua produção é diminuída, muitas vezes gerando a necessidade de suplementação.
Atualmente existem diversos produtos disponíveis no mercado, mas sempre surge uma dúvida entre pessoas veganas: colágeno vegetal existe? A resposta é uma só: não, todos os suplementos de colágeno são de origem animal.
Atualmente existem diversos produtos disponíveis no mercado, mas sempre surge uma dúvida entre pessoas veganas: colágeno vegetal existe? A resposta é uma só: não, todos os suplementos de colágeno são de origem animal.
colágeno para veganos
É possível estimular a produção natural de colágeno no organismo sem precisar ingerir o suplemento. De acordo com a nutricionista Carolina Favaron, para isso é preciso manter o consumo adequado de proteínas, principalmente no caso da dieta vegetariana ou vegana, já que é comum veganos e vegetarianos não consumirem as necessidades adequadas desse nutriente. “É importante fornecer através da alimentação todos os nutrientes necessários para a formação de colágeno e incluir alimentos antioxidantes, que vão contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce. No caso de veganos e vegetarianos que desejam fazer a suplementação dessa proteína, é possível fazer uma formulação manipulada de alguns aminoácidos importantes para a produção do colágeno, como a prolina e a glicina, e verificar a origem junto à farmácia, além de todos os nutrientes essenciais para a formação do colágeno”, explica.
por que estimular a produção de colágeno?
Estresse, poluição, exposição excessiva ao sol, fumo e o consumo de alimentos industrializados – ricos em gorduras trans e saturadas, açúcar, corantes e outros aditivos químicos – favorecem o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, a perda de colágeno. Sua deficiência pode causar o surgimento de rugas e linhas de expressão, ossos frágeis, além de unhas e cabelos quebradiços. Para driblar esse processo, o segredo é um só: melhorar a alimentação e o estilo de vida.
“Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes, como açaí, goji berry, chá verde, frutas vermelhas, castanhas, entre outros, associada com o consumo de alimentos frescos e naturais, baixo teor de açúcar e industrializados, pode retardar essas alterações cutâneas do envelhecimento”, ressalta Carolina. Quando o consumo alimentar não é capaz de suprir isso, o uso de suplementos alimentares pode ser necessário, mas deve ser feito com o acompanhamento de um médico ou nutricionista para não causar toxicidade por excesso de nutrientes.
Comentários
Postar um comentário