O amido de milho está entre as principais farinhas sem glúten (Foto: Elisa Correa / Editora Globo
Amido de milho: benefícios, dieta celíaca e receitas com o ingrediente
Super versátil, o amido de milho pode ser usado em massas, bolos e tortas como substituto da farinha de trigo
O amido de milho ganhou destaque nos últimos anos em dietas celíacas, como um substituto da farinha de trigo em receitas. “Porém, geralmente, ele precisa ser combinado a outras farinhas, como a de arroz, para que a preparação fique com a textura adequada”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. O ingrediente também apresenta resultados satisfatório em paciente com alteração no metabolismo de carboidratos, como nas glicogenoses.
Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético. “Algumas pessoas podem perceber piora no trânsito intestinal quando em excesso”, afirma Renata.
Confira abaixo algumas receitas com amido de milho (para ver o preparo completo, basta clicar na foto ou no título do prato):
1. Massa sem glúten para fazer torta de liquidificador
Uma torta salgada é ótima para servir de acompanhamento no almoço ou para acabar com a fominha no meio da tarde. A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, possui uma receita de massa básica, ideal para quem tem doença celíaca ou busca reduzir o glúten da dieta.
2. Torta de limão perfeita para o final de semana
A torta de limão é uma sobremesa para ninguém botar defeito. Na receita da chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto, a massa leva apenas três ingredientes e o recheio azedinho é complementado pela cobertura. Leva de 1 a 2 horas de preparo e rende oito porções.
3. Massa básica para panqueca sem glúten
Recheada com carnes ou legumes, a panqueca é sempre uma boa opção rápida e gostosa para o almoço ou jantar. Para quem não pode consumir glúten, a especialista em nutrição do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina uma receita de massa de panqueca que não possui farinha de trigo.
4. Guioza de asa de frango com molho de pimenta
O guioza, também chamado de dumpling, é um popular bolinho salgado chinês, que pode ser rechado com legumes, cogumelos e carnes. O chef Victor Wong, do restaurante Panda Ya!, criou uma receita com recheio de chicken buffalo wings: asinhas de frango temperadas com sriracha. O tempo de preparo é de 4 horas e o rendimento é de 20 a 30 porções.
Queridinho do almoço em família, o pavê é uma sobremesa versátil, que permite os mais variados sabores. A marca Renata sugere o preparo da receita com pêssego em calda e biscoito maria.
6. Receita fácil de pão integral sem glúten
Comer um pãozinho pela manhã é tudo de bom! Para quem pode consumir glúten, seja por opção, seja por questão de saúde, há como fazer um pão integral caseiro, que não leva farinha de trigo. A receita é de Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
7. Torta cremosa de geleia de morango
Com mais tempo disponível na quarentena, a confeitaria tem ganho espaço dentro das residências. Para fugir do brownie e dos bolos, que tal apostar em uma legítima torta americana? A sugestão da Sacciali leva um recheio cremoso de geleia de morango.
8. Torta mousse de café com calda de chocolate
Se você está procurando uma sobremesa gostosa para o almoço em família, prepare essa torta mousse de café. O doce leva calda de chocolate, bolachas e uma massa bem gostosa. A receita da Adria rende 15 porções e demora 45 minutos de preparo (fora o tempo de geladeira).
9. Quiche Lorraine, que leva ovos, bacon e queijo
Quer se aventurar na cozinha com uma receita para o lanche da tarde ou como acompanhamento de uma refeição? Então a receita de quiche lorraine, sugerida pelo chef Jean-Christophe Burlaud, do hotel Pullman Ibirapuera, pode ser uma boa pedida. A textura macia da massa e o recheio saboroso, com ovos, bacon e queijo, são a combinação perfeita para compartilhar com a família em fatias feitas com carinho.
10. Waffle para adoçar o café da manhã ou lanche da tarde
Bateu aquela vontade de comer um doce? A Gelateria Contemporânea Da Pá Virada nos enviou a receita de waffle com doce de leite da chef Léia Martins. O prato é fácil de fazer, rende três unidades e o tempo de preparo é de apenas 20 minutos.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2020/09/amido-de-milho-beneficios-dieta-celiaca-e-receitas-com-o-ingrediente.html
Comentários
Postar um comentário