9 ALIMENTOS PODEROSOS PARA O PÓS-PARTO: PLANEJAR AS REFEIÇÕES AJUDA A ORGANIZAR A ROTINA DO PÓS-PARTO
9 alimentos poderosos para o pós-parto
Confira o que incluir na dieta nesse período de recuperação para o organismo
1. Sopas
A hidratação adequada no pós-parto é fundamental, principalmente para as mães que amamentam. A recomendação é que sejam consumidos pelo menos 3 litros de água por dia. Por serem ricas em líquido, as sopas podem ajudar a cumprir essa meta. A tradicional canja de galinha com cenoura, arroz e batata é uma boa pedida por ser também fonte de proteína.
2. Oleaginosas
Além de conter “gorduras saudáveis”, oleaginosas como amêndoas e castanha-de-caju são fontes de proteínas importantes para o metabolismo e para a produção de leite. Além disso, são uma opção de lanche fácil para quando você estiver sem tempo de preparar algo mais elaborado.
3. Queijo de cabra
Durante a gestação, existe uma perda natural de cálcio para a formação dos ossos do bebê então é importante investir na reposição desse mineral no pós-parto. Todos os tipos de queijo podem ajudar nessa missão, mas os mais recomendados são os brancos, por terem menos gordura, e o de cabra, especialmente, por ter uma boa concentração do nutriente.
4. Ovos
Uma boa fonte de proteínas e vitaminas importantes para a recuperação do organismo, eles se destacam pela versatilidade e praticidade no preparo. Ovos cozidos ou mexidos são ótimas pedidas.
5. Batata-doce
Carboidratos são essenciais para fornecer a energia de que as mães precisam no pós-parto e a batata-doce é uma ótima fonte. Além de ter uma vida útil para consumo mais longa do que a de outros vegetais, o que é uma vantagem em meio ao caos da rotina, essa raiz é rica em Vitamina A, que auxilia o sistema imunológico e é transmitida ao bebê através do leite materno.
6. Carne vermelha
Durante o parto, tanto normal quanto cesárea, há perda sanguínea e, por isso, é importante consumir alimentos ricos em ferro no puerpério. Uma das principais fontes do mineral, a carne vermelha ajuda a repor o estoque do nutriente. Feijão e verduras de tom verde escuro, como o espinafre, também são boas opções. A dica é consumir logo em seguida um alimento rico em vitamina C, como a laranja, que aumenta a absorção do nutriente.
7. Abacate
Repleto de fibras e gorduras boas, essa fruta é uma ótima opção de lanche ou sobremesa no pós-parto. A gordura do abacate contribui para a absorção de vitaminas que são solúveis ao entrar em contato com ela.
8. Salmão
Rico em ômega-3, alguns estudos preliminares apontam que o consumo do peixe pode reduzir o risco de depressão materna, pois o nutriente contribuiria para um melhor funcionamento do sistema neurológico.
9. Aveia
Por causa de mudanças hormonais no pós-parto, a constipação é comum no período e, por isso, vale aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra como aveia e frutas, que ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Fontes: Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein e Natacha Martin, nutricionista da Clínica Nutricilla. Nutricionista clínica e materno infantil.
Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/04/9-alimentos-poderosos-para-o-pos-parto.html
grávida geladeira (Foto: ThinkStock)
Planejar as refeições ajuda a organizar a rotina no pós-parto
Fazer compra mensal e deixar a despensa cheia, ter lanchinhos saudáveis e alimentos congelados podem ajudar a vida da família, depois que o bebê chegar. Veja outras dicas
Alimentar-se bem no pós-parto é fundamental para a sua saúde e a do bebê. Por isso, além de contar com uma rede de apoio para ajudar você no preparo das refeições, organize o que puder antes do parto e facilite a rotina depois.
Despensa cheia
Pense a longo prazo e faça uma lista com itens que você pode precisar no mês seguinte ao nascimento do bebê. Organize produtos por categorias (limpeza, grãos, farináceos), assim você não esquece de nada. Aproveite a facilidade das compras online.
Congelados
Eles serão seus aliados nas primeiras semanas com o bebê em casa. Legumes, pães, grãos e carnes podem ser guardados por até três meses e ajudam a economizar tempo na hora de preparar as refeições. Armazene tudo em vasilhas de vidro ou potes e sacos plásticos livres de BPA.
Preparos espertos
Faça um planejamento e cozinhe um pouco por semana. Deixe tudo separado em pequenas porções, prontas para servir. Pense em ingredientes versáteis, que permitam combinações diferentes, como a carne moída, que pode ser refogada com legumes e virar um molho à bolonhesa.
Receitas práticas
Ao planejar o cardápio da semana, dê preferência aos pratos que têm preparos fáceis, levam poucos ingredientes – sempre nutritivos – e não deixam muita louça suja. Risotos, escondidinhos, omeletes e sopas são bons exemplos. Além das saladas, claro!
Snacks saudáveis
Entre uma mamada e outra, nem sempre você terá as duas mãos livres para comer. Frutas e iogurtes, por exemplo, são uma boa alternativa para pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, evita que você fique com o estômago vazio.
Peça ajuda!
No puerpério, todo auxílio é bem-vindo. Mesmo que não tenha alguém para dar suporte durante todo o dia, não tenha medo de “terceirizar” algumas tarefas, como a ida a um hortifrúti, açougue ou o que for.
Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2021/04/planejar-refeicoes-ajuda-organizar-rotina-no-pos-parto.html
Comentários
Postar um comentário