Saiba mais sobre a Alimentação e a Filosofia Ayurvédica
Ayurveda significa “ciência da vida”, e o principal conceito acredita que, tudo no universo, inclusive o nosso corpo, apresente os cinco elementos da natureza que são: Espaço, Ar, Fogo, Água e Terra. Estes elementos, expressam na filosofia Ayurveda os Doshas, que são como ‘humores’ que atuam fisiologicamente e tendem a causar o desequilíbrio e desarmonias do corpo.
Com origem indiana, a dieta ayurvédica consiste na aplicação de alimentos que darão ao seu corpo sabedoria para que consiga atingir o equilíbrio completo. É uma alimentação benéfica, e indicada para todos que buscam melhor qualidade de vida.
a dieta ayurvédica emagrece?
O principal objetivo da dieta ayurvédica não é exatamente a perda de peso. As pessoas que a seguem, acreditam que ela melhora o sistema imunológico, e com isso previne doenças. Mas a perda de peso acaba sendo uma consequência do processo. Por promover a baixa ingestão de carboidratos e gorduras, a dieta ayurvédica contribui para o emagrecimento, mas este resultado pode variar de pessoa para pessoa.
A filosofia Ayurveda acredita na teoria da ‘mente sã, corpo são’, de forma que, o que acontece no seu corpo, tanto físico quanto emocional, reflete no que, e como você come, pensa e no que faz.
o que são doshas?
Dosha quer dizer defeito, e indica o que está em desequilíbrio no nosso corpo, levando a desarmonias psicofísicas. Os Doshas indicam os perfis biológicos de cada pessoa através de três: Vata, Pitta e Kapha. De acordo com a teoria, todas as pessoas possuem as três energias, mas sempre existirá uma ou duas que irá predominar.
Para saber qual de seus Doshas está em desequilíbrio, é necessário fazer um teste específico ou procurar um especialista para te avaliar. É importante saber que seu desequilíbrio pode mudar com o tempo, portanto, um novo teste ou uma nova avaliação de tempos em tempos pode ser necessária.
mas afinal, quais são as características dos doshas?
- Vata – Frio, leve e seco são as características deste Dosha, e está relacionado aos elementos do ar. Quando esta energia está em desequilíbrio, a pessoa pode se sentir cansada e ansiosa, além de conviver com a insônia. Pode ainda causar constipação e inchaços que causam desconfortos.
- Pitta – Este Dosha se caracteriza por ser quente, oleoso e leve, e está relacionado aos elementos fogo e água. Esta energia quando está em desequilíbrio, pode causar irritação, e estas pessoas tendem a ser intolerantes. Dificilmente sentem frio e possuem apetite elevado. Pode causar também alguns distúrbios de pele, com presença de acne e pele avermelhada.
- Kapha – Frio, pesado e oleoso são as características deste Dosha, e está relacionado aos elementos da água e da Terra. Quando essa energia está em desequilíbrio, as pessoas tendem a apresentar comportamento possessivo e, muitas apresentam ganho de peso. Problemas respiratórios e a produção excessiva de muco também são sintomas comuns.
como funciona a dieta ayurvédica?
No geral, a dieta ayurvédica considera frutas, verduras e legumes da estação; leite e derivados; e frango orgânicos como alimentos saudáveis. Os peixes, o azeite de oliva, as nozes e castanhas, os cereais integrais, os temperos e condimentos também são exemplos de alimentos saudáveis.
Já as bebidas estimulantes, açúcar e sal refinados, carnes vermelha, farinha branca, refrigerantes, doces, frituras, gorduras animal, álcool e produtos com aditivos químicos devem ser evitados.
Mas se você souber o seus Doshas, conseguirá evitar os alimentos que prejudicam o equilíbrio do seu corpo de acordo com suas características, e introduzir alimentos que auxiliem na desintoxicação de seu organismo. Com o funcionamento adequado do seu corpo e de órgãos como o fígado e os rins, suas toxinas serão filtradas corretamente levando ao equilíbrio do seu corpo.
dieta para dosha vata
Prioriza os sabores adocicado, ácido e salgado, e evita sabores amargos e adstringentes, mais comuns nos alimentos frios, secos, leves e gelados. É recomendado seguir uma rotina regular com café da manhã, almoço e jantar, e se alimentar em ambientes tranquilos.
Alimentos indicados:
- Frutas maduras e adocicadas
- Vegetais cozidos e condimentados
- Cereais cozidos ou aquecidos (aveia, quinoa, arroz integral e trigo)
- Lentilha, ervilha, moyashi e tofú
- Leite e derivados orgânico
- Frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar
- Temperos e condimentos
- Oleaginosas
- Óleos e azeites moderadamente
- Chá de ervas ou de especiarias como o gengibre fresco e canela
- Açúcar mascavo, rapadura, mel, agave, sucralose e estévia
Alimentos que devem ser evitados:
- Frutas secas
- Vegetais crus, secos e frios
- Cereais secos como a granola
- Feijões e soja
- Leite em pó e caixinha, uma vez que o leite indicado deve ser orgânico.
- Carnes vermelhas, de porco e de coelho.
- Bebida alcoólica, mate, café, refrigerantes, chocolate e chá preto.
- Doces e açúcar branco, sacarina e aspartame.
dieta para dosha pitta
Os sabores amargos, adocicados e adstringentes são os mais indicados e os ácidos devem ser evitados. Alimentar-se de forma regularmente e de fracionada ao longo do dia é superimportante.
Alimentos indicados:
- Frutas maduras e adocicadas
- Vegetais adocicados e amargos (beterraba, aipo, abóbora, espinafre)
- Cereais (quinoa, aveia, granola, arroz branco e basmati, trigo e cevada)
- Feijões, soja e tofu
- Manteiga sem sal, ghee, queijo branco e leite orgânico
- Peixe de água doce e frango orgânico
- Condimentos (cominho, coentro, hortelã, salsa, cebolinha, sal de rocha, louro e açafrão)
- Coco e amêndoas
- Óleos de girassol e canola, e azeite de oliva.
- Açúcar mascavo, estévia, agave, sucralose
- Chás de ervas
Alimentos que devem ser evitados:
- Frutas ácidas
- Vegetais como berinjela, tomate e rabanete
- Milho, centeio, arroz integral, painço e trigo sarraceno.
- Manteiga com sal, yogurtes e queijos amarelo
- Carnes vermelhas, ovos, peixe e frutos do mar.
- Condimentos picantes
- Oleaginosas
- Óleos de milho, gergelim e amêndoa
- Bebidas energéticas e estimulantes
- Açúcar branco, mel e rapadura
dieta para dosha kapha
O metabolismo destas pessoas costuma ser mais lento que o habitual, e a digestão tende a ser mais fraca e morosa, e por isso evitar alimentos gordurosos e doces é fundamental. Priorize os alimentos mais leves e secos, eles são os mais indicados.
Alimentos indicados:
- Frutas mais ácidas e cítricas
- Vegetais
- Cevada, quinoa, milho, granola, centeio, aveia, arroz basmati, painço e tapioca
- Feijões, ervilhas, lentilhas e tofu
- Leite de cabra quentes e condimentado
- Frango orgânico, ovos e peixe de água doce
- Temperos e condimentos
- Óleos de milho, canola e girassol de forma moderada
- Mel, estévia e sucralose.
- Chá de ervas e especiarias (chá e café preto e chá verde são permitidos moderadamente
Alimentos que devem ser evitados:
- Frutas adocicadas
- Vegetais tubérculos e tomate cru
- Trigo, arroz integral e branco
- Soja e moyashi
- Leite, manteiga e queijos em geral
- Carnes vermelhas, peixes do mar e frutos do mar
- Sal refinado
- Óleo de coco, azeite de oliva, gergelim e soja
- Bebida alcoólica e bebidas fria no geral
- Açúcar branco, rapadura e frutose
Comentários
Postar um comentário